x
Convex Datacenter
Página 6 de 18 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213141516 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 215
  • #61



    Edin. Sempre engatada ? No asfalto seco ? Aí vai forçar todo o conjunto e reduzir a durabilidade de todas as engrenagens. Não vai ?
    A sua fica o tempo todo ligada ?

    Roger, para destravar o PITUTO, tem que sair da viatura e puchar o PITUTO pra fora, daí você aproveita para dar uma mijadinha no acostamento. O sistema é manual.


    Abração
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #62
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Vamos de novo... Nenhuma Ranger produzida depois de Março/2000 tem roda livre! Sim, os eixos, o diferencial e o cardã dianteiros giram o tempo todo! Mas a CT fica desaclopada, logo, não há arrasto no asfalto seco.
    A minha tem 200 mil Kms e não troquei um rolamente sequer, muito menos engrenagens. Única desvantagem: consome um pouco mais de combustível.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #63
    Cbridi, se ler novamente, vai concluir que tenho me referido as iguais a minha: 99/00, com roda livre, assim como aqueles que estão perguntando. Portando, a informação que tenho é que por não ter diferencial central, que compensaria a sincronização das rodas dianteiras e traseiras, vai forçar as engrenagens no asfalto seco, até na terra seca. Não fosse asssim, para quê o botão de engate e desengate da 4x4 ????????? Ficava ligado direto, então !!!!!!!
    Certo ? É isso mesmo ?
    Abração
    anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA" Ranger diesel 4x4 99/00 CD

  • #64
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    @edintruder

    Me afobei nas virgulas hahaha.

    @Anthoniusnikos

    Esse é o problema, eu ja tive a oportunidade de testar a 4x4 da Ranger, e ela me convenceu muito bem!

    Por isso essa vontade toda de consertar o mesmo, parece que a minha caminhonete sem 4x4 não é nada.

    A Ranger tem o controle no painel, quando eu por o pituto, eu não poderei escolher Low ou High? Ela vai ficar em um "high" permanente?

    (não ser mecânico, ou não manjar dessas coisas , realmente é foda )

  • #65
    Que nada Roger ! De vagar e sempre ! Essa do Low e High no PITUTO é uma boa pergunta para os EXPERTs.
    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #66
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Essa é cabuloza^^, mas nas 98 , mesmo travando os pitutos, acho que é preciso acionar dentro da cabine, para ela poder tracionar, não acha?
    Até porque , qual seria a utilidade do motor eletrico?
    4X4 Brasil

  • #67

    confusao com traçao e roda livre

    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Que nada Roger ! De vagar e sempre ! Essa do Low e High no PITUTO é uma boa pergunta para os EXPERTs.
    Abs
    Anthonius e Roger, parece que ha confusao na linha... nao sou expert ainda, mas dá p/ responder a vcs.

    O que ocorre com as 4x4 anteriores a 2000 é que existe uma peça chamada de roda livre, ou RL no forum... Essa peça nao tem nada de "roda" e é somente um acoplamento que liga a roda, ao eixo. Quando a RL desliga, o conjunto Roda+Pneu+Rolamento fica solto... ele perde a conexão com os semi-eixos. Dessa forma, economiza-se combustível, por que tudo que vc faz girar, consome alguma coisa.

    No caso das nossas 99, isso é feito por um tubo de vacuo, como vcs podem ler anteriormente. Ao acionar a 4x4 (HI ou LO) a Caixa de Transferencia, ou CT, engrena o cardã dianteiro, e um solenoide abre o vacuo p/ as RL. Dessa forma, a potencia que vem do cambio faz girar a CT, que manda potencia pros dois cardãs, traz e frente, e o da frente gira o diferencial, que gira os semi-eixos e homocineticas, que engrenam as RLs e levam traçao as rodas dianteiras. Resumindo, p/ funcionar a traçao dianteira nas rodas, fecha-se o circuito em dois pontos... na CT e na RL.
    Se nao houver 4x4 ligado, tudo que existe entre a CT e a RL fica parado, mesmo que o carro esteja em movimento.

    Alguns colegas entendem que esse "descanso" do conjunto é ruim por que é sujeito a falhas. Outros colegas acham que o carro deveria ser 4x4 full, com um diferencial central p/ compensar. Cada sistema tem seus prós e contras. Normalmente os mais simples sao mais robustos e gastam mais combustivel ao longo do uso. E, em contrapartida, os mais complicados sao mais economicos, mas gastam na manutençao.

    A minha opiniao é que, para um carro de uso misto como a maioria de nós, o conjunto motriz ideal seria:

    Motor - 3.0 eletronic 16v
    CA - Cambio auto
    CT - a borg-warner que temos é linda, mas o acionamento é corno
    Acionamento - manual, tipo alavanca ou maquina de vidro de janela
    RL - RL manual na frente. Pode ser de botao, tipo a AVM, ou por cabo
    Diff Traseiro - LSD, escorregamento limitado, tipo a 2.8
    Diff Dianteiro - Bloqueio 100% por cabo.

    Isso atenderia o meu uso cidade/estrada/trilha com o pé nas costas...

    abs

  • #68
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Desculpa se entendi errado então, mas o que eu entendi foi:

    A CT é ligada no botão dentro da cabine, acionando também um "solenoide" para acionar as RL's

    Sendo assim (na maneira que entendi), tenque travar o pituto e acionar dentro da cabine tbm. Interpretei certo?

  • #69
    Dudas, tem Mirim aquí no Fórum que deveria ser Expert (vale o contrário). Baseado nos meus conhecimentos a sua resposta complementa o eu estava pensando. Analisando o que você disse: "Ao acionar a 4x4 (HI ou LO) a Caixa de Transferencia, ou CT, engrena o cardã dianteiro, e um solenoide abre o vácuo p/ as RLs." Então posso concluir que se eu acionar o 4x4 no botão do painel, a CT vai engrenar o cardã dianteiro, porém se os tubos de vácuo estiverem rompidos, mesmo a válvula solenóide abrindo, não vai haver engate das RLs?
    Abração
    Anthoniusnikos Nota: Rogerrm, vamos nessa parada juntos.
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #70
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    É isso ae, 4x4 é meio complicado no começo , mas depois vemos que é simples em termos de funcionamento e acionamento!

    Creio que eu e você estamos sim, pensando a mesma coisa, porque não aadianta somente Acionar as RL's, se não tem nada que faça girar, sendo assim , acionando o botão, ela engrena o cardã, e nos fizemos o resto manual!

    Isso que vc está pensando ser?


    @EDIT

    Amanhã, vou abrir a roda pra ver de perto o sistema, e ver (deduzir) como e o encaixe pituto , etc!
    E se eu quiser, será que da pra travar ela com a mão e por a tampa? pra poder passar a vontadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de dar aquelas patinadas, e aproveitar de verdade o potencial dela
    4X4 Brasil

  • #71
    Acho que está certo Rogerrm! Então o PITUTO só vai servir para travar as RLs......!!!!!! E quando se quiser as RLs livres, puxa o PITUTO ! E o botão do painel liga e desliga a CT quando a gente quiser.
    C@R@.....! YYYOOO ! Como não tinha concluído isso antes !
    Sds
    4X4 Brasil

  • #72
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    53
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Cbridi, se ler novamente, vai concluir que tenho me referido as iguais a minha: 99/00, com roda livre, assim como aqueles que estão perguntando. Portando, a informação que tenho é que por não ter diferencial central, que compensaria a sincronização das rodas dianteiras e traseiras, vai forçar as engrenagens no asfalto seco, até na terra seca. Não fosse asssim, para quê o botão de engate e desengate da 4x4 ????????? Ficava ligado direto, então !!!!!!!
    Certo ? É isso mesmo ?
    Abração
    anthoniusnikos
    Camarada,

    Na msg que eu "retruquei" anteriormente, vc estava espantado com a afirmação do Edin em deixar as RLs sempre engatadas, perguntava se isso não causaria desgaste. Eu simplesmente retruquei afirmando que se a CT estivesse desacoplada não haveria desgaste por arrasto, mesmo com diferencial e cardã dianteiros girando o tempo inteiro.
    Leia o que o Edin escreveu e depois leia o que você escreveu...

    []'s chegando num entendimento...
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade