x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Dúvidas - Tração e Pneus

Fala turma, tudo bom??
    Bom, tenha duas dúvidas uma é sobre tração, ou melhor um esclarecimento.

É o seguinte, tenho uma Explorer 94 4x4, ela tem a tração 4x4 e a low ranger, que é a reduzida. Acontece que alguns amigos e meu pai falam que eu posso colocar a tração 4x4, não a reduzida, só a tração em dias de chuva para andar no asfalto. Bom, lembro de ter lido que a tração, no caso da minha não se pode andar com ela ativada no asfalto. Mas se no caso eu tivesse uma Cherokee por exemplo, ou qualquer outra que tenha a opção de full time eu poderia ativar o full time e ela andava com a tração no asfalto. Bom, resumindo, o que eu entendi é isso, se não tiver a opção de full time, não posso ativar o 4x4 no asfalto, porque se não terei problemas. É isso mesmo o que eu entendi ou eu posso mesmo ativar o 4x4 da Explorer e não ter problemas??

E a outra é sobre o pneu, o pessoal que tem o BF mud terrain sente uma grande diferença de estabilidade quando anda no asfalto em dia de chuva? Eu sei que tem um pouco, bom eu imagino, mas não sei o quanto é, sei que não é igual a um pneu só para asfalto ou como o all terrain. Mas gostaria de saber se é uma grande diferença entre o all terrain e o mud em dias de chuva no asfalto, tipo o mud é mais "perigoso". É que estou querendo comprar um mud e o pessoal fala que é melhor não comprar por causa disso, que é melhor comprar um all do que o mud, por isso a pergunta, pois nunca dirigi com um mud na chuva no asfalto.

Um abraço pra galera.

Niracas,

Quanto ao Mud x AT, o problema não seria estabilidade em si, e sim aderência, já q o Mud tem menos borracha em contato com o chão.
    Em relação à tração:
    1°- Procure se informar se a Explorer tem diferencial central e como é a distribuição da tração pelas rodas. Dependendo de como for, se usar em 4x4 em piso com boa aderência (p. ex. asfalto seco) pode quebrar o diferencial em curvas, se a tração estiver distribuída por igual nas 4 rodas.
    2°- Por q vc quer usar em 4x4 no asfalto seco?

Abs

Fala Arbass,
    era isso mesmo o que eu queria dizer, não estabilidade, e sim aderência, confundi, ehehe, o mud teria menas aderência, ficaria mais liso, tipo "escorregadio".

No caso da tração, não sou eu que quero usar, eheheh, mas sim falam para usar no caso de chuva, para ter maior controle, o que eu acho que no caso da explorer ela não poderia usar, porque pode quebrar como você falou. A explorer não é o caso igual a alguns carros como o Lancer Evolution que tem tração e pode usar no asfalto para ter estabilidade, ou no caso dos quais tem a opção de full time. Mas era isso que eu queria saber, ou melhor, tirar a dúvida, que tração não é tudo igual e pode usar em todo lugar.

Bom é isso ai,
    valeu pela força
    abração.

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    Níracas, não sei mas acho que a explorer não tem diferêncial central (que permite a opção do full time), e neste caso se vc andar e não quebrar algo vai no mínimo ocasionar folgas e desgastes excessivos nos componentes (tb já cansaram de me falar estas pérolas ... em dia de chuva pode andar no asfalto ... ).

Quanto a diferença entre pneus essa existe, o all terrain é bem melhor que o mud no asfalto, mas o inverso tb é verdade, o mud é bem melhor que o all terrain no offroad (exceto na areia).

Grande José Augusto, tudo bom?

Então, a explorer não possui o diferêncial central, então ira quebrar ou deixar alguma folga como disse. Eu tinha noção disso, mas não certeza, eu só queria mesmo confirmar com o pessoal esse "grande mito", ehehehehe, falar com quem sabe mesmo do assunto, não com o pessoal que acha que é tudo igual e não tem problemas, "pode fazer que não tem problema, eu garanto" eheheheheh.
    Mas agora ta blz, já confirmei minha dúvida que no caso da explorer não posso colocar a tração no asfalto.

Valeu pela sua ajuda também.
    Abraço

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Com o piso molhado pode usar sem problemas o 4x4 pois a aderência se reduz bastante, e com velocidade elevada até com o asfalto seco, pois o acrescimo de velocidade reduz a pressão dos pneus contro o solo, reduzindo também a aderência. Inclusive com os pneus MUD, em calçamento de paralelepípedo eu uso 4x4 direto pois ela passa patinando e se atravessando toda, pois os MUD são duros e reduzem a aderência com o piso liso.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Agradecimentos: 0
    Niracas

Isso é um problema de LDM....
    Consiga o manual de sua Explo, para não ter dúvidas.

Sei que as mais recentes que a sua podem rodar numa boa com a 4x4 ligada, algumas ativam sozinho o sistema integral de tração quando o computador "sente" que alguma roda começa a se desgarrar...

Eu acredito que isso tem mais função quando há neve nos Eua, para ter necessidade de acionar a tração integral em cima do asfalto.

Diferença em dia de chuva em cima do asfalto com a tração integral? é,, vc poderá sentir alguma diferença sim, talvez andando como um louco a mais de 120, fazendo curvas no asfalto molhado no limite, de contra o bom senso de andar devagar na chuva...

Mas como não somos lokos...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04
    2. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45

Permissões de Postagem