Câmbio automático é muito simples de se adaptar e tirar melhor proveito. Mas é com a prática que vc pegará o jeito.
O overdrive é acionado automaticamente quando o câmbio já se encontra na última marcha e velocidade constante. Para obter esse acionamento, é preciso manter o acelerador imóvel.
Se vc reparou bem, quando temos o overdrive sinalizado no painel, ele diz: 'OD OFF', ou seja, estando com essa luz acesa, o overdrive está desativado. Para uso na cidade ou estrada, devemos manter o OD acionado, para melhor proveito do câmbio e menor consumo de combustível. Não sei dizer qual a vantagem e desativar o OD na trilha, mas logo alguém aparece para lhe esclarecer.
Ao arrancar com o carro, lembrar que não se trata de um veículo esportivo (apesar da sugestão do nome SUV). Evite arrancas fortes constantes.
Ao perceber que a marcha foi trocada para mais velocidade, dê uma leve aliviada com o acelerador.
Se durante uma aceleração, o carro estiver com giro alto e a marcha não é trocada, alivie o acelerador e retome numa posição mais branda.
Em manobras acionando o 'D' e 'ré', aguarde o carro parar o movimento para a troca da marcha.
Nunca use banguela com câmbio automático, ou seja, não acione a posição 'N' do câmbio, estando num declive.
Estando numa subida e precisando parar o veículo para depois prosseguir o movimento (tipo numa esquina com subida), não fique 'segurando' o carro através do acelerador. Faça uso do freio e só acelere para sair.
Em geral, câmbios automáticos não permitem que o carro seja rebocado com velocidade superior a 60 km/h, mesmo estando o câmbio em 'N'. Não me lembro agora se o caso da Explorer. Melhor pesquisar sobre o assunto para evitar alguma supresa que possa ocorrer.
Que eu me lembre agora, é isso. Logo aparecerão outras dicas.