x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 28

Alex,

Só fizeram teste de diagnóstico? Não fizeram teste dinâmico?

Sds,
    Sukys

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Alex,

Só fizeram teste de diagnóstico? Não fizeram teste dinâmico?
    Teste dinâmico? Se fosse meu o veículo não permitiria ainda mais pelos funcionários de concessionária! Divido que exista qualquer tipo de procedimentos técnicos disponibilizado pelos fabricantes para esse tipo de teste.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Teste dinâmico faça você mesmo. Se fizer na concessionária vão dar um pau do cacete na tua caminhonete.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Mais uma

Uma coisa que não sei se foi citada é que o abs leva o motirista principalmente os mais exprerientes a ter de reaprender a reagir nas situações de emergencia.
    Explico, em situação de emergencia sem abs no molhado, era aconcelhado a dar pequenas bombadas no freio para evitar o travamento, porem no abs, esse reflexo deve ser esquecido, ou ira enviar mensagens erradas a central de controle do abs atrapalhando as reações que deveriam ser tomadas em uma emergencia.
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

COncertezaa...
    agora é meter o pesão no fundo e deixar que o freio resolva...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

Acelerar e em seguida meter o pé no freio não deixa de ser um teste, VAI DE QUEM FAZ, mas não é sobre isso que me referi.

Existem diversos níveis de teste dinâmico para ABS e no mais simples, que é o teste dos sensores de roda, o carro nem precisa estar em movimento, basta a roda estar em giro.

Situação: roda fônica torta, sensor solto ou mal posicionado.
    Não tem diagnóstico no mundo que identifica tal coisa de forma ESTÁTICA - tem diagnóstico que nem identifica a presença/ausência de sensor - só que com problema nos sensores das rodas o funcionamento do ABS fica muitíssimo comprometido.

Não conheço detalhes de diagnóstico do ABS da Ranger, que por ser sistema mais atual deva ter histórico de falhas, só que o diagnóstico, ISOLADAMENTE, vale para situações de manutenção preventiva e nunca ISOLADAMENTE para situações onde exista suspeita de mal funcionamento, mesmo que a suspeita seja do dono, e mesmo que o dono não entenda lhufas de carro, porque freio é item de segurança e sob a menor suspeita deve ser checado de forma integral.
    Diagnóstico estático - e até dinâmico - não substituem outras formas de checagem, digamos, clássicas. Fosse assim muito mecânico não comeria tanta bola com scanner na mão, porque diagnóstico via scanner tem que ser encarado com reservas, e isso SEMPRE.

Há coisa de cinco ou seis anos atrás um dono de Passat teve problemas no ABS. O carro passou por mais de uma autorizada, foi levado à VW (pelo menos foi o que disseram em uma das autorizadas) e teve o seguinte diagnóstico: ABS condenado, troca de TODO sistema, tanto hidráulico quanto eletrônico, coisa de 6000~7000 dólares à época.
    Inconformado com a troca absurda, o dono do carro levou o dito para uma certa oficina, o dono desta oficina me pediu um help, e em não mais de cinco minutos identifiquei o problema no osciloscópio: instabilidade no sinal do sensor da roda traseira esquerda, ocasionado pela roda fônica empenada.
    Isso é caso real e em MP posso passar o nome da oficina, e se alguém entrar em contato com a oficina terá este fato narrado com maiores detalhes, porque a orelhada da autorizada - pra não dizer irresponsabilidade - foi das grandes, e só fiz um resumo.

Marbo,

Não sei onde você ouviu isso, mas bombar freio NÃO EVITA travamento de roda, pelo contrário, além do que aumenta a chance de desvio de rota, mesmo em carro que NÃO tenha ABS e ainda mais em piso molhado, onde o freio tem que ser tratado com suavidade até em situação de pânico.

Em tempo, rapidez na ação é uma coisa, suavidade na ação é outra bem diferente.

Sds,
    Sukys

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Pisar na embreagem no momento de frenagem "tipo pânico" é algo que deve ser feito sempre, independentemente da existência de ABS. Primeiro, para não diminuir a eficiência do freio ocasionada pelo motor engrenado.
    Olá, Sukis.

Desculpe a ignorância, mas não entendi como ou porque o "motor engrenado" iria diminuir a eficiência do freio. Poderia me explicar?

Márcio

Márcio,

A razão é simples, sem pisar na embragem o freio terá que deter o veículo e o motor, e quanto maior a rotação do motor maior a potência gerada, até o limite de potência, é claro.

Sds,
    Sukys

Sukys

Como é então que se deve fazer com carro automático?

Cambio automático não tem pedal de embreagem, logo, não se faz nada...

Veja só, Magon, a questão é sobre frenagem de emergência, e freio em bom estado de conservação deve segurar não só o carro como também motor, só que pisando na embreagem o freio terá uma reserva a mais pra frenagem ou até diminuir o tempo de resposta. Dependendo do freio, da potência do motor, do peso do carro, da velocidade, etc, isso pode até passar batido, mas a chance do motor morrer em frenagem de pânico é muito grande, e isso em qualquer carro equipado com câmbio manual, daí fica impossível uma eventual retomada em rota de fuga.

Câmbio automático tem acoplamento viscoso (pelo menos a maioria) e em frenagem de pânico não só haverá um deslizamento no acoplamento como o próprio câmbio fará uma redução automática, daí não só o freio terá algum refresco como também será mais fácil uma eventual retomada.
    Com câmbio automático fica complicado falar de forma genérica, ainda mais se tiver gerenciamento eletrônico, mas acredito que boa parte deles de comporte desta forma.

Em termos de manutenção de controle, frenagem de pânico é a pior coisa que existe, e o ideal é sempre dirigir de forma defensiva, coisa que pouquíssima gente faz, embora seja extremamente simples de se fazer.

Sds,
    Sukys

Ok Sukys

Mas ainda considero que depende da situação , se voce está a 40 km /h e precisa freiar de emergencia, me parece natural pisar no freio e embreagem ao mesmo tempo , mas a 120 km/h(vai andar uns 70-80 m até parar) me parece mais seguro pisar no freio primeiro e quando estiver proximo a uns 30km/h , aí sim pisar na embreagem , isso com ou sem ABS porque mesmo que pouco o motor ajuda a freiar.

O ABS tem evoluido e tenho visto em algumas propagandas algo como ABS que tem algum recurso para freiadas de panico , alguem sabe o que é isso?

Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    fala galera!

ta acontecendo alguma coisa com o freio abs da minha ranger. ela ta indo pra revisao dos 50mil terça feira e queria tirar essa duvida.
    tive que freiar forte um dia desses e os freios fizeram um barulho e tb senti no pedal alguma coisa parecida com metal com metal, tipo um barulho similar ao de quando amolamos uma faca! tipo..."tim, tim, tim" estranhei isso na hora pq ela nunca tinha feito esse barulho antes quando precisei dos freios. no dia seguinte fiz um teste e novamente ouvi o barulho. é um barulho de um atrito mt forte entre metais.
    gostaria da opinião de vcs! sera que ta com algum problema? lembrando que isso so acontece quando freio forte (quando o abs entra em ação). pois vou leva-la na revisao na ford e nao queria ser tapiado por uma eventual troca de di$cos de freio!

o modelo da minha é a 3.0 xlt com abs nas 4.

falou galera!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

Permissões de Postagem