Saudações a todos, tenho uma Explo 98v8, tava quase vendendo por não achar quem faça manutenção, o ditado vale muito: É o olhar do dono que engorda o boi. no caso deixa essas vtr em perfeito funcionamento. Não vou mais em oficina sem correr atrás de informação antes.
Vou verificar a injeção, troca de vela (bosch super plus),cabos, a duvida É a diferença significativa nos 8.0 ou 8.8 ou até 10 mm,
Fazer a leitura do modulo, consumo alto, to andando suave, e em baixa rotação tá fraca.
Li muito as informções do forum, percebendo o grande conhecimento e solidariedade dos usuarios, deve comprar os cabos essa semana, gostaria de esclarecer se há diferença significativa no 8.0 para o 8.8 de silicone, vi anuncio de 10.0 mm.Desde já agradeço muito se alguem der opinião.Na duvida vou fazer outra pesquisa.
Como ninguem se animou em responder, vou postando o que aconteceu, troquei as velas, eram as originais motorcraft platinum, ela tá com 88.000, o consumo voltou pros 5km/l, e o desenpenho tá animador. O lance da bitola do cabo de ignição depende da bobina, bobina original o cabo pode ser o de bitola igual a original ou pouco maior, é dimensionado o necessário, os cabos de maior bitola é pra quando troca o bobina por outra mais nervosa.
Se eu estiver errado por favor, me corrigam, quero aprender. Para manter esses carro, como eles merecem.
Se motor está original, use peças originais ou equivalente em especificações. Itens "esportivos" nem sempre geram aumento de desempenho real, apenas na esfera psicológica. Às vezes a troca de uma peça por outra "esportiva" resulta em melhora real, mas não devido às (supostas) melhores caracteristicas da nova peça, mas porque a anterior estava ruim e nem se sabia.
Bitola da capa de vela influencia na tensão máxima de isolação, considerando-se os mesmos materiais. Uma capa mais grossa não necessariamente resulta em maior isolação, pois depende dos materiais empregados.
Um cabo de vela mais grosso também não modifica em nada o desempenho do carro, apenas na contabilidade de quem vende e de quem compra rsr Um cabo de vela deve ser especificado para que seja capaz de conter a tensão que aparece no circuito secundário no pior caso e mais alguma margem de segurança, para que o cabo não tenha que ser trocado em pouco tempo por conta do envelhecimento do material (porosidade, fissuras, degradação da substância da capa em função da temperartura, vapores de óleo etc).
"consumo alto (...) e em baixa rotação tá fraca. "
Muitas coisas podem levar a esse comportamento. Recomendo que procure um mecânico tecnicamente competente. Ele saberá diagnosticar o que precisa de reparo, diferentemente dos outros que vão trocando peças até acertar.