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Convex Datacenter
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  • #1

    Question Dimensionamento escapamento motor turbo diesel




    PessoALL,

    Estou prestes a trocar o escapamento da Milona, que já tem seus 4 anos de uso e precisa de uns ajustes.
    Por conta disso, várias dúvidas começaram a surgir sem que eu tenha chegado a uma conclusão satisfatória por isso peço ajuda aos colegas.

    Vamos lá

    Preciso de um escapamento com pelo menos um silencioso/abafador (excesso de ruido não é desejável) e que não ofereça nem resistência ao funcionamento do MWM 229 turbinado nem que venha a roubar potência do mesmo.

    Atualmente o diâmetro do escapamento 2,5" cano direto com poucas curvas e todas suaves.

    Pergunto:

    Mesmo diâmetro ou diâmetro maior?
    Se maior, até quanto? 3", 3,5"
    Diâmetro maior faz diferença? Boa ou Ruim?

    []s cheio de dúvidas querendo algum embasamento mais técnico
    4X4 Brasil
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #2
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    PessoALL,

    Estou prestes a trocar o escapamento da Milona, que já tem seus 4 anos de uso e precisa de uns ajustes.
    Por conta disso, várias dúvidas começaram a surgir sem que eu tenha chegado a uma conclusão satisfatória por isso peço ajuda aos colegas.

    Vamos lá

    Preciso de um escapamento com pelo menos um silencioso/abafador (excesso de ruido não é desejável) e que não ofereça nem resistência ao funcionamento do MWM 229 turbinado nem que venha a roubar potência do mesmo.

    Atualmente o diâmetro do escapamento 2,5" cano direto com poucas curvas e todas suaves.

    Pergunto:

    Mesmo diâmetro ou diâmetro maior?
    Se maior, até quanto? 3", 3,5"
    Diâmetro maior faz diferença? Boa ou Ruim?

    []s cheio de dúvidas querendo algum embasamento mais técnico
    Escapamento livre eleva a rotção de maior torque e favorece o aumento de potência nos giros mais altos. Nada a ver com motores LSD. Os escapamento com o diâmetro original é feito pra favorecer o torque com economia de combustível.

    Use o mais próximo do original que conseguir...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Escapamento livre eleva a rotção de maior torque e favorece o aumento de potência nos giros mais altos. Nada a ver com motores LSD. Os escapamento com o diâmetro original é feito pra favorecer o torque com economia de combustível.

    Use o mais próximo do original que conseguir...
    Boa Walter!

    Começo a ter uma idéia por onde ir.

    Tks
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  • #4
    Usuário Avatar de Glauco mendes
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    Agradecimento: 1
    Bom dia Eddie vou lhe passar um contato de um colega aqui da minha região ele tem uma fabrica de escapamentos, faz do original ao de competição equipamento de primeira ( tem tudo lá ) na medida e formato que o cliente quer! o nome dele é Marcelo e é muito gente boa e gosta do que faz com certeza irá te ajudar, caso venhas precisar do envio de alguma peça é so falar que eu agito para ti!!

    http://www.guaranyescapamentos.com.b...es/pelotas.php

    Abs...
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #5
    Veja, existe uma técnica para dimensionar isso. O fluxo de gases tem de ser bem feito pq muito aberto causa perda de potencia tb.
    Idela seria um fluxo "laminar" de gases, ou seja, na maior velocidade possivel.
    Eu manteria o que vc ja tem (economia) se está bom assim.
    Ou investir em oficina especialisada (mas com engenheiro responsável) e não mechanico dobra "cano".
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #6
    Usuário Avatar de vieira912
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    13/06/2010
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    Agradecimentos: 0

    Se Tiver Sobrando Grana.....

    Se tiver Sobrando Grana te Recomendo construir um Escape com as Mesmas Caracteristicas do Original Mais em Aço Inox e abafador em Inox.

    Na Binho Escapes o Orçamento da Meu Escape FRONTIER 2005 da turbina até o final com Abafador de Inox Ficou em R$ 2.800,00 mais com a garantia de durar muitos e muitos anos e a dissipação termica ser bem Melhor.

    Agora não acho que seja necessária Colocar um de 3" ou 3,5" Polegadas a não ser que você queira mais Barulho "que não é o Seu Caso" pois falando de Potencia CV um de 3" ou 3,5" não irá trazer muitos Beneficios ainda mais o seu Motor Sendo LSD (LOW SPEED DIESEL) motor diesel de baixa velocidade. se fosse um HSD (HIGH SPEED DIESEL) Motor diesel de Alta velocidade exemplo dos MWM Sprint e International NGD ai Sim te aconselharia botar um Escape de diametro maior.

  • #7
    Galuco,

    Tks pelo link!
    Muito bacana e com certeza uma boa referência
    ____________________

    Nava,

    Pelo visto vou acabar revisando o sistema e trocando alguma parte danificada, instalando um abafador da F-1000 turbo de fábrica e reposicionando a saida do escape que ficou logo após o tanque e com mais 1/2 volta na BI a fuligem na tampa e debaixo do carro está demais!
    Agora, mantenho lá atrás ou jogo pro lado ???
    ____________________

    Vieira,

    Escape de inox? Um dia quem sabe....rsrsrs
    O atual tem 4 anos e fora uns amassados e um monte de fuligem tá bem bom até..rsrsrs

    []s a todos
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #8
    o trampo do binho é de responsa a loja dele é pertinho de onde eu trabalho ma$ ele cobra mto por i$$o só um caninho em L pra por na empilhadeira foi 70 lata$

    e o unico mal do escape em inox é que o material não aceita mta curva e tem q fazer varias soldas...

    em tempo eu mandaria fazer com 3" sem solda até atras com um abafador e com a saida pra lateral do carro só pra "vê avúa fumaça preta pelo espelho"

  • #9
    O escapamento da linha diesel tem uma vida util satisfatoria, o da D10 1982 to pai ta la até hj e temos ela na familia desde 92

    O "ganho" de potencia com escape dimensionado é pouco nos LSDs, rodei 3 semanas só com o S que sai do turbo e sei que da uma diferencinha a + mas a zuaçao no ouvido nao vale a pena.

    Pro teu caso o escape com Silencioso em 2,5 pol já e o suficiente, um escape premium pro 229 seria em 3". Mais que isso é puro enfeite


    Algumas referencias:

    MB 1113, motor om352 L6 (aspirado)
    Escape original em 2,5' de fabrica

    MB 1518, motor om 352LA L6 (turbo lda)
    Escape original em 3' pols

    D20 1995, motor S4T plus L4 (turbo lda)
    Escape original em 3'pols

    F250 4x4 2007 motor cummins ( 3.9 L? ) eletronico, intercooler bla bla bla
    Escape original em 3,5 pols

    F250 1999, mwm sprint turbo 4.2 L, intercooler, ltda
    Escape original em 3' pols

    todos c/silencioso de fabrica (c/miolo )

    A D20tosa c/ Maxion S4 + turbo adptado ta usando o escape original ainda, acho que é 2 e 3/4 e como falei nao muita diff quando rodei sem o escape


    Meus 2 cents TioEddie,
    Coloca o escape orignal com sil dela, ou se for possivel faz ele em 3 Pols e usa o silencioso do MB 1518 ( 3 pols ) com ou sem miolo que vai ficar joinha
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #10
    eu tenho na minha em aço inox de 3" saindo embaixo da caçamba, apenas uma curva para baixo depois do silencioso sem miolo é claro!!

  • #11
    Os motores diesel usam o mesmo conceito dos motores gasolina na confecção do escape?

    Ao pesquisar as opções para o GM151 do Opala, após conversar com vários "especialistas", as conclusões:

    Coletor 4x1 = privilegia o torque em baixa rotação.
    Coletor 4x2 = privilegia desempenho em alta rotação.

    Ou seja, o coletor teria de oferecer uma resistência mínima para o bom desempenho em baixa rotação. Não entendi porque.

    Não pesquisei a fundo o tema... em breve vou consultar esse tópico novamente para fazer o escapamento da Camper. Vou estudar mais e quem sabe consiga contribuir com algo melhor.

    As recomendações que li até agora, para um 14 (3.7 litros) turbinado e interculado são de 2,5 ou 3 pol. Penso em utilizar a mesma medida da saída da turbina.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
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    Nova Aliança do Ivaí/PR
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    Agradecimento: 1
    Tio!

    Na MHO, manteria o de 2,5pol, colocando somente um "JK"de 2,5pol no lugar do silencioso.

    As F250 citadas, saem com as medidas citadas, mais o abafador entra 3" ou 3,5pol, e sai 2,5pol, repare isso numa original.

    Não sei se é para redução de ruido, ou privileiar o ganho de torque em alguma faixa de giro.

    Faça um reaperto, troca de coxim ou coisa assim caso necessário, e coloque o JKzão.

    Ficará com um ronco esportivo, porém mais agradável!

    Abraços.

    Kim.

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