Postado originalmente por
opala66joao@hotmail.com
Ae pessoal,
Hoje chegou ao fim a instalação do cambio,coroa e pinhao na F-1000. Deu um certo trabalho a coroa e pinhao maior,mesmo sendo para aquele modelo de diferencial,existe uma certa regulagem e ajustes a serem feitos o que exige um bom torneiro,paciência e tempo.
O CAMBIO: Clark da caixa grande,conhecido como capelinha,o famoso ré pra frente,na instalação nada de segredos,apenas dois furos da caixa seca precisou ser refeito,oleo novo e pau na maquina. Lá dentro utilizo a mesma manopla só troquei a escrita das relações das marchas.
O DIFERENCIAL: Combinei com um amigo,comerciante de 4x4 que utiliza esse forum(DANILO),ele me fez ótimos negocios inclusive com o cambio e peças novas,qualidade e garantia,me encomendou na engrecon (meio do ano passado) a coroa e pinhao da série turbo,a mais longa das f-1000,foi fabricado e em longos meses recebi a peça. A instalação foi um tanto demorada,os calços da lateral precisaram ser re-feitos,mais grossos,algumas partes de dentro foram aliviadas para caber o mesmo,isso por que a peça é muito bruta,comparado com a original nem se fale,dois dentes fino de uma da a outra
... Após idas e vindas do torneiro lá estava montado e pronto para andar,regulado com as pontas de eixo e travas e a area de contato.
O TESTE: Como já havia dito,antes de comprar eu havia testado um diferencial da turbo original,com a relação 2,72 se nao me engano,a diferença foi brutal,sobrava giro pra tudo e via o motor girando mais livre. Hoje com o meu diferencial já devidamente "em pé" colocamos ela na rodovia com vento de traves (5km/h) pra Body Lift e pneus bf é um *%$&#*@&!# ... E lá vamos,marcha por marcha,sempre no verde,fizemos a velocidade de cruzeiro,120km/h em 5a marcando abaixo do verde,entre 10 e 15 no contagiro. Na volta fizemos a média mais pesada,em quarta ela anda demais,só que o giro entra no vermelho,na quinta marcha ela entrou nos 180 do painel e adivinha,o cabo do velocimetro guspiu longe,rodamos mais um pouco e deu pra sentir que vai embora com a fuça pra cima e nada de vermelho em quinta! O cabo do velocimetro ja tinha sido ajustado para o novo cambio,então nao tem nada de "mutreta".
Depois de tanto tempo sem F-1000,agradeço ao Danilo da 4X4 TRANSMISSÃO e o povo da oficina aqui...