Vamos lá, existen dezenas de opções de opções para "levantar sua explorer" mas a melhor solução vai depender da utilização que pretende dar a ela e o quanto está disposto a gastar.
visite o www.explorer4x4.com participe do www.explorerforum.com e vai ver que tem muito recurso
O mais barato efetivamente é o body lift. Permite calçar pneus maiores porém não altera a altura livre do solo, consquentemente mantém os angulos de atáque, saída, vão central, etc.. originais. Dá pra se divertir bastante no off-road. O Seba da equipe Spider Rock Crawling tem uma Navarro (explorer montada pela mazda) e pratica bastante. Pra ajudar ele tem bloqueio e guincho...
Disposto a gastar mais?
Bom tem vários kits de suspensão nos EUA.
RCD, Superlift, Dixon Bros, Perry Macneil, Rancho, FST... cada mais adequado à utilização.
Existem kits bolt-on que "calçam"a suspensão, permitindo maior altura livre do solo. É o caso do superlift e do RCD. Já o Dixon Bros tem um kit long travel mas mantendo o sistema de bandejas (para as >1994) com amortecedores coil over. Para a sua 94 é possível calçar as molas ou usar molas maiores tbem. Outra alternativa é o Solid Axel Swap que tá virando febre. Para isso um eixo rígido da cherokee ou do troller e radius arms tipo Troller, Land, Engesa... dá muito curso de suspensão e ótimo desempenho off-road
Enfim, são muitas opções, pra passeio light até rock crawling.
Quanto ao amortecedor, cada modelo de suspensão vai pedir por um modelo diferente. Se for manter stock, usa o Rancho mesmo, vai muito bem.
Se quiser fazer o bodi lift, te mando as fotos de cada ítem e o passo a passo, fiz ha uns 4 anos atras, na garagem de casa, moleza.
Aí vão algumas fotos de xplorer modificadas
Abraço
Marco Mendonça
xplorer 4x4