
Postado originalmente por
fassis
Sou médico e não engenheiro, mas penso exatamente o contrário: se for usar pneus de tamanhos diferentes, melhor NÃO usar no eixo de tração.
Vamos analisar:
- Com pneus de mesma medida no eixo de tração, 50% do torque é repartido entre cada lado quando se anda em linha reta. Em curvas, a tração é enviada 100% para o lado que estiver girando mais rápido, pela ação do diferencial. De regra geral, não se usa muita potência em curva, por exemplo ao virar uma esquina ou outra situação, já que curvas exigem velocidades menores do que retas. Em resumo, na maior parte do tempo você está dirigindo em linha reta e com o torque repartido 50% entre cada lado
- Se você coloca pneus de medidas diferentes no eixo de tração, o lado que tiver o pneu menor girará mais rápido e TODO torque será enviado para este lado em quase 100% do tempo. Isso pode sobrecarregá-lo e gerar problemas. Se acelerar forte para uma ultrapassagem, o esforço estará 100% em um único lado, ao invés de 50% em cada um dos lados. Em trilhas, as quebras geralmente ocorrem em situações onde um dos eixos (que tem melhor tração) é sobrecarregado.
- Só com isso já se justifica usar pneus com tamanho desigual no eixo que não tem tração. Se está em 4x2 e na frente tem roda livre, bote os pneus de tamanho diferentes na frente, que a roda livre vai estar atuando.
- Para complicar mais, a maioria dos eixos traseiros de picapes e outros 4x4 tem bloqueio LSD, que ficará o tempo todo sendo exigido, podendo queimar os discos de atrito, se usar pneus de medidas diferentes no eixo traseiro
- Mesmo os veículos 4x4 fulltime, como SW4 e outros, possuem bloqueio LSD no eixo traseiro e não no dianteiro. Então melhor deixar pneus de medidas diferentes no dianteiro. Nesse caso o diferencial central torsen compensa e se usar no traseiro, tanto o diferencial central torsen, quanto o diferencial traseiro LSD serão mais exigidos. De todo jeito o torsen estará sendo exigido, mas se os pneus de medida diferente estiverem no traseiro, também o bloqueio LSD será mais exigido.