Eu creio que seja problema de familiaridade com o tipo de carro.
Meu visinho quando saiu de um Golf a gasolina para uma Ranger 2.8 queimou a embreagem dela com 10mil Km.
Primeiro erro:
- Dirigir com o pé em cima da embreagem
Segundo erro:
- Trocar de marcha com o pé atolado no acelerador (esse eu cometo)
Terceiro erro:
- Parar em subidas e ficar fazedo meia embreagem, ao inves de freiar
Quarto erro:
- No off-road, evite ficar pisando na embreagem ao atravessar trechos com água (as vezes, eu cometo este tb)
- Dirigir com o pé em cima da embreagem:
Dirigir com o pé em cima da embreagem é um erro de muitos. Isso faz com que ela deslise, e com o tempo vá para o espaço.
- Trocar de marcha com o pé atolado no acelerador:
É um motor muito forte, que tem muito torque. Trocar de marcha com o pé dentro fazem com se sua embreagem receba mais de 38Kgfm de torque sem está completamente acoplada. Ela deslisa muito nessa situação.
- Parar em subidas e ficar fazedo meia embreagem, ao inves de freiar:
Parar em ladeiras e ficar fazendo meia embreagem para a maioria dos carros não é muito problema. Mas para um carro que pesa 2 toneladas, ai sim isso vira um problema.
- No off-road, evite ficar pisando na embreagem ao atravessar trechos com água:
Teoricamente a água entra no sistema de embreagem e impede o seu perfeito acoplamento, fazendo com que ela deslise. Eu nunca tive este problema, mas já vi alguns amigos terem.
Tenta evitar estes 4 erros.
Garanto que você não terá mais problemas com sua embreagem.
Abraços.
Abraços.