Quando eu ia fazer na minha, ia colocar um disco de frei traseiro mesmo, que é mais fino que os dianteiros, íamos retirar o espelho da campana e fazer o molde em cima das furaçoes dele, depois soldar o suporte da pinça no eixo e fazer o acabamento.
Ia ficar em torno de uns 700pilas, com disco e tudo mais...
O que eu nao achei nos dias em q procurei, foi uma pinçca de freio na qual o freio de mao fosse acionado por molas na pinçca, e nao por akelas lonas de freio q ficam no interior do disco...
Uma opção é mandar um torneiro fazer os discos de freio. Com certeza fica bom pois já fizemos isso em máquinas pesadas. O suporte para as pinças podem ser aparafusados no mesmo lugar que os espelhos, sem nenhum problema. Se bobear, até o espelho serve para fazer os suportes para as pinças. Basta recortá-lo e fazer um reforço por trás para evitar deformações ou flexões do material.
Alguem sabe informar qual a pinça que tem melhor equlização com a frenagem do freio dianteiro?
Me aconselharam a usar a do focus 2010 que possui um embolo de 39mm. Tem várias outras que facilitam a instalação do freio de mão, como do tempra, pegeot, golf etc.
Os discos vou procurar os da explorer mesmo, mas alguém sabe de um outro modelo mais facil e barto de encontrar?
Comecei os estudos pra cortar esse mal da Ranger pela raiz! Esses freios a tambor não tem solução! Tu até podes trocar lonas, tambor....eles vão funcionar bem por um tempinho e depois volta os famosos trancaços quando molha. Eu enchi o saco disso!
Dei o primeiro passo que foi comprar os discos traseiros da Explorer, pois são plug & play na Ranger. Comprei da marca Fremax, a referência é BD7928.
Dando um confere.
Agora o negócio é ir atrás de um par de pinças, com freio de mão de acionamento na própria pinça, que o sistema original de freio de mão da Explorer é uma baita jabuticaba, com aquelas lonas internas ao disco!
A ideia inicial era buscar as pinças da Ford Transit, mas vai ser difícil de achar. Ainda mais que preciso de duas pinças do mesmo lado, uma vez que devido a posição dos amortecedores, uma pinça vai ficar pra frente do eixo e a outra pra trás.
Pensei então na do Fusion, mas as alavancas de acionamento do freio de mão talvez sejam problema.
Na real tem de ir garimpar e ver uma pinça de algum carro mais pesado e com diâmetro de disco parecido, e área de pastilha parecida com as da Explorer. As do Troller são uma boa opção tb!
Achando a pinça é partir do projeto da flange. Gostei bastante da flange de um kit americano, North Racecars, bem simples. Uma chapa cortada no laser e depois dobrada.
Modelagem semi-eixo, carcaça, disco.
Pretendo fazer essa alteração juntamente com a troca da relação do diferencial, uma vez que precisas tirar os semi-eixos, consequentemente precisa abrir o diferencial pra retirar os c-clips.
Bom....mas antes disso tenho de colocar a TGV.....ou seja vai levar uns 10 anos pra ficar pronto!!! kkk
Abs.
4X4 Brasil
Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV
Revivendo o tópico, agora pensando nas novas Rangers...
Alguém já pensou em discos na traseira das Rangers T6 (2013+) ?
Sei que os eixos traseiros são os mesmos utilizados nos Trollers novos (que usam discos sólidos na traseira)... Será que rola de adaptar?
Revivendo o tópico, agora pensando nas novas Rangers...
Alguém já pensou em discos na traseira das Rangers T6 (2013+) ?
Sei que os eixos traseiros são os mesmos utilizados nos Trollers novos (que usam discos sólidos na traseira)... Será que rola de adaptar?
Esse cara faz o kit traseiro pra várias picapes, nesse link tem as imagens do kit traseiro na nova ranger: Facebook