Aproveitando pra dar mais um feedback...notei sensível melhora no consumo após a troca de válvula termostática. Eu sabia que haveria diferença no consumo mas nem tanto. Eu não medi ainda mas deu pra perceber que melhorou.
Boa noite!!
Galera, tenho uma ranger 2.3 16v 2008, a mesma simplesmente não esquenta, já troquei todos os sensores, botei a válvula termostática original e não tem jeito...as mangueiras ficam apenas mornas... Até o momento estou sem solução, já procurei vários mecânicos e nenhum resolveu.
Alguém já passou por isso?
Me ajudem por favor, estou andando com motor frio, e aqui no sul estamos chegando no inverno e a coisa vai ficar pior...estou danificando o motor.
A minha ranger também não tá aquecendo depois que o mecânico fez o serviço, ode ligo os fios do painel de navegação?
Infelizmente, com o óleo certo, 5x30, o nível tem baixado muito, tipo 1L entre 300 e 350 km... O interessante é que com o óleo 20x40 baixava meio litro nesta mesma kilometragem.
Estou quase convencendo o meu mecânico a abrir logo este motor.. ou vou usar o óleo "errado"!!!
Pois é pessoal...também tenho uma 2008-2.3 CD que só trabalha fria, esta semana trocarei a válvula pra ver o comportamento do veículo...e pra varia a cada 1000 km rodados um litro de 5w30 pra matar a sede desta beberrona de óleo.
Posto novidades assim que trocar a válvula, vou aproveitar e trocar a bomba d’água como medida preventiva aos seus pouco mais 130.000 rodados.
Pois é...
Normalizei o problema da temperatura fria instalando uma válvula termostatica original e, surpresa desagradável, agora o motor mostra claramente que está queimando óleo.
É a minha segunda ranger que, quando quente, começa a queimar óleo. Ja deu saudade dela fria....
Rapaz, troquei a válvula termostática da minha. Pra que eu fui fazer isso... O óleo que baixava 1L a cada 1000-1500Km passou a baixar a cada 300Km.
Retifiquei o cabeçote (pois segundo o mecânico não parecia ter folga visível nos cilindros), mas continua diminuindo. Talvez precise mexer no bloco.
Na minha ranger anterior, CD 2007, troquei os anéis de segmento e resolveu o problema... Vou fazer o mesmo na minha atual, CD 08, após a segunda dose da vacina AstraZeneca, lógico!
Boa tarde!
Também estou nesse dilema. comprei a Ranger faz uns 5 meses (2008 - XLT 2.3 16v), a temperatura sempre trabalhando próximo do mínimo. O veículo tem procedência, histórico de manutenções dos últimos 9 anos, etc...
Trocar sensores e válvula visando melhorar um pouquinho o consumo? Acho que não vou mexer nesse vespeiro.
Não sei se acontece na de vocês, mas a minha já liga a ventoinha junto com o motor. Não vi nenhuma gambiarra ou ligação direta da mesma...
Seguimos acompanhando.
Acho que se o problema da temperatura e recente recomendo voce fazer a troca, pois no longo prazo trabalhar a frio ira gerar problemas. O que voce pode fazer e´ pedir ao mecanico que guarde a valvula antiga (que provavelmente esta trabalhando aberta 100% do tempo), e se voce notar algum aumento excessivo no consumo de oleo coloca a antiga novamente.
Sobre a ventoinha, ela realmente trabalha direto e, pelo que entendi, aumenta a rotacao a medida que o sistema aquece.