Sobre os pneus/rodas: Não tem jeito, NÃO da pra legalizar. Pelas normas vigentes no momento, não e permitido aumentar as bitolas dos eixos ( rodas/pneus pra fora dos paralamas, offset diferente das rodas originais, espaçadores etc... ), não e permitido alargar paralamas ( alargadores de paralamas ), aumentar diametro externo do conjunto pneu e roda, usar pneus pra fora dos paralamas etc etc.
O que acontece e o seguinte: Ha lugares em que tanto policiais quanto o pessoal do inmetro e dos CRVA's desconhecem algumas das normas ( incrivel nao? pois e... ) e ai algumas coisas passam. Em outros casos, os despachantes dão um "jeitinho" e conseguem facilitar algumas coisas.
Varia muito de cidade pra cidade, então recomendo que se não deu na sua, parta pra outras.
O modo mais facil e barato e por um jogo de pneus e rodas nas medidas originais, legalizar a altura da suspensão ( mesmo que errada, pois com seu jogo de pneus a altura vai ser outra ) e voltar aos seus pneus e rodas. Se um dia a policia te parar e falar algo sobre teu conjunto, de uma de bobo e diz que não sabe de nada, fez inmetro e boa ( seja muito educado, paciente e "burro"). A maioria não sabe que pneus maiores e alargadores de paralama não pode. Vc andando certinho sem chamar tanta atenção e não estando com os pneus muito pra fora ( use alargadores razoavelmente de tamanho suficiente ) eles não te param nao.
Lembrando que isso e uma opinião minha baseada nos 4x4 que ja tive todos beeeem altos, pneus "grandes" e pra fora etc e tal somado a alguns conhecimentos de legislação que tenho, e conhecidos que trabalham com isso. E claro, varias experiências minhas com isso. O maior problema mesmo e na hora da vistoria ( compra e venda por exemplo ). Mas nesse pais, tudo se da um jeito, infelizmente tem de ser assim.
Boa sorte, abraço.