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  • #1
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Ranger v6(pequeno probleminha)




    Pessoal,hj pela primeira vez com os seus 160 mil km tive um pequeno "problema "com a Ranger e seu motor v6.
    Breve histórico de manutenção.Dia 02.06.2011 ele foi pra revisão.
    itens trocados:
    2 buchas da barra estabilizadora,original ford
    Correia Polly v Goodyear
    Óleo e filtro de óleo
    Filtro de combustível
    regulagem do freio
    Geometria e regulagem da barra de torção
    Até ai td bem,final de semana chegou e td bem,nada de problemas.
    Hj dia 04,ela começou a falhar,mas sem perder a lenta,e começou a sair fumaça do escapamento,fumaça clara não era preta.No painel td estava normal,a unica coisa que acendeu foi o abs e logo apagou.Tentei levar ela até a mecânica mas vi que a fumaça era tanta e ela foi perdendo força que resolvi para-lá na rua mesmo.
    Abri o capo,td ok,tinha água no reservatório,o óleo tava na medida certa,nada errado aparentemente,olhei em baixo dela,td certo tmbm,sem vazamentos nem nada.Liguei pro meca que foi me socorrer,levamos ela pra oficina,até a oficina ela foi bem tranquila,tava forte d novo mas saindo fumaça.Ela continua na oficina,iam fazer alguns testes nela.
    Alguem arrisca a dizer oq pode ser??Sera que é cabeçote?ou algum cilindro parou de funcionar??
    Essa ranger só pra deixar claro,é revisada todo mes,não passa nada,ela só recebe peças originais,nada paralelo,óleo trocados em 5 e 5 mil km,oq tem que ser feito eu autorizo,pois gosto do carro e sou muito apaixonado pela marca,por isso acredito que o problema não tenha sido descuido meu ou por falta de manutenção.
    Daqui a uma semana vou fazer uma viagem d 2000 mil km com ela,se ficar pronta é claro,mas fiquei com um pé atrás agora,a sorte que aconteceu agora e não no meio da estrada!!
    Abraços.

  • #2
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por moises missio Ver Post
    Pessoal,hj pela primeira vez com os seus 160 mil km tive um pequeno "problema "com a Ranger e seu motor v6.
    Breve histórico de manutenção.Dia 02.06.2011 ele foi pra revisão.
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    Correia Polly v Goodyear
    Óleo e filtro de óleo
    Filtro de combustível
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    Até ai td bem,final de semana chegou e td bem,nada de problemas.
    Hj dia 04,ela começou a falhar,mas sem perder a lenta,e começou a sair fumaça do escapamento,fumaça clara não era preta.No painel td estava normal,a unica coisa que acendeu foi o abs e logo apagou.Tentei levar ela até a mecânica mas vi que a fumaça era tanta e ela foi perdendo força que resolvi para-lá na rua mesmo.
    Abri o capo,td ok,tinha água no reservatório,o óleo tava na medida certa,nada errado aparentemente,olhei em baixo dela,td certo tmbm,sem vazamentos nem nada.Liguei pro meca que foi me socorrer,levamos ela pra oficina,até a oficina ela foi bem tranquila,tava forte d novo mas saindo fumaça.Ela continua na oficina,iam fazer alguns testes nela.
    Alguem arrisca a dizer oq pode ser??Sera que é cabeçote?ou algum cilindro parou de funcionar??
    Essa ranger só pra deixar claro,é revisada todo mes,não passa nada,ela só recebe peças originais,nada paralelo,óleo trocados em 5 e 5 mil km,oq tem que ser feito eu autorizo,pois gosto do carro e sou muito apaixonado pela marca,por isso acredito que o problema não tenha sido descuido meu ou por falta de manutenção.
    Daqui a uma semana vou fazer uma viagem d 2000 mil km com ela,se ficar pronta é claro,mas fiquei com um pé atrás agora,a sorte que aconteceu agora e não no meio da estrada!!
    Abraços.
    Calma, todos os carros dão PROBLEMÕES, e o seu não é o primeiro..

    Cara, tu escutou algum barulho nos dias depois que ela voltou da revisão? qual foi essa gasolina que tu colocou nela? por acaso essas poly v ai é só do ar dh e alternador né? não mexeu no comando não? ou mexeu?

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #3
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    E ai Carlos,Não escutei barulho nenhum,simplesmente começou a falhar,como se estivesse ficando sem combustível.A gasolina eu coloquei pela ultima vez domingo de manha cedo uma 8 da manha,no posto que sempre abasteço e sempre coloco aditivada.A correia polly v é essa que faz giras os acessorios,ar,dir,alternador etc..nada de fuçar no comando dela rsrsrsrs.Será que foi o óleo???agora não me lembro que óleo colocaram,pq só esse meca mexe nela,e ele sabe o óleo certo,quantidade etc...e ainda mais ela tava redondinha sexta, sábado e domingo.Amanha vou ir na oficina ver ela,até pq o meca não me ligou hj,eles estavam testando ela.Só sei que quando comecei a manobrar ela na oficina,ela tava bem,não saia mais fumaça e nem falhava,e o ronco do v6 tava redondo.Por acaso a bobina não poderia causar falhas no motor e fazer alguma queima errada de combustível??

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por moises missio Ver Post
    E ai Carlos,Não escutei barulho nenhum,simplesmente começou a falhar,como se estivesse ficando sem combustível.A gasolina eu coloquei pela ultima vez domingo de manha cedo uma 8 da manha,no posto que sempre abasteço e sempre coloco aditivada.A correia polly v é essa que faz giras os acessorios,ar,dir,alternador etc..nada de fuçar no comando dela rsrsrsrs.Será que foi o óleo???agora não me lembro que óleo colocaram,pq só esse meca mexe nela,e ele sabe o óleo certo,quantidade etc...e ainda mais ela tava redondinha sexta, sábado e domingo.Amanha vou ir na oficina ver ela,até pq o meca não me ligou hj,eles estavam testando ela.Só sei que quando comecei a manobrar ela na oficina,ela tava bem,não saia mais fumaça e nem falhava,e o ronco do v6 tava redondo.Por acaso a bobina não poderia causar falhas no motor e fazer alguma queima errada de combustível??
    A fumaça é branca? velas, cabos, bobinas, injetores, tudo isso pode fazer falhar, pressão da bomba baixa, entupimentos no circuito...
    Depois de chegar na oficina ela ficou normal? isso não seria uma quantidade de gasolina meia lezada não??
    Oleo lubrificante, só se tivesse colocado acima do limite, mas creio que não chegaria a falhar, apenas fumaçar branco mesmo, até queimar o excesso que subia pra admissão..

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #5
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Pois é,agora não sei se era branca branca ou tinha uma cor meio azulada,só sei que tinha cheiro de queimado,óleo! as velas tem uns 10 mil k,os cabos menos,devem ter uns 7 mil k,bicos foram limpos a uns 20 mil k atrás,bomba tem uns 15 mil k e a unica coisa que não troquei foi a bobina,ela é original...A gasolina eu não sei se é,sempre abasteci ali,sera que agora deram pra batiza-lá??dai é sacanagem...

  • #6
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Sera que não pode ser catalisador entupido???ela vinha fazendo um barulhinho no catalisador,de metal arranhando,mais ou menos isso rsrsrs,só escutava dentro da garagem em quanto manobrava.

  • #7
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Cara, se tava com cheiro de óleo queimado, o cara da oficina deve ter excedido o limite, e começou a mandar óleo pra admissão, mas catalisador com pobrema também faz fumaçar, mas fumaça direto e não para...creio eu..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #8
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Bom Carlos,amanha saberei oq pode ter acontecido...Mas to confiante que não seja nada muito grave,esse motor não é de dar problemas.Amanha eu posto aki oq descobri.valeu.

  • #9
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    Moisés tá parecendo Junta do Cabeçote queimada

    Uma Coisa comum nos motores Ford V6 é queimar a Junta do cabeçote, ainda mais se for a GNV pois o mesmo ajuda a detonar a junta mais rápido quando desregulado, de um colega a junta do cabeçote simplesmente Apodreceu tava com 180.000 km rodados arrancou os dois cabeçotes trocou a junta e tá feliz até hoje.

    acho difícil ser algo mais problemático como camisas cabeçotes e anéis, ainda mais porque você disse que ela perdeu força, se perdeu força pode ser vazamento de pressão em um dos cilindros por meio da junta queimada, e se for junta é baratinha mais vê se coloca da sabó ou motorcraft

    boa sorte até mais

  • #10
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Tava pensando na junta agora,pode ser isso mesmo,é muito trabalhoso trocar essa junta?? concerteza se for isso vai receber junta de qualidade,até pq mexer de novo nisso por causa de peça de má qualidade é jogar dinheiro fora...Valeu pela dica!

  • #11
    Usuário Avatar de roberto.cardoso@ig.com.br
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    Citação Postado originalmente por moises missio Ver Post
    Tava pensando na junta agora,pode ser isso mesmo,é muito trabalhoso trocar essa junta?? concerteza se for isso vai receber junta de qualidade,até pq mexer de novo nisso por causa de peça de má qualidade é jogar dinheiro fora...Valeu pela dica!
    Moises,

    Esse problema que você relatou aconteceu comigo aproximadamente na mesma quilometragem. O que aconteceu comigo foi o seguinte, um dos bicos da injeção travou e jogou muita gasolina no cilindro, e essa gasolina foi parar no escapamento, como o escapamento perto do motor é muito quente, saiu uma fumaça branca enorme, todo mundo no trânsito começou a buzinar, quando estava com esse problema a Ranger ficou muito fraca e com uma vibração muito forte no motor.

    Bom no momento resolvi continuar com o carro ligado e acabei acelerando o carro algumas vezes para ver se o problema parava, e parou. Provavelmente o bico travou por aluma sujeira no sistema e logo em seguida destravou. Depois do ocorrido já rodei mais de 60.000KM e nunca mais ocorreu o problema.

    O nosso amigo Fabaum do fórum teve o mesmo problema, porém o bico dele não destravou e teve que trocar o bico.

    Cuidado com essas histórias de queima de junta de cabeçote ou motor começando a fundir.... Motor ruim solta fumaça azulada, no meu caso a fumaça era branca, parecendo fumaça daqueles carros que joga veneno pra matar mosquito, o "fumace".

    Se o teu carro voltou ao normal, analise a parte da injeção, principalmente os bicos. Se fosse junta ou o motor a fumaça continuaria.

    Abraços,
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
    Atego 1725 4X4 - https://instagram.com/atego4x4br

  • #12
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Blz pessoal,valeu pelas dicas...Hj pela manha,fui na oficina,tinham feito testes em toda a ranger,velas,bicos,cabos,pressão etc...Dpois de alguns testes o problema apareceu,a bobina!pegamos uma emprestada de outra ranger e ficou 100%,já encomendei a bobina nova original 433 reais...agora é esperar chegar e instalar e ser feliz.Abraço a todos.

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