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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
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    Rolamentos Explorer 97




    Amigos, alguém teria com códigos dos rolamentos da explorer 97 os dianteiros são junto com o cubo e sensor de ABS mas os traseiros são simples até onde sei, pq estou com um barulho de "nhec-nhec" nas duas rodas traseiras que só fazem com o veículo em movimento e enquanto acelero como já levei num mecânico e com o carro suspenso não faz e mandei lavar e lubrificar com vaselina e o ruido só parou por dois dias estou suspeitando de rolamento até pq o carro está com 189000Km.

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Ítalo, rolamento só faz barulho com velocidade acima de 60 km/h e quando inicia o som, fica constante até que baixe a velocidade.
    Pela sua descrição, o problema me parece ser de buchas.
    Na minha suspenção dianteira, eu mesmo fiz as trocas. Em cada lado são: duas buchas e um pivô da bandeija inferior e a bandeija superior.
    Na traseira, podem ser as buchas das molas, mas o mais comum é um rangido do atrito dos feixes.
    Repare que próximo às pontas dos feixes, existe uns discos de nylon que protegem esse rangido. É fácil verificar se estão gastos.
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #3
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
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    Descobri o barulho, vem da cruzeta taquei WD nela e parou o barulho por enquanto agora tenho que descobrir como trocar e se é igual ao da ranger.

  • #4
    Usuário Avatar de Barret
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    Citação Postado originalmente por Italo Xavier Santos Ver Post
    Descobri o barulho, vem da cruzeta taquei WD nela e parou o barulho por enquanto agora tenho que descobrir como trocar e se é igual ao da ranger.
    da uma olhada veja se é esta ok

    Cruzeta Paralela do cardan Ford Ranger / Explorer - R$ 30.00 em MercadoLivre
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

    (nervosa)

  • #5
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    Reativando...

    Barulho de rolamento que eu tenha visto até hoje, seria o chamado 'ronco', com as características que descrevi acima.

    No entanto, meu carro está com rangido, tipo 'ferro com ferro' que aumenta conforme o giro da roda até que uma velocidade quando para o som. Mas se acelero volta o som e acaba quando a velocidade estabiliza, ou seja, se o motor faz força de aceleração, provoca o rangido.

    Fui numa expecializada local em 4x4 e levantaram dois suspeitos: cruzeta e rolamento.

    Eu já havia levantado e balançado a roda procurando folga e retirei a roda traseira procurando alguma marca de arranhão do sistema de freio, mas nada achei.

    Ontem na oficina, o mecânico levantou a traseira e ficou puxando e empurando a roda contra o eixo. As duas rodas apresentaram folga! Isso é sintoma apenas de rolamento?
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  • #6
    Usuário Avatar de hsnake
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    Eu estava com esse barulho mais nas rodas dianteiras, troquei a bandeja e o pivo, e parou...
    FIKDIK
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  • #7
    Usuário Avatar de Orleans
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    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    No entanto, meu carro está com rangido, tipo 'ferro com ferro' que aumenta conforme o giro da roda até que uma velocidade quando para o som. Mas se acelero volta o som e acaba quando a velocidade estabiliza, ou seja, se o motor faz força de aceleração, provoca o rangido.

    Fui numa expecializada local em 4x4 e levantaram dois suspeitos: cruzeta e rolamento.

    Eu já havia levantado e balançado a roda procurando folga e retirei a roda traseira procurando alguma marca de arranhão do sistema de freio, mas nada achei.

    Ontem na oficina, o mecânico levantou a traseira e ficou puxando e empurando a roda contra o eixo. As duas rodas apresentaram folga! Isso é sintoma apenas de rolamento?
    Uma pequena folga nas rodas traseiras é normal.

    O barulho de ferro com ferro vem da traseira ou dianteira?

    Se for da traseira verifica a mola de retorno das sapatas de freio. Se a fenda onde é encaixada a sapata estiver com desgaste, a mola avança um pouco e fica pegando no tambor, fazendo exatamente esse ruído. Solução: Aumentar a pressão da mola V para que ela empurre a sapata um pouco mais para dentro.
    Ford V6

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Lightbulb

    Obrigado Orleans! Sempre clareando as idéias.

    Eu estava preocupado com esse barulho, mas quando ví as folgas nas duas rodas, fiquei tenso!
    Bom vc dizer que folga é normal, mas até quanto?

    Não fiz medições, mas ao ver o meca as movimentando, me pareceu ser algo de uns 5mm. É bem nítido de se ver o deslocamento.
    Eu já iria levar o carro amanhã cedo, mas com essa sua sugestão, vou pessoalmente verificar neste fds.

    Só não confiro agora mesmo, sobre a mola e sapata, pq acho um saco levantar o carro com o macaco original.
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #9
    Usuário Avatar de Orleans
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    Quando a mola está pegando no tambor/disco é mais fácil perceber em baixa velocidade, girando a roda com a mão logo o ruído aparece ou então você pode andar com os vidros traseiros abertos e pedir para alguém sentado no banco traseiro, identificar o lado.
    Percebi essa folga há alguns anos atrás e também fiquei cismado, mas lá se foram mais de 100.000 quilômetros e ela continua a mesma.
    Um bom mecânico acostumado a trabalhar com Ranger pode te dizer se no seu carro a folga está dentro de um limite considerado normal.
    Ford V6

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