...,se não me engano o Sandro Tanuri disse que usava ou viu quem usasse o extintor de CO2 e sem o compressor, enchia no posto de gasolina.
Hoje uso um cilindro de CO2 para aplicação industrial pois ele tem um registro (valvula) que me permite controlar a pressão de saida.
Quando preciso encher levo a uma loja de extintores e me cobram R$ 20,00. Uso um engate rapido depois da valvula e uma mangueira curta ate um conector que enrosca no bico.
O CO2 em contato com o ar expande varias vezes o seu volume ate uma pressão entre 800 e 900 psi. Desta forma enquanto houver poucos gramas de liquido dentro do cilindro a pressão de saida será entre 800 e 900 psi o que exige mangueira de alta pressão e uma boa conexão com o bico da roda.
Cada pneu 35 " usa 300g de CO2 para encher de 10 a 25 psi. A vantagem de usar CO2 ao inves de ar comprimido e que o CO2 mantem pressão de saida constante ate o final do cilindro alem de que uso um pescador no cilindro para que o CO2 ainda liquido vá para o pneu e expanda la dentro o que leva aproximadamente 8 seg. para encher de 10 a 25 psi um pneu 35".
Aprendi sobre este sistema com um amigo mais velho que me disse que algumas motocicletas antigas vinham com um pequeno cilindro de CO2 para emergências e ele carrega o dele ate hoje no seu carro.
Quem quiser mais informações sobre este sistema pode ver em www.powertank.com, o sistema deles alem de bem mais caro que o meu conta com regulador e manômetros para indicar a pressão de saida e a do cilindro.
Sobre os compressores de ar condicionado ouvi dizer que eles não tem lubrificação propria então iriam quebrar sem o gas que contem lubrificante, nos EUA algumas empresas vendem kit de compressor York mas este tem um carter com oleo e trabalha em pe.
Abraços,