Postado originalmente por
PauloLimited
Tive uma L200 Sport por anos, rodei 170 mil km com ela, até vender. Comecei a fazer essa mistura aos 80 ou 90 mil km, num lembro e foi assim até vender. Colocava 1l de querosene mais 0,5l de óleo por tanque. 2t, 15w40, óleo de direção hidráulica, e as vezes óleo de motor a gasolina, mas 99% das vezes era 15w40 mesmo.
Sobre o querosene: no frio o motor pega melhor, era super leve a partida e soltava quase nada de fumaça branca. Na L200 tem vela aquecedora, no frio somente com 2 funcionando, a partida era pesada e as vezes tinha que girar a chave mais de uma vez e quando pegava soltava muita fumaça branca. Com o uso do querosene, pegava fácil, mesmo só com 2 velas.
Sobre o óleo: ai pra mim é difícil de avaliar, pois nunca abri o motor, mas o mecânico que eu levava a L200, que foi por anos meca da css e saiu pra montar uma oficina própria e era tido como o melhor meca de MIT da cidade, sempre falou que a BI e os bicos da minha camionete estavam sempre em boas condições comparado aos KM dela. Mas sei lá como que esse cara avaliava isso hehehe. Mas o castanhar do motor sumiu, tinha somente quando frio, era chegar na temperatura de funcionamento que ele ficava liso.
Sobre andar mais ou consumir menos, de inicio achei que ficou melhor, mas era muito muleque na época, ficava encantado por qualquer coisa, com o passar do tempo vi que era o pé mesmo que mandava nisso.
No trator, que é BI, quando eu estou na hora que abastecimento dele, sempre coloco 0,5l de óleo, Lubrax 15w40, que é o que sempre uso nele, por ser o mais barato que acha no mercado.