Lamento em discordar de vc Pequeno, mas acho que a 2.8 é o melhor custo beneficio.
Claro que a eletronica eh melhor (polui menos, anda mais, gasta um pouco menos etc)
Mas um filtro de Lubrificante da 2.8 custa R$ 20,00 na FORD original, e da 3.0 custa R$ 89,00, o sistema de bicos pizoeletricos (Acho que eh isso) deve ser uma fortuna, claro que isso eh coisa que não deve dar problema facil, mas pense como um cara aqui da minha cidade teve que trocar as correntes de comando da 3.0 dele, são projetadas para agentar 300 mil km e se o cara cuidar e der um pouco de sorte dura muito mais, mas ele como um verdadeiro "Jumento" na minha opinião ficou sem bateria e tentou fazer pegar no tranco.
Alem de não pegar Ainda conseguiu danificar as danadas correntes de comando que são 2, na FORD custa R$ 3200,00 cada uma, ou seja R$ 6400,00 de 2 correntes. que na 2.8 a correia dentada faz o mesmo papel e custa R$ 400,00 (E eu pessoalmente compro da marca Internacional, que é a fabricante do motor e dai custa R$ 80,00) mas imagina (Preços originais) R$ 6400,00 contra R$ 400,00.
Pode ser que a Ford daqui esta viajando, e abusando, mas coisa relativamente nova eh assim mesmo, eles metem a faca.
Dai o cara consegui internacional (do fabricante por R$ 800,00 cada ou seja uma despesa de R$ 1600,00 só nas correntes)
Então digo e repito, lá em casa temos 2 Rangers, 1 3.0 e outra 2.8 mas a 2.8 em manutenção eh mais facil e tem peças em tudo que eh lugar.
Agora claro que isso eh evolutivo, ou seja quando foi lançado a Ranger 3.0 o filtro de combustivel custava R$ 370,00 agora tá R$ 140,00.
Com o aparecimento dos filtros paralelos o preço caiu bem, pois até uns 3 meses atraz não consegui achar no mercado filtros da 3.0 paralelos) e mesmo se tivesse não poderia colocar a custo de perder a Garantia da Ford.
Portanto da 3.0 temos garantia até Março 2009 se fizer todas as revisões etc e até lá gasto um pouco nas revisões na base de R$ 400,00 por revisão (Filtros Oleo e MO) mas não me preocupo com problemas maiores (Motor, Caixa Diferencial, coisas do tipo)
Depois de Março de 2009 certante vai ter estabilizado bem os preços, caso negativo pego uma 0 KM novamente, para ter 3 anos de garantia novamente.
Tem relatos de um problema no sistema commum rail e o custo do reparo ficaria em R$ 8000,00 entre MO e peças (Bicos bomba etc) então eh algo absurdo, com R$ 8000,00 vc faz uma retifica completa em BOMBA, troca Bicos e faz completo de motor e turbina de uma Ranger 2.8.
Lembrando que isso não é privilégio da Ranger e sim dos motores eletronicos ou seja (Ranger, S-10, Frontier, Hilux e a L-200 já tem as peças caras por natureza não precisa nem se eletronico
Concluindo Pequeno.
Acho que a 2.8 tem um custo melhor por hora, sem contar que tem que andar nas 2, ou seja 2.8 e 3.0 na cidade a diferença eh grande pelo pouco torque em baixas rotações (abaixo de 1800 rpm) da 3.0 pois alem de não ter TGV tem motor 16 valvulas, o que faz o torque em baixa ser menor.
Meu pai por ex compramos a 3.0 pra ele e eu fiquei com a 2002 que tinhamos e meu pai não gostava da 3.0 pois ele anda quase que 100% na cidade em menos de 50 KM/h ou seja não eh o forte dela, dai trocamos a que tinhamos a 2002 por uma modelo novo 2.8 agora ele tah feliz da vida, pois a 2.8 eh boa em torque em baixa e eu feliz com a 3.0 pois uso ela somente para viajar e faço uns 2500 km/mes na estrada.
Ou seja ficou bom, lembrando que externamente são idênticas, mudando somente a logo de Power Stroke Eletronic 3.0, e dentro muda o painel (com coimputador de bordo da 3.0 e MP3, e um volante diferente senão são identicas.
Um grande abraço
Claro que a eletronica eh melhor (polui menos, anda mais, gasta um pouco menos etc)
Mas um filtro de Lubrificante da 2.8 custa R$ 20,00 na FORD original, e da 3.0 custa R$ 89,00, o sistema de bicos pizoeletricos (Acho que eh isso) deve ser uma fortuna, claro que isso eh coisa que não deve dar problema facil, mas pense como um cara aqui da minha cidade teve que trocar as correntes de comando da 3.0 dele, são projetadas para agentar 300 mil km e se o cara cuidar e der um pouco de sorte dura muito mais, mas ele como um verdadeiro "Jumento" na minha opinião ficou sem bateria e tentou fazer pegar no tranco.
Alem de não pegar Ainda conseguiu danificar as danadas correntes de comando que são 2, na FORD custa R$ 3200,00 cada uma, ou seja R$ 6400,00 de 2 correntes. que na 2.8 a correia dentada faz o mesmo papel e custa R$ 400,00 (E eu pessoalmente compro da marca Internacional, que é a fabricante do motor e dai custa R$ 80,00) mas imagina (Preços originais) R$ 6400,00 contra R$ 400,00.
Pode ser que a Ford daqui esta viajando, e abusando, mas coisa relativamente nova eh assim mesmo, eles metem a faca.
Dai o cara consegui internacional (do fabricante por R$ 800,00 cada ou seja uma despesa de R$ 1600,00 só nas correntes)
Então digo e repito, lá em casa temos 2 Rangers, 1 3.0 e outra 2.8 mas a 2.8 em manutenção eh mais facil e tem peças em tudo que eh lugar.
Agora claro que isso eh evolutivo, ou seja quando foi lançado a Ranger 3.0 o filtro de combustivel custava R$ 370,00 agora tá R$ 140,00.
Com o aparecimento dos filtros paralelos o preço caiu bem, pois até uns 3 meses atraz não consegui achar no mercado filtros da 3.0 paralelos) e mesmo se tivesse não poderia colocar a custo de perder a Garantia da Ford.
Portanto da 3.0 temos garantia até Março 2009 se fizer todas as revisões etc e até lá gasto um pouco nas revisões na base de R$ 400,00 por revisão (Filtros Oleo e MO) mas não me preocupo com problemas maiores (Motor, Caixa Diferencial, coisas do tipo)
Depois de Março de 2009 certante vai ter estabilizado bem os preços, caso negativo pego uma 0 KM novamente, para ter 3 anos de garantia novamente.
Tem relatos de um problema no sistema commum rail e o custo do reparo ficaria em R$ 8000,00 entre MO e peças (Bicos bomba etc) então eh algo absurdo, com R$ 8000,00 vc faz uma retifica completa em BOMBA, troca Bicos e faz completo de motor e turbina de uma Ranger 2.8.
Lembrando que isso não é privilégio da Ranger e sim dos motores eletronicos ou seja (Ranger, S-10, Frontier, Hilux e a L-200 já tem as peças caras por natureza não precisa nem se eletronico
Concluindo Pequeno.
Acho que a 2.8 tem um custo melhor por hora, sem contar que tem que andar nas 2, ou seja 2.8 e 3.0 na cidade a diferença eh grande pelo pouco torque em baixas rotações (abaixo de 1800 rpm) da 3.0 pois alem de não ter TGV tem motor 16 valvulas, o que faz o torque em baixa ser menor.
Meu pai por ex compramos a 3.0 pra ele e eu fiquei com a 2002 que tinhamos e meu pai não gostava da 3.0 pois ele anda quase que 100% na cidade em menos de 50 KM/h ou seja não eh o forte dela, dai trocamos a que tinhamos a 2002 por uma modelo novo 2.8 agora ele tah feliz da vida, pois a 2.8 eh boa em torque em baixa e eu feliz com a 3.0 pois uso ela somente para viajar e faço uns 2500 km/mes na estrada.
Ou seja ficou bom, lembrando que externamente são idênticas, mudando somente a logo de Power Stroke Eletronic 3.0, e dentro muda o painel (com coimputador de bordo da 3.0 e MP3, e um volante diferente senão são identicas.
Um grande abraço