x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Agradecimentos: 2

Estepe tamanho diferente

Boa tarde a todos!

Não encontrei em outro tópico e por isso abri esse porque estou com essa dúvida.

É comum colocarmos pneus maiores em nossas viaturas. Em breve farei isso na minha Explorer, trocando seus ridículos 235/75 15 por outros maiores. No entanto, também vejo que é comum muitos deixarem o estepe com a medida original. Sei que o IDEAL seria a troca dos 5 pneus. Mas a minha pergunta é: em se deixando o estepe do tamanho original (menor), se ele precisar ser usado, quais os cuidados que eu deva tomar neste caso?

Como disse, sei que o ideal seria a troca dos 5 pneus. Mas aí esbarraríamos em outra questão : e se eu troco os 5 e nunca precisar do estepe, dentro de 5 anos terei jogado $ fora, pois ele atingirá a sua validade novo ainda . É o meu caso: meu estepe é ORIGINAL (fabricado em 1997), porém está NOVO, nunca foi usado!

[]s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Agradecimentos: 0
    Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo ... o problema com o estepe do seu é o mesmo que eu tenho , já passou a validade ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Agradecimentos: 24
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo
    X2

Usar no mesmo eixo desde que não tenha bloqueio não tem problema, pois o diferencial vai compensar.
    Se a diferença de tamanho for pequena e o terreno estiver liso até da para usar com o bloqueio e o 4x4 ligados, pois o barro vai escorregar e compensar o giro desigual das rodas. Mas só recomendaria isso se for necessário sair de alguma encrenca, trechos pequenos.
    Mas em terreno seco e com muito atrito se estiver tudo ligado vai forcar o conjunto e podem ocorrer quebras imediatas.

No meu esta diferente e nunca precisei usar o estepe, mas se precisar será para rodar apenas até o borracheiro e com o bloqueio desligado.

[]'s

Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Agradecimentos: 24
    Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo
    X2

Usar no mesmo eixo desde que não tenha bloqueio não tem problema, pois o diferencial vai compensar.
    Se a diferença de tamanho for pequena e o terreno estiver liso até da para usar com o bloqueio e o 4x4 ligados, pois o barro vai escorregar e compensar o giro desigual das rodas. Mas só recomendaria isso se for necessário sair de alguma encrenca, trechos pequenos.
    Mas em terreno seco e com muito atrito se estiver tudo ligado vai forcar o conjunto e podem ocorrer quebras imediatas.

No meu esta diferente e nunca precisei usar o estepe, mas se precisar será para rodar apenas até o borracheiro e com o bloqueio desligado.

[]'s

Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimento: 1
    Ou você pode fazer o rodízio com os 5 pneus. Eu faço isso com meus Mud a cada 5000km.

No Jimny o esquema para o rodízio é assim
    Antes:
    DE-DD
    | --|
    TE-TD
    ES

Depois
    TD-ES
    |-- |
    DE-DD
    TE

DD - Dianteiro Direito
    DE - Dianteiro Esquerdo
    TD - Traseiro Direito
    TE - Traseiro Esquerdo
    ES - Estepe.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

Suzuki Samurai 93 - Tijolo

Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post
    Ou você pode fazer o rodízio com os 5 pneus. Eu faço isso com meus Mud a cada 5000km.

No Jimny o esquema para o rodízio é assim
    Antes:
    DE-DD
    | --|
    TE-TD
    ES

Depois
    TD-ES
    |-- |
    DE-DD
    TE

DD - Dianteiro Direito
    DE - Dianteiro Esquerdo
    TD - Traseiro Direito
    TE - Traseiro Esquerdo
    ES - Estepe.
    É... esse deve ser o jeito mais seguro, apesar de mais caro (toda vez tem que trocar o cinco pneus).

Mas mesmo assim sai mais barato que uma troca de diferencial.

E não querendo abusar da boa vontade dos foristas, em se mantendo o mesmo tamanho nos 5 pneus e fazendo o rodízio como indicado acima, posso deixar o estepe com um desenho diferente, de uma outra marca talvez? Qdo o estepe fosse rodar o que iria alterar, sendo do mesmo tamanho porém marca/desenho diferentes?

[]s
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Quando se muda marca e/OU modelo de pneus o grip tb muda, pois muda a qualidade da borracha [mais dura, mais mole, sulcos maiores ou menores, etc..]. Isso, numa freada de emergencia por exemplo, pode fazer a diferença entre manter e perder o controle da viatura.
    Agora se for somente pra uso offroad não tem problema.

Atentem pra esse problema TAMBÉM no caso de andar com pneus de tamanhos diferentes em qualquer eixo durante situações perigosas como chuva, tempestade, estrada escorregadia, etc. Mesmo com o diferencial trabalhando, a força necessária para girar um pneu maior é diferente de um pneu menor, se a diferença for muito grande, vc pode ficar patinanto sem sair do lugar.
    4X4 Brasil
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Não tem problema usar por pouco tempo tamanhos diferentes , melhor usar no eixo de tração pq o diferencial já vai estar trabalhando mesmo ... o problema com o estepe do seu é o mesmo que eu tenho , já passou a validade ...
    Sou médico e não engenheiro, mas penso exatamente o contrário: se for usar pneus de tamanhos diferentes, melhor NÃO usar no eixo de tração.
    Vamos analisar:
    - Com pneus de mesma medida no eixo de tração, 50% do torque é repartido entre cada lado quando se anda em linha reta. Em curvas, a tração é enviada 100% para o lado que estiver girando mais rápido, pela ação do diferencial. De regra geral, não se usa muita potência em curva, por exemplo ao virar uma esquina ou outra situação, já que curvas exigem velocidades menores do que retas. Em resumo, na maior parte do tempo você está dirigindo em linha reta e com o torque repartido 50% entre cada lado
    - Se você coloca pneus de medidas diferentes no eixo de tração, o lado que tiver o pneu menor girará mais rápido e TODO torque será enviado para este lado em quase 100% do tempo. Isso pode sobrecarregá-lo e gerar problemas. Se acelerar forte para uma ultrapassagem, o esforço estará 100% em um único lado, ao invés de 50% em cada um dos lados. Em trilhas, as quebras geralmente ocorrem em situações onde um dos eixos (que tem melhor tração) é sobrecarregado.
    - Só com isso já se justifica usar pneus com tamanho desigual no eixo que não tem tração. Se está em 4x2 e na frente tem roda livre, bote os pneus de tamanho diferentes na frente, que a roda livre vai estar atuando.
    - Para complicar mais, a maioria dos eixos traseiros de picapes e outros 4x4 tem bloqueio LSD, que ficará o tempo todo sendo exigido, podendo queimar os discos de atrito, se usar pneus de medidas diferentes no eixo traseiro
    - Mesmo os veículos 4x4 fulltime, como SW4 e outros, possuem bloqueio LSD no eixo traseiro e não no dianteiro. Então melhor deixar pneus de medidas diferentes no dianteiro. Nesse caso o diferencial central torsen compensa e se usar no traseiro, tanto o diferencial central torsen, quanto o diferencial traseiro LSD serão mais exigidos. De todo jeito o torsen estará sendo exigido, mas se os pneus de medida diferente estiverem no traseiro, também o bloqueio LSD será mais exigido.

Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    É... esse deve ser o jeito mais seguro, apesar de mais caro (toda vez tem que trocar o cinco pneus).

Mas mesmo assim sai mais barato que uma troca de diferencial.

E não querendo abusar da boa vontade dos foristas, em se mantendo o mesmo tamanho nos 5 pneus e fazendo o rodízio como indicado acima, posso deixar o estepe com um desenho diferente, de uma outra marca talvez? Qdo o estepe fosse rodar o que iria alterar, sendo do mesmo tamanho porém marca/desenho diferentes?

[]s
    Mais seguro sem dúvida, agora mais caro não acredito que seja, por que a cada 4x todos os pneus terão 1 rodízio a menos.
    além de ter o desgaste por igual, entre os 5 pneus. então você divide os pneus rodam 20% menos do que usar somente 4, e essa economia deve refletir em KM.

Eu não tenho ainda base comparativa para dizer se isso também aumenta ou não a longevidade do pneu por que eu só tenho 8.000 km rodados, mas meus muds ainda estão com cara de novos. Mas o Jimny tb é leve e come menos pneu...
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

Suzuki Samurai 93 - Tijolo

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Concordo com o Doutor , por isso coloquei - usar por pouco tempo ... - se tiver bloqueio 75% na tras. não é aconselhavel , mas eu garanto que qdo começar a andar com pneus diferentes na diant. ( s/ tração ) vai ficar dificil dirigir e vai acabar passando pra tras. mesmo que for comer os disquinhos de bloqueio ... se for tração nas 4 , complica um pouco mais , ja tive que andar um bom trecho de terra batida com Niva com pneus diferentes e tanto fazia na frente ou atras ficava dificil dirigir ... mas como regra geral vale deixar o pneu de tamanho diferente no eixo de tração pq o diferencial vai compensar ... pelo tempo de chegar num borracheiro ...

Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    Sou médico e não engenheiro, mas penso exatamente o contrário: se for usar pneus de tamanhos diferentes, melhor NÃO usar no eixo de tração.
    Vamos analisar:
    - Com pneus de mesma medida no eixo de tração, 50% do torque é repartido entre cada lado quando se anda em linha reta. Em curvas, a tração é enviada 100% para o lado que estiver girando mais rápido, pela ação do diferencial. De regra geral, não se usa muita potência em curva, por exemplo ao virar uma esquina ou outra situação, já que curvas exigem velocidades menores do que retas. Em resumo, na maior parte do tempo você está dirigindo em linha reta e com o torque repartido 50% entre cada lado
    - Se você coloca pneus de medidas diferentes no eixo de tração, o lado que tiver o pneu menor girará mais rápido e TODO torque será enviado para este lado em quase 100% do tempo. Isso pode sobrecarregá-lo e gerar problemas. Se acelerar forte para uma ultrapassagem, o esforço estará 100% em um único lado, ao invés de 50% em cada um dos lados. Em trilhas, as quebras geralmente ocorrem em situações onde um dos eixos (que tem melhor tração) é sobrecarregado.
    - Só com isso já se justifica usar pneus com tamanho desigual no eixo que não tem tração. Se está em 4x2 e na frente tem roda livre, bote os pneus de tamanho diferentes na frente, que a roda livre vai estar atuando.
    - Para complicar mais, a maioria dos eixos traseiros de picapes e outros 4x4 tem bloqueio LSD, que ficará o tempo todo sendo exigido, podendo queimar os discos de atrito, se usar pneus de medidas diferentes no eixo traseiro
    - Mesmo os veículos 4x4 fulltime, como SW4 e outros, possuem bloqueio LSD no eixo traseiro e não no dianteiro. Então melhor deixar pneus de medidas diferentes no dianteiro. Nesse caso o diferencial central torsen compensa e se usar no traseiro, tanto o diferencial central torsen, quanto o diferencial traseiro LSD serão mais exigidos. De todo jeito o torsen estará sendo exigido, mas se os pneus de medida diferente estiverem no traseiro, também o bloqueio LSD será mais exigido.
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    A única ressalva que faço nas ponderações do Dr. é que o uso de pneus diferentes na dianteira pode comprometer a segurança numa frenagem de emergência.
    De qualquer forma, toda essa discussão é meramente filosófica, pois tratando-se de estepe ele vai acabar atuando no lugar daquele de furar (dianteiro ou traseiro) somente para pequenos deslocamentos em baixa velocidade até o borracheiro. Exceto se estiver no meio de uma expedição onde não há civilização nos próximos 50km, tipo Canastra, Jalapão... etc. Nesse caso vale à pena escolher onde vai colocar o estepe, independente de qual pneu furou.
    O ideal mesmo é ter 5 pneus iguais, pois além de fazer rodízio, haverá reposição imediata no caso de danificar de forma permanente um dos 4 pneus rodantes, coisa comum de acontecer em trilhas.
    Outro fator a considerar é que muitas vezes um pneu maior não cabe no lugar destinado ao estepe.

Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    Vamos analisar:

Usuário Avatar de Leco1974
    Entrada
    06/07/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Eu tive essa experiência na primeira trilha. Rodavam 4 BF MUD 33 Novos e de estepe um 600x16, a largura é bem diferente, mas a altura não. Nunca imaginei que arrancaria o ventil na primeira trilha, mas aconteceu. Usei o estepinho de M%rda, o bloqueio de diferencial teve que ser desligado, o jeep ficou péssimo, dançava mais que put@ bêbad@. Resultado: pus estepe da mesma medida dos que rodam, interessante, nunca usei ele.........vai entender, mas casualidade é isso! Muitos tem estepe menor, mas por conveniência de acomodação/transporte dele e não por que seja melhor ou a mesma coisa e acho que a maioria dos que o usou notou "pioria". Flw

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Estepe com medida diferente
      Por netuno no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/08/2013, 15:00
    2. Engesa Diferente
      Por Gustavo Luis no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 39
      Última resposta: 07/11/2010, 09:51
    3. Proteja seu Estepe- Use Caboseg (anti furto para estepe)
      Por Lucio Ferreira no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 24/01/2008, 13:03
    4. Respostas: 11
      Última resposta: 08/12/2006, 21:13
    5. Estepe diferente do Pneu que está rodando
      Por andrecneto no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 6
      Última resposta: 02/05/2005, 23:01

Permissões de Postagem