"O "tec-tec-tec" era ocasionando por defeito nos dentes das engrenagens da corrente de comando, desequilibrando todo o sistema"
O defeito era causado por um dente de uma engranagem, todos os dentes de uma ou de todas engrenagens?
Imagino que isso que você relata foi o que te foi dito na concessionária e por terem trocado tudo certamente nem eles devem saber exatamente qual peça era a defeituosa. Se não teria trocado só ela ou elas. No caso as 3 engrenagens.
Só se fosse um defeito de projeto justificaria a troca de todas as peças e de certa forma pode ser já que tem vário outros relatos desse problema no fórum. Se for um defeito de projeto a Ford demorou 4 anos pra descobrir? Acho que também não ou todas as Ranger e Troler teria esse defeito.
Eu acho que isso aí não é nada de tão grave. O custo dessas peças para a Ford certamente não chega a R$500,00. Mais caro pra ela deve ser o custo da mão de obra que teve que pagar para a concessionária. Para a Ford é melhor mesmo autorizar a troca de tudo do que arriscar a ter que pagar duas vezes para a concessionária.
Concordo que percebendo o problema ainda dentro da garantia deve correr pra consertar. Fora da garantia não precisa se desesperar tanto, basta procurar uma boa oficina que trocando só a peça defeituosa, não gasta nem 10% do que está na lista da concessionária.
Não há motivo para tanto terror.