Postado originalmente por
fassis
Cara, achei ótimas as opções que você citou. Certamente são desenhos bem interessantes para tração em lama. Também vou comprar pneus aro 16, nesta medida (ou talvez 265/75/16 - que vão ficar nas 33" recapados), já que os 285/75-16 devem beirar as 34 polegadas quando recapados. Já tive experiência com o papa-barro da geninho. Achei muito bom, duráveis, funcinam muito bem na lama. Uso eles em um baja, há uns 5 anos e não tive problemas. O baja só ficou quando a altura não ajudou (embarrigou). Agora vou montar um 4x4 e quero pneus mais agressivos.
Uma vantagem que vejo no pneus da geninho é que são preços convidativos. Essa medida que citei (265/75/16) fica na faixa de R$ 400-420 a vista. Para uso predominantemente em lama, trilha mais pesada, acho que o desenho SEM FRONTIERA seja o melhor, sem falar que é muito bonito. Ele tem gomos bem espaçados, desenho direcional, cravos laterais. Acho que eu só não vou optar por estes pneus, pois tenho que deslocar muito em asfalto e ele deve trotar bastante, como me falou a vendedora da geninho. Outro problema que vejo nos sem frontiera, é que não devem frear muito bem e não vai tracionar bem de marcha a ré. A opção que tava pensando é o SEM LIMITES. A vantagem que vejo é que não deve "trotar" muito no deslocamento, por conta da fileira central de gomos (o que ajuda também a não escorregar para os lados e direcionar melhor o eixo dianteiro). Gomos são bem espaçados, não é direcional, tracionando bem de ré. Desvantagem que vejo é que acho ele um desenho feio do ponto de vista estético. Um colega no forum também criticou ele nas frenagens, dizendo que vibra e não é muito estável. Esse mesmo forista elogiou o genius LODO nesse quesito. O Lodo deve tracionar muito bem em lama. Não sei se vibra no asfalto. Já vi um relato de uma xterra na transmazônica dizendo que ganhou apelido de bailarina porque ele escorregava muito para os lados e ela ficava dançando. Também acho os gomos dele um pouco próximos em relação ao frontiera e ao sem limites. não deve limpar tão bem quanto os outros.
Descobri recentemente os cri cri pneus. Achei bonito demais o desenho dourados fest, sensacional. Não me parece que ele trota muito pelo desenho que tem. É direcional. Nâo parece tão agressivo quanto os outros, mas acho que seja bem equlibrado para meu uso. Só que cobram meio caro por eles, 650 mangos. Mas quero negociar, pois acho que vou acabar ficando com eles pela beleza e equilíbrio, para meu uso.
Se seu uso for só na trilha, com lama, recomendaria o sem frontiera.