x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2

    Question Amortecedor estragado danifica pneus?!?




    Relaxei um pouco no alinhamento e balanceamento dos meus pneus e observei o desgaste acentuado das laterais dos pneus dianteiros, que suponho seja problema no alinhamento.

    Levei a viatura para alinhar e balancear jogar os dianteiros para traseira, rodar mais uns 10k e substituir os 04.

    O alinhador me disse que o problema não seria o alinhamento.
    Os pneus dianteiros teriam se desgastado devido aos amortecedores estarem estragados!

    Dúvidas:
    1-Amortecedores estragados causariam este desgaste nas laterais dos pneus?
    2-Não percebo o suposto problema nos amortecedores. Ao exigir da suspensão a caminhonete não oscila nem um pouco (apenas retorna à "posição" original). Existe algum outro sintoma para problema nos amortecedores?

  • #2
    1) sim.
    Qual é a picape?

  • #3
    Cara

    Da experiencia que tenho este mecanico esta querendo te levar uns amortecedores pois quando os mesmos estão estourados ou ja sem ação, e voce roda por muito tempo o resultado é que voce vai ter um pneu todo ondulado danificando a banda de rodagem. Agora pra confirmar voce pode fazer o alinhamento e rodizio e aconpanhar e ve como se comporta a viatura. É o que eu faria
    Abraços
    Marcelo

  • #4
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Wallace,

    É uma ranger CD 2001 calçada com Firestone FSR 255/75 R15 (o pior pneu que existe).

    MarBo,

    A minha impressão também é que o cara queria me empurrar uns amortecedores.
    Mas a minha maior dúvida é se existe algum outro sintoma para os amortecedores estragados? além do carro ficar oscilando após passar em um buraco ou quando balançamos a corroceria dele quando parado.

    Em um estágio de desgaste inicial como perceber que os amortecedores estão ruins? Só com aqueles testes das oficinas de suspensão?
    Em

  • #5
    Discutimos isto na lista da Comunidade Ranger, um colega que tem uma Explorer e colocou BFs novos estava com este problema também.Ele já tinha feito alinhamento, geometria completa,etc e não resolveu...

    Leva num lugar que faz vistoria de GNV e pede pra fazer o teste só dos amortecedores. Talvez o cara nem te cobre ou cobre menos do que numa oficina. É a maneira mais correta pra evitar dúvidas.

    Agora, a mais prática é saber quantos km vc já rodou com esses amortecedores pra ter pelo menos uma idéia se estão realmente gastos....

    Tem também a calibragem, se você rodou com ela baixa vai gastar mais nas laterais mesmo... De qualquer maneira, se o carro não está instável e vc não percebe problemas nos amortecedores, verifique a calibragem, faça a geometria e espere mais uns kms pra ver se o problema foi sanado...
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #6
    Da uma olhada em volta do amortecedor.Normalmente quando ele ta melado de oleo, ja perdeu a pressao e so um novo...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #7
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    O aspecto dos amortecedores é bom, sem sujeira de óleo.

    Rodando não percebo os sintomas comuns de amortecedores ruins ( o carro não ondula quando passa em buracos).

    O problema é que acabei de colocar 4 pneus novos nela e estou com a maior pena de "perder" um pouco dos pneus por causa destes supostos amortecedores estragados. Ao mesmo tempo estou com alguma restrição orçcamentária pelo pagamentos dos pneus novos.

    MarBO,
    Quanto tempo seria necessário para acompanhar se os pneus novos estão deformando por causa dos amortecedores?

    Gouveia,
    Eu já rodei 50k com estes amortecedores.

    Recentemente levei ela na autorizada da ford (só para verificar quanto ficaria e o que eles iriam fazer na revisão de 100k) eles orçaram a troca das correias, regulagem dos tuchos, ... (nada de amortecedores)

    Acho que o jeito vai ser seguir a sugestão do Gouveia, fazer um teste nos amortecedores e provavelmente gastar uns R$ 650 em 04 novos.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    1) sim.
    Qual é a picape?
    Por que, Wallace? Não vejo relação entre as duas coisas...

    suspensão desalinhada, isso sim, aumenta o desgaste dos pneus!

  • #9
    Um amortecedor sem ação faz até o pneu (e roda) ficar pulando como louco depois de passar por um calombo ou buraco.
    O amortecedor é o freio da mola.
    Se a mola não é freiada ela vai ficar trabalhando mais (ocilando).
    Ai é claro que o pneu vai trabalhar mais, e isso pode até gerar um maior aquecimento do pneu que vai gastar ele ainda mais.
    Tudo influi no desgaste dos pneus.

  • #10
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    1,627
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Um amortecedor sem ação faz até o pneu (e roda) ficar pulando como louco depois de passar por um calombo ou buraco.
    O amortecedor é o freio da mola.
    Se a mola não é freiada ela vai ficar trabalhando mais (ocilando).
    Ai é claro que o pneu vai trabalhar mais, e isso pode até gerar um maior aquecimento do pneu que vai gastar ele ainda mais.
    Tudo influi no desgaste dos pneus.
    Wallace,

    Concordo com você. A minha dúvida é que não sinto a caminhonete oscilar nem um pouquinho, e imaginava que para estragar os pneus eu deveria sentir um mínimo de mau funcionamento nos amortecedores.

    Passei o fim de semana procurando onde testar os amortecedores e descobri que, aqui em Natal, aquelas maquinazinhas que fazem o carro ficar pulando (elas devem é danificar qualquer amortecedor) só servem para carros de passeio.

    Um mecânico de uma das oficinas que passei, que me pareceu bastante seguro, disse que dificilmente eu veria uma caminhonete oscilando igual a um carro de passeio com o amortecedor estragado. Ele diz que pela suspensão ser mais dura praticamente não se percebe que os amortecedores estão ruins e que o jeito é seguir o plano de manutenção e trocá-los entre 40 e 50k.

    Então é o jeito. No fds gastar mais uns R$ 700,00 em quatro amortecedores...

  • #11
    Amortecedores que eu saiba não interferem no desgaste do pneu, se está comendo por dentro pode ser convergência ou canbagem, mas amortecedor???? Pode ocorrer de escamar a banda de rodagens, mas , é sintoma de rolamento com defeito.
    Esta semana fiz rodizio na minha ranger, estava comendo por dentro, era cambagem , estava mais fechado um lado do que o outro, e isto já faz o pneu desgastar em poucos dias.

    Jean

  • #12
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    63
    Posts
    4,628
    Agradecimentos: 0
    Aí pessoal, com o amortecedor fora de ação o pneu pula muito e pode sim comer a banda de rodagem irregularmente em ondulações, bem como em frenagem.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade