x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de V8
    Entrada
    22/12/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    306
    Agradecimento: 1

    Diesel X Cambio automático




    Alguem sabe me dizer se é possivel adaptar um motor MWM 4.2 Diesel em uma silverado que tinha o motor original V8 Gasolina mantendo-se o Cambio automático???

    Se for possível, poderiam me explicar como podem ser feitas as adaptações? O que vai ser necessário?

    Um abraço, Flavio

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    É possível. O que tem que ser estudado é o acoplamento do motor na caixa e do conversor de torque no volante do motor. Melhor ainda pois o v8 original tem quase a mesma rotação de trabalho que o MWM 4.2, porém o foot down deve ser estudado e regulado para evitar reduções de marcha fora da capacidade de giro do motor, que no MWM é menor.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de V8
    Entrada
    22/12/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    306
    Agradecimento: 1
    Obrigado Edintruder...

    Boa noticia essa possibilidade da adaptação... e obrigado pelas dicas...

    Será que eh complicado essa regulagem do footdown?

    Um abraço,
    Flavio
    L200 Triton HPE 2015 - TORA
    DEFENDER 110 - 2000 - HULK - No estaleiro!
    EX - RANGER CD 3.0 TD 4x4 2010 - SILVER BULLET * EX - ENGESA DIESEL S4T

  • #4
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder
    O que tem que ser estudado é o acoplamento do motor na caixa e do conversor de torque no volante do motor.
    Sorry Edintruder. Acho que é um pouco mais complicado do que o simples acoplamento do motor na carcaça do conversor. Esta é somente a parte de instalação. Tem a parte de funcionamento, dinâmica.
    Via de regra as relações de marchas não são equivalentes. Toda motorização diesel utiliza relações mais curtas nas marchas baixas, e relações mais longas nas marchas mais altas, do que uma motorização equivalente a gasolina. Como exemplo pode comparar as relações da Ranger diesel x gasolina, S10 diesel x gasolina. Assim, no caso apresentado pelo Flávio, provavelmente o conversor de torque vai ficar patinando um montão na arrancada (mais que um projeto equilibrado) para conpensar a falta de redução nas marchas mais baixas. Quando chegar nas marchas mais altas o motor vai ficar em giro elevado não dando desempenho devido ao veículo. Vai ficar amarradão.
    Flávio V8, aconselho você a estudar cuidadosamente as relações de marcha do conversor, e verificar se são compatíveis com a relação de marcha de um câmbio anteriormente aplicado á uma motorização que se utilize de MWM 4.2 (acho que é o da F250, né?).
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    provavelmente o conversor de torque vai ficar patinando um montão na arrancada
    Sorry Luca. O conversor de torque patinará como em qualquer situação. Quando o motor atingir a rpm necessária para "endurecer" o conversor, as rodas passarão a patinar tanto em motor Diesel ou Gasolina, o que estamos referindo é uma caixa original de motor V8 onde a rpm de lenta é idêntica a um Diesel e a rpm de potência máxima é atingida perto do giro de corte da bomba injetora de um motor diesel. O que pode-se fazer é colocar um diferencial mais reduzido caso a primeira fique sem força como esperado. Já foi feito em Pelotas onde eu vi um Landau automático rodando com um Perquins e um serviço equivalente foi relatado aqui no fórum no ano passado.
    Só para esclarecer, o único atrito existente no conversor de torque é o retentor do óleo, portanto desgaste zero em caso de patinadas. O único senão é o consumo de combustível que aumenta nessa situação.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de V8
    Entrada
    22/12/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    306
    Agradecimento: 1
    Obrigado Amigos... Vou atentar para esses detalhes...

    Voces tem alguma sugestão do lugar que eu devo procurar pra fazer essas adaptaçoes mantendo o cambio automático?

    O MWM 4.2 eh o das F250 e das Silverados nacionais tambem...

    Um abraço,
    Flavio
    L200 Triton HPE 2015 - TORA
    DEFENDER 110 - 2000 - HULK - No estaleiro!
    EX - RANGER CD 3.0 TD 4x4 2010 - SILVER BULLET * EX - ENGESA DIESEL S4T

  • #7
    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Sorry Luca. O conversor de torque patinará como em qualquer situação. Quando o motor atingir a rpm necessária para "endurecer" o conversor, as rodas passarão a patinar tanto em motor Diesel ou Gasolina, o que estamos referindo é uma caixa original de motor V8 onde a rpm de lenta é idêntica a um Diesel e a rpm de potência máxima é atingida perto do giro de corte da bomba injetora de um motor diesel. O que pode-se fazer é colocar um diferencial mais reduzido caso a primeira fique sem força como esperado. Já foi feito em Pelotas onde eu vi um Landau automático rodando com um Perquins e um serviço equivalente foi relatado aqui no fórum no ano passado.
    Só para esclarecer, o único atrito existente no conversor de torque é o retentor do óleo, portanto desgaste zero em caso de patinadas. O único senão é o consumo de combustível que aumenta nessa situação.
    Tem que atentar que não é somente o problema do conversor.
    Todo o resto da transmissão como as valvulas são preparadas para a curva de torque do motor original.
    Assim outras coisas para considerar para fazer direito.

  • #8
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    47
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    Outros detalhes a serem levados em consideração:
    O cambio tem gerênciamento eletrônico? (se sim, ele é gerenciado pelo módulo do motor original?)
    O cambio utiliza a leitura de vácuo no sistema de admisão do motor p/ a troca de marchas? (os motores diesel não possuem vácuo no sistema de admisão)

    Impossível não é...mas tem um monte de detalhes a serem estudados com atenção!

    O ideal seria consultar alguma oficina ou alguem que tenha bastante experiência na área.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #9
    Usuário Avatar de V8
    Entrada
    22/12/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    306
    Agradecimento: 1
    Obrigado pelas dicas Amigos...

    Voces sugerem alguma oficina em que eu possa fazer a conversão?

    Um abraço,
    Flavio
    L200 Triton HPE 2015 - TORA
    DEFENDER 110 - 2000 - HULK - No estaleiro!
    EX - RANGER CD 3.0 TD 4x4 2010 - SILVER BULLET * EX - ENGESA DIESEL S4T

  • #10
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Flavio

    Há algumas informações certas, outras erradas: não vem ao caso dizer quais são.

    Não há qualquer problema entre motores a diesel e caixas automáticas: todas elas têm regulagem para combinar curva de torque e troca de marchas. Regulagens simples ou dificeis. Na minha Dodge Ram é um simples parafuso. A minha está regulada para meu jeito de dirigir: poderia ser para outro.

    Primeira coisa a saber (eu não conheço a sua): qual é a caixa automática que você tem?

    Eriksom

  • #11
    Bom aproveitando o tópico...

    Gostaria de saber se dá para adaptar um câmbio 3m automático do landau em um motor
    4.1 mpfi injetado ???

    Vlw ae

  • #12
    Usuário
    Entrada
    24/07/2018
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Pode ser feito o mesmo em câmbio automático analógico de Ford Explorer 92

    Quero manter o mesmo câmbio automático em uma Explorer 92 4x2 automática analógico 4ald quero saber se não é preciso ter um sensor de posição do pedal do acelerador e do sensor de rotação?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade