
Postado originalmente por
Monster Flux
Fiz a troca do óleo do câmbio automático. Pelo método parcial, onde se abre o cárter, deixa escoar o óleo por gravidade e depois se faz a limpeza do ímã da tampa do cárter e a troca do filtro de óleo do câmbio.
Tem que trocar também a junta do cárter.
Depois se coloca o óleo novo. Foram 7 litros, sendo que a capacidade máxima do câmbio é de 10,5 l.
O câmbio ficou muito mais suave nas passagens das marchas, que ficaram quase imperceptíveis. A melhora foi impressionante.
Antes ocorria um forte tranco da 1ª para a 2ª (intermitente).
Esse tranco praticamente sumiu.
Fiz a troca com 105.500 Km.
Recomendo a todos, tanto a troca antes dos 200.000Km indicados no manual, como o método parcial (e não por diálise).
Por diálise não dá para trocar o filtro, pois não se abre o cárter nesse método.
Abaixo a imagem do câmbio, sem o cárter.
Usei o óleo da Valvoline (especificação Mercon LV que é a especificação exigida pela Ford).
Valvoline Max Live ATF para transmissão automática.
R$55,00 o litro.
Ranger XLT CD 3.2 AT 12/13