Postado originalmente por
j.sebastian
Márcio!
Essa é uma explicação "plausivel"
... a A4LD só controla eletronicamente a OD e o lock-up do conversor.
Por outro lado, se fosse assim, não poderiamos trocar, por exemplo, diametro de pneus, q fariam a caixa trabalhar em esforços diferentes (dos 235 originais para meus atuais 33" tem uns 15% de diferença!)
Eu acho q o cambio automático tem q receber alguns cuidados básicos para funcionar bem e por muito tempo, independentemente do combustível utilizado no motor... trocas de atf com 30 ou 40 mil km, por exemplo... trocar o filtro tbem... um filtro externo tbem ajuda!
Mas o maior problema é em relação à temperatura! O "tow package" da Explorer vem com um radiador auxiliar na grade dianteira, alem do elemento interno do radiador de água... eu ainda coloquei MAIS um radiador, em série com esses dois... o ideal seria colocar algum com uma ventoinha elétrica própria... ainda vou pensar nisso!
Em relação ao gnv, eu usava com eletronica "convencional" até junho, qdo troquei o variador e emuladores por um chip duplo, gasolina e gnv, da gogastech. O consumo melhorou, assim como a performance. Quase não se percebe diferença entre gnv e gasolina no torque...
Seba