Troque as velas da minha Explorer e ligue, subi o giro até 4000RPM para ver se falhava, após retornar a lenta, começou a bater (batida metálica tipo pino), parece que caiu algo no cilindro, desliguei dei uma olhada e liguei novamente, e já no ligar começou a bater, a primeira suspeita é que tivesse entrado algo no cilindro. Hoje liguei novamente e para minha surpresa ela não bateu de imediato, pegou normal e um ou dois minutos depois é que começou a bater, deu duas batidas um pequeno intervalo e a seqüência de batidas. Estou em duvida, será que pode ser o esticador da corrente de comando que esta batendo? A batida é muito forte, bem alta.
Obrigado Orleans,
Só que acho que o problema é diferente, pois alenta esta norma com exceção desta batida, a pressão do óleo esta normal, se não fosse esta batida estaria tudo normal, por isto acho que o problema deve ser outro.
Novo teste!
Desliguei a válvula de controle de ar da marcha lente e a rotação caiu para menos de 500RPM e o batido sumiu, quando acelero ele volta, começa em torno de 800RPM.
Batidas intermitentes no motor pode ser falta de lubrificação na parte superior. O problema de pressão no óleo do meu carro, só apareceu muitos dias após começar o problema. Com relação à marcha lenta, foi só coincidência apresentar variações ao mesmo tempo que os estalos, um defeito não tem nada haver com o outro, apesar dos dois terem sido gerados por excesso de sujeira (borra). Como está a cor do seu óleo? Se ficar muito escuro pouco tempo após a troca, pode ser borra. No início, essa sujeira dentro do cárter, dificulta a circulação do óleo em determinados momentos, com o tempo ela entope o tubo de sucção e o óleo para completamente de lubrificar a parte superior (cabeçotes), e aí a coisa pode ficar feia. Não descarte essa possibilidade e vamos ver o que os outros amigos te aconselham. Abraços
Já comecei a desmontar, primeiro pretendo trocar a corrente de comando e verificar o carter para ver se não tem borra entupindo o pescador, conforme vc falou. Consigo tirar o carter com o motor no lugar?
A tampa do cárter pode ser removida com o motor no lugar. Mas, p'rá ter acesso, tem que tirar o que tiver pela frente: Motor de partida, eixo dianteiro, suporte do eixo dianteiro, molas de torção, etc.
Remover a tampa dianteira para trocar a corrente de comando ou o esticador também é uma tarefa que requer desmontar bastante coisa e com acesso complicado.
Já tem certeza que o ruído vem da corrente? É claro que coincidências acontecem, mas se o ruído começou somente depois que trocou as velas, deve ser alguma relacionada à esta troca - o que não é o caso da corrente de comando. Experimente utilizar uma mangueira como estetoscópio para tentar identificar a origem do barulho e, talvez, consiga evitar fazer este serviço.
Pode também ser que alguma válvula esteja batendo. Porque você suspeitou que tinha caído alguma coisa no cilindro? Quebrou alguma vela na hora de tirar? Algum eletrodo partido? As velas são da mesma especificação da original?
Utilizamos um elevador para levantar o carro; Retiramos dois parafusos dos braços/diferencial dianteiro, permitindo que ele descesse; As duas patilhas foram soltas; O motor foi um pouco suspenso com uma talha; Por baixo do carro, a tampa do cárter foi retirada no sentido dianteira --> traseira.
O que atrapalha a retirada da tampa é o tudo de sucção/pescador, mas com jeito sai fácil.
Quando comentei com você sobre possível borra no motor, foi por ter passado esse sufoco recentemente, e graças a uma sugestão do Márcio, conseguir salvar o motor do meu carro a tempo de não danificar nenhuma peça. Atualmente ele está perfeito.
No seu lugar, pegaria essas sugestões que o Márcio te passou e faria uma verificação em todas elas, deixando a retirada da tampa do cárter por último.
Algumas pessoas verificam se existe borra no motor, simplesmente olhando se a tampa do óleo está suja, porém, na Explorer isso não funciona, o cano que vai da tampa dos balancins até a tampa do bocal de óleo, impede a sujeira de chegar até lá. O motor da minha Explorer tinha MUITA borra, e a tampa de óleo estava limpa.
Se estiver perto de trocar o seu óleo, derrame ele em um balde, e dê uma boa analisada.
Para retirar o Carter vou ter que soltar o motor da caixa por causa dos dois guias que impede o mesmo de descer . Comecei a abrir o motor nas horas vagas, já desmontei até os cabeçotes, na cabeça do pistão não tem nada inclusive ele esta com aparência de novo os cilindros parecem não terem desgaste, as válvulas parassem estarem boas, os tuchos parecem normais. Tudo limpo até agora nada de borra. Vou desmontar a parte de baixo para tentar localizar o motivo da batida, espero ter sorte, pois tudo que poderia ser parece que não é. Pelo tipo e altura do som deve ser algo fácil de identificar depois de desmontado.
Aproveita antes e verifica a polia tensora e o tensor da correia.
Vou verificar, mas não acredito que seja, pois não é chiado e sim um batido metálico e compassado semelhante à batida de válvula só que 10 vezes mais forte, com certeza algo esta solto ou com folga.
Vou verificar, mas não acredito que seja, pois não é chiado e sim um batido metálico e compassado semelhante à batida de válvula só que 10 vezes mais forte, com certeza algo esta solto ou com folga.