x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    Overdrive na Explorer Limited V8




    PessoALL,

    Sou um feliz proprietário a cerca de 25 dias de uma Ford Explorer Limited V8 ano 2000, e apesar de ter lido alguns(muitos) tópicos sobre câmbio, ainda não sei usar e nem como e quando usar o OVERDRIVE do câmbio automático dela.

    Alguém pode me ajudar neste esclarecimento?

    Abraços e obrigado desde já...

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    54
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Marco, parabéns pela aquisição. Não deixe postar (muitas) fotos da máquina.

    Câmbio automático é muito simples de se adaptar e tirar melhor proveito. Mas é com a prática que vc pegará o jeito.

    O overdrive é acionado automaticamente quando o câmbio já se encontra na última marcha e velocidade constante. Para obter esse acionamento, é preciso manter o acelerador imóvel.
    Se vc reparou bem, quando temos o overdrive sinalizado no painel, ele diz: 'OD OFF', ou seja, estando com essa luz acesa, o overdrive está desativado. Para uso na cidade ou estrada, devemos manter o OD acionado, para melhor proveito do câmbio e menor consumo de combustível. Não sei dizer qual a vantagem e desativar o OD na trilha, mas logo alguém aparece para lhe esclarecer.

    Ao arrancar com o carro, lembrar que não se trata de um veículo esportivo (apesar da sugestão do nome SUV). Evite arrancas fortes constantes.

    Ao perceber que a marcha foi trocada para mais velocidade, dê uma leve aliviada com o acelerador.

    Se durante uma aceleração, o carro estiver com giro alto e a marcha não é trocada, alivie o acelerador e retome numa posição mais branda.

    Em manobras acionando o 'D' e 'ré', aguarde o carro parar o movimento para a troca da marcha.

    Nunca use banguela com câmbio automático, ou seja, não acione a posição 'N' do câmbio, estando num declive.

    Estando numa subida e precisando parar o veículo para depois prosseguir o movimento (tipo numa esquina com subida), não fique 'segurando' o carro através do acelerador. Faça uso do freio e só acelere para sair.

    Em geral, câmbios automáticos não permitem que o carro seja rebocado com velocidade superior a 60 km/h, mesmo estando o câmbio em 'N'. Não me lembro agora se o caso da Explorer. Melhor pesquisar sobre o assunto para evitar alguma supresa que possa ocorrer.

    Que eu me lembre agora, é isso. Logo aparecerão outras dicas.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #3
    Alessandro,
    Muitíssimo obrigado pela explicação e pelo tempo disponibilizado. Eu vi que a luz do OD acende ou apaga somente quando aperto o botãoziniho, é isso mesmo?
    Eu tenho uma Ranger 4x2 2009 que no câmbio no lugar da 5o marcha tem o overdrive O conceito seria o mesmo então? Basicamente economia?

    Abraços e logo posto fotos da menina!

  • #4
    Usuário Avatar de Barret
    Entrada
    28/01/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    342
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde marcoacorreia isso mesmo a luz do od acende e apaga quando acionada e tambem serve como alerta de alguma anomalia no cambio quando em uso normal ela começa a piscar é sinal de problemas no cambio do mais é so curtir a maquina um abraço.
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

    (nervosa)

  • #5
    Vamos ver se alguém me ajuda então: QUANDO devo utilizar o OD?

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    54
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Marco, o uso do OD é padrão e automático.
    A questão é quando não usar, apertando o botão para que o OD não seja acionado.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #7
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcoacorreia Ver Post
    PessoALL,

    Sou um feliz proprietário a cerca de 25 dias de uma Ford Explorer Limited V8 ano 2000, e apesar de ter lido alguns(muitos) tópicos sobre câmbio, ainda não sei usar e nem como e quando usar o OVERDRIVE do câmbio automático dela.

    Alguém pode me ajudar neste esclarecimento?

    Abraços e obrigado desde já...

    Quando você aperta o botão a transmissão bloqueia eletronicamente a última marcha ascendente. Se o câmbio tiver 4 marchas a 4ª será bloqueada ou 5ª marcha em câmbio com 5 marchas.
    Com o O/D Off a transmissão manterá a penúltima marcha e haverá freio motor nas primeiras.

    É recomendado desativar o overdrive quando estiver dirigindo com o carro muito pesado, ex: puxando um trailer, em terrenos cheios de aclives e declives e para otimizar o freio motor quando necessário. Não deixando o câmbio se virar sozinho, aumenta sua vida útil. Se for andar em trila leve com baixa velocidade, usa a primeira e segunda.

    Já trocou o ATF e filtro? Uma simples troca do ATF pode prolongar em anos a vida útil do câmbio.
    Transmissão automática não é bicho de sete cabeças, só fique atento se começar a apresentar mudanças firmes em excesso, trancos, atraso nas mudanças independente da aceleração e patinações. Alguns desses sintomas podem ser resolvidos com uma simples troca de sensor ou ATF, mas também podem significar problemas mais sérios.

    Abraços
    Ford V6

  • #8
    Usuário Avatar de jpuerro
    Entrada
    13/05/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    326
    Agradecimentos: 3
    um outro momento, além dos descritos, que desligo o overdrive é em descidas nas serras... o carro fica em 3ª (freio motor)

    abs e bem vindo ao clube!

    joao

  • #9
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    54
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    João, as dúvidas que tenho com o OD da Explorer é justamente nisso que vc citou.

    O OD não atua como se fosse uma 5ª marcha e sua atuação não seria somente sobre a última marcha, ou seja, na 4ª marcha.
    Existe OD sobre a 3ª marcha na Explorer?
    Considerando o citado acima, o 'impedimento' de engate da 4ª marcha seria apenas com a ação das rodas em declive, ou também durante uma aceleração, limitando a troca de marchas somente até a 3ª?
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #10
    Usuário Avatar de jpuerro
    Entrada
    13/05/2010
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    326
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    João, as dúvidas que tenho com o OD da Explorer é justamente nisso que vc citou.

    O OD não atua como se fosse uma 5ª marcha e sua atuação não seria somente sobre a última marcha, ou seja, na 4ª marcha.
    Existe OD sobre a 3ª marcha na Explorer?
    Considerando o citado acima, o 'impedimento' de engate da 4ª marcha seria apenas com a ação das rodas em declive, ou também durante uma aceleração, limitando a troca de marchas somente até a 3ª?
    Alessandro, nossas explorers automáticas têm apenas 3 marchas + OD que atua como sobremarcha, portanto funcionando como a 4ª marcha.

    aciono o botão (desativando-o o OD portanto, luz acesa no painel) apenas em descidas com curvas como serra, para freio motor (fica portanto em 3ª)...se houver necessidade de mais força motor coloco na posição 2 (isto é, em segunda marcha).

    para mais info: Best Cars Web Site - Comparativo Completo

    abs!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/07/2015
    Local
    Natal/RN
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jpuerro Ver Post
    Alessandro, nossas explorers automáticas têm apenas 3 marchas + OD que atua como sobremarcha, portanto funcionando como a 4ª marcha.

    aciono o botão (desativando-o o OD portanto, luz acesa no painel) apenas em descidas com curvas como serra, para freio motor (fica portanto em 3ª)...se houver necessidade de mais força motor coloco na posição 2 (isto é, em segunda marcha).

    para mais info: Best Cars Web Site - Comparativo Completo

    abs!
    O meu butao do overdrive não está funcionando nem acende nada no painel oque poder ser ?
    Adiquirie essa explorer a uma semana ela é uma 97 v6
    Desde já obrigado pela ajuda

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Explorer Limited
      Por du no fórum Ford
      Respostas: 38
      Última resposta: 22/12/2011, 21:11
    2. VENDO EXPLORER LIMITED 4X4 Integral V8 LIMITED 1999/2000 - GASOLINA/GNV
      Por marcoacorreia no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 22/09/2011, 21:36
    3. Explorer Limited V8 - MORREU!! :-(
      Por marcoacorreia no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 22/09/2011, 18:14
    4. Explorer limited v8
      Por morrito606 no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/07/2011, 21:25
    5. Jeep Grand Cherokee Limited X Ford Explorer Limited
      Por felipe1990 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/08/2010, 20:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade