Nunca andei com a ranger com motor submerso, mas a lógica é a mesma que se utiliza para Jeep a gasolina (sei que o tópico se refere a ranger), com a diferença que para o diesel não é necessário o isolamento da distribuição, bobina, etc...
Ja andei com Jeep a gasolina com o motor submerso, o que é bem pior do que no diesel, para tanto tinha snorkel par o interior do veículo (filtro em baixo do painel e com o escapamento alto, não tendo nehum problema. O que eventualmente acontecia, com o meu e com outros jeeps era apesar de estar isolada a distribuiçao, um pouco de umidade acabava igual penetrando, acabando por falhar (o que logicamente não acontece com o diesel) e em alguns jeeps com a hélice do radiador mecância, não elétrica, acabavam ficando sem força dentro da agua, pois esta funcionava praticamente como uma hélice de barco, na agua, deixando o motor fraco (o que pode acontecer com o 2.5, pois acho que a hélice é mecânica, não tenho certeza). Quanto ao escapamento, o ideal é ter este alto, evitando a entrada de água, porém em trechos pequenos de água, basta levar o motor com bastante rotação, par evitar a entrada de água.
Não sei se contribui muito, mas mesmo assim....
Abraços