x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
    Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    Agradecimentos: 0

Rolamentos Explorer 97

Amigos, alguém teria com códigos dos rolamentos da explorer 97 os dianteiros são junto com o cubo e sensor de ABS mas os traseiros são simples até onde sei, pq estou com um barulho de "nhec-nhec" nas duas rodas traseiras que só fazem com o veículo em movimento e enquanto acelero como já levei num mecânico e com o carro suspenso não faz e mandei lavar e lubrificar com vaselina e o ruido só parou por dois dias estou suspeitando de rolamento até pq o carro está com 189000Km.

Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Ítalo, rolamento só faz barulho com velocidade acima de 60 km/h e quando inicia o som, fica constante até que baixe a velocidade.
    Pela sua descrição, o problema me parece ser de buchas.
    Na minha suspenção dianteira, eu mesmo fiz as trocas. Em cada lado são: duas buchas e um pivô da bandeija inferior e a bandeija superior.
    Na traseira, podem ser as buchas das molas, mas o mais comum é um rangido do atrito dos feixes.
    Repare que próximo às pontas dos feixes, existe uns discos de nylon que protegem esse rangido. É fácil verificar se estão gastos.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
    Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    Descobri o barulho, vem da cruzeta taquei WD nela e parou o barulho por enquanto agora tenho que descobrir como trocar e se é igual ao da ranger.

Usuário Avatar de Barret
    Entrada
    28/01/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Italo Xavier Santos Ver Post
    Descobri o barulho, vem da cruzeta taquei WD nela e parou o barulho por enquanto agora tenho que descobrir como trocar e se é igual ao da ranger.
    da uma olhada veja se é esta ok

Cruzeta Paralela do cardan Ford Ranger / Explorer - R$ 30.00 em MercadoLivre
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

(nervosa)

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Reativando...

Barulho de rolamento que eu tenha visto até hoje, seria o chamado 'ronco', com as características que descrevi acima.

No entanto, meu carro está com rangido, tipo 'ferro com ferro' que aumenta conforme o giro da roda até que uma velocidade quando para o som. Mas se acelero volta o som e acaba quando a velocidade estabiliza, ou seja, se o motor faz força de aceleração, provoca o rangido.

Fui numa expecializada local em 4x4 e levantaram dois suspeitos: cruzeta e rolamento.

Eu já havia levantado e balançado a roda procurando folga e retirei a roda traseira procurando alguma marca de arranhão do sistema de freio, mas nada achei.

Ontem na oficina, o mecânico levantou a traseira e ficou puxando e empurando a roda contra o eixo. As duas rodas apresentaram folga! Isso é sintoma apenas de rolamento?
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário Avatar de hsnake
    Entrada
    28/04/2011
    Local
    Alagoinhas/BA
    Eu estava com esse barulho mais nas rodas dianteiras, troquei a bandeja e o pivo, e parou...
    FIKDIK
    Ford Explorer XLT

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    No entanto, meu carro está com rangido, tipo 'ferro com ferro' que aumenta conforme o giro da roda até que uma velocidade quando para o som. Mas se acelero volta o som e acaba quando a velocidade estabiliza, ou seja, se o motor faz força de aceleração, provoca o rangido.

Fui numa expecializada local em 4x4 e levantaram dois suspeitos: cruzeta e rolamento.

Eu já havia levantado e balançado a roda procurando folga e retirei a roda traseira procurando alguma marca de arranhão do sistema de freio, mas nada achei.

Ontem na oficina, o mecânico levantou a traseira e ficou puxando e empurando a roda contra o eixo. As duas rodas apresentaram folga! Isso é sintoma apenas de rolamento?
    Uma pequena folga nas rodas traseiras é normal.

O barulho de ferro com ferro vem da traseira ou dianteira?

Se for da traseira verifica a mola de retorno das sapatas de freio. Se a fenda onde é encaixada a sapata estiver com desgaste, a mola avança um pouco e fica pegando no tambor, fazendo exatamente esse ruído. Solução: Aumentar a pressão da mola V para que ela empurre a sapata um pouco mais para dentro.
    Ford V6

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF

Lightbulb

Obrigado Orleans! Sempre clareando as idéias.

Eu estava preocupado com esse barulho, mas quando ví as folgas nas duas rodas, fiquei tenso!
    Bom vc dizer que folga é normal, mas até quanto?

Não fiz medições, mas ao ver o meca as movimentando, me pareceu ser algo de uns 5mm. É bem nítido de se ver o deslocamento.
    Eu já iria levar o carro amanhã cedo, mas com essa sua sugestão, vou pessoalmente verificar neste fds.

Só não confiro agora mesmo, sobre a mola e sapata, pq acho um saco levantar o carro com o macaco original.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Quando a mola está pegando no tambor/disco é mais fácil perceber em baixa velocidade, girando a roda com a mão logo o ruído aparece ou então você pode andar com os vidros traseiros abertos e pedir para alguém sentado no banco traseiro, identificar o lado.
    Percebi essa folga há alguns anos atrás e também fiquei cismado, mas lá se foram mais de 100.000 quilômetros e ela continua a mesma.
    Um bom mecânico acostumado a trabalhar com Ranger pode te dizer se no seu carro a folga está dentro de um limite considerado normal.
    Ford V6

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Rolamentos roda Explorer
      Por Jayme Lage Rocha no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/07/2016, 16:18
    2. Rolamentos
      Por Nava no fórum Kia Sportage
      Respostas: 30
      Última resposta: 29/08/2013, 23:33
    3. rolamentos f1
      Por betofc19 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 5