Postado originalmente por
Edintruder
Desmontei o Rolamento dianteiro velho da minha Ranger. Para minha surpresa, mais uma vez a Ford criou uma peça para forçar a substituição por peças originais caríssimas!
A capa externa do rolamento é feita no próprio cubo, dessa forma não tem como apenas remover e colocar um rolamento novo, pois ao inutilizar o rolamento automaticamente se descarta essa peça.
O que dá para fazer é usar um par de rolamentos 29101 que tem 80mm externo e com o rolamento na mão mandar tornear o cubo para encaixar os rolamentos. O problema é que esses rolamentos não pussuem capa para proteger de poeira e tem 26mm de largura.
Os rolamentos de segunda linha que compramos, vêm com rolamentos 32009x, que tem 76mm externo e com os mesmos 26mm de largura, porém quando as empresas montam esses kits, eles torneiam a capa interna para reduzir a largura para caberem os dois rolamentos lado a lado e instalam uma capa para protegem da poeira.
Por hora estou com mão atadas pois os rolamentos cônicos que temos no mercado não possuem a capa de proteção e com certeza o conjunto não vai durar. conheci uma cara que teve esse problema e experimentou colocar 3 rolamentros de esfera blindados, porém não agüentaram um mês...
O modelo da Cherokee é muito diferente no tamanho, então não dá nem para o começo.
Estou pensando que talvez dê para instalar um retentor de graxa e dessa forma possa ser usado sem problemas os rolamentos 29101, torneando apenas a largura externa da capa interna, pois não prejudica seu funcionamento, porém para não degradar o retentor, tenha que ser usado óleo 90 ou 130 dentro dos cubos de roda. Dessa forma terei que ver a medida da homocinética, poir originalmente tem um tapa-pó no lado de dentro e o mais difícil que é colocar outro retentor entre o cubo e o flange da roda.