x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Alisson Ramalho
    Entrada
    04/08/2016
    Local
    Rio branco/AC
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    A topografia e o trânsito da cidade são fatores que pesam muito quando se fala de trânsito urbano. Em Belo Horizonte, 7 km/l foi só depois de reprogramada e olhe lá. Antes era ~6. Na estrada, você terá uma ideia melhor do consumo dela.

Alisson, disse aí sobre a calibragem. Eu rodava com 45 lb e hoje estou com 36. Você vai ter que achar sua relação de ganho x perda se for se preocupar com o consumo.

Abraço,

Miranda
    exatamente , muito bem colocada sua observação Miranda ..... muitos fatores vão definir esse consumo , nem vou começar a listar por q a Lista é enorme . Mas como regra geral , independentemente dos demais fatores , tem itens que vc pode se policiar para melhorar o consumo : manter a manutenção em dia , maneirar no pé , evitar peso desnecessário no veículo e calibrar / alinhar / balancear ...... o mais forte é o seu modo de condução , seguido pelo trânsito / topografia do local , manutenção em dia ; calibragem ; cargas desnecessárias .... enfim , desejo boa sorte amigo e sucesso em conseguir bons resultados 👍🏻
    EX - D-20 S4T PLUS 1996 vinho
    EX - S-10 executive 2011 4x4 diesel BD 4"
    Atual : RANGER LIMITED 3.2L 4x4 Diesel lift susp. 2" Aut. 2017

Usuário
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Nazaré/PI
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por ContraMestre Ver Post
    Colegas, comprei uma Ranger 3.2 XLT Aut. 2013 e estou muito preocupado com o consumo. vejam; Antes da compra pesquisei muito, todos os grupos, fichas técnicas giram em torno de 8,5/9,1 na cidade e 10,0/11,0 estrada.
    Minha Ranger está fazendo 7,0 na cidade. Isso só relando o pé. Não passando de 2000 Rpm! Se pisar um pouquinho cai pra 5!
    Eu só andei 150 km com ela e ja mandei pro mecânico trocar filtros e verificar possiveis vazamentos. Essa é mesmo a média real de consumo dela?
    Obrigado
    ContraMestre, a minha também é 3.2 XLT Aut. 2013. Adquirida em nov/2012 (zero Km).
    O consumo na cidade sempre foi 7Km/l na cidade e 10Km/l na estrada (com 38 psi nos 4 pneus).
    Acho muito estranho quem consiga fazer 8,5/9,1 na cidade.
    Acho que 7,0Km/l na cidade está ótimo considerando que é um veículo muito pesado e com motor potente.

Prá quem teve uma Zafira 2.0 aut. que fazia 3.9Km/l (álcool) e um Corolla 1.8 aut. que fazia 5,5Km/l na cidade, até que o consumo da Ranger está ótimo.
    Digamos que é um dos carros mais econômicos que eu já tive.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    19/03/2015
    Local
    Lucas do Rio Verde/MT
    Agradecimentos: 51
    Dados de consumo são complicados, metade das pessoas não sei pq sempre jogam consumo pra cima, não dá pra entender, é a mesma coisa qd vc pergunta pro vendedor se o carro é econômico hahaha

Usuário
    Entrada
    15/03/2018
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, todas as infos foram de grande valia. Vou pegar o carro de volta hoje. Ele estava com um vazamento de diesel no primeiro e no quinto bicos injetores, culpa do ressecamento da borracha que veda, fora trocadas, tambêm troquei os filtros de ar e combustivel.
    Conforme os colegas disseram vou calibrar em 38 e evitar andar de tanque cheio na cidade, tenho costume de encher, mas no caso desse carro isso equivale a carregar um adulto o tempo todo hahahaha. Entao vou abastecer de meio tanque em meio tanque.
    Acredito que todas essas medidas baixem um pouco o consumo, principalmente o vazamento...
    Tb entrei em contato com a Reiko e vou fazer uma reprogramação...

Abraços
    Ranger 3.2 Xlt Aut. 2013 Ex: L200 Triton 3.5 Hpe 2011 Ex: L200 Outdoor 2009

Usuário
    Entrada
    19/03/2015
    Local
    Lucas do Rio Verde/MT
    Olha, pra mim essa história do tanque cheio é furada em um carro de 2200 kg, gasta mais perdendo tempo indo no posto do que a economia real, seria a mesma história de mandar a família emagrecer antes de viajar.

Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 32
    Meu computador de bordo é meio mentiroso, ele mente pra mais, então sempre faço as contas na calculadora a cada abastecimento. Meu ultimo tanque foi meio gastão, fez 10,3km/l (percurso misto) e o computador exagerou dizendo que fez 11,3km/l. Mas na média a minha fica nessa casa, entre 10,5 e 11km/l... Em estrada mesmo, já fez 13 na ida (descida) e 12 na volta (subida). Mas lembrando que ela é 2.2, manual, e meu pé é leve, hehe.

Banido
    Entrada
    08/10/2013
    Local
    LEM/BA
    Agradecimentos: 28

CHIP- Compensa?

A topografia e o trânsito da cidade são fatores que pesam muito quando se fala de trânsito urbano. Em Belo Horizonte, 7 km/l foi só depois de reprogramada e olhe lá. Antes era ~6. Na estrada, você terá uma ideia melhor do consumo dela.

Alisson, disse aí sobre a calibragem. Eu rodava com 45 lb e hoje estou com 36. Você vai ter que achar sua relação de ganho x perda se for se preocupar com o consumo.

Abraço,

Miranda

Amigo, sobre o chip, é seu primeiro carro chipado? Já deu algum problema? E se compensa chipar...

Usuário Avatar de mfcb
    Entrada
    10/01/2011
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por rossetto Ver Post
    Olha, pra mim essa história do tanque cheio é furada em um carro de 2200 kg, gasta mais perdendo tempo indo no posto do que a economia real, seria a mesma história de mandar a família emagrecer antes de viajar.
    Exatamente!!
    Ranger XLT 4x4 17/18; SW4 SRX 19/20
    Ex: SW4 SRV 14/15; Ranger XLS MT 4x4 16/17; S10 LT MT 4x4 13/14; S10 LT MT 4x4 12/13; Ranger Sport 08/09

Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 61
    Fúlvio,

Reprogramar ou chipar são decisões bem pessoais que, como tudo na vida, tem suas vantagens e desvantagens. Dê uma olhada nesse tópico e voltaremos a conversar se ainda lhe sobrarem dúvidas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...os-diesel.html

EU (maiúsculo para lembrá-lo que vem das minhas experiências com a reprogramação) faria de novo. Aliás, se a CSS não fizesse lá dentro, tiraria zero e já levaria para reprogramar. Mesmo abrindo mão da garantia (que é outro fator que você deve levar em conta).

Abraço,

Miranda

Citação Postado originalmente por fulviolimited Ver Post
    Amigo, sobre o chip, é seu primeiro carro chipado? Já deu algum problema? E se compensa chipar...
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

Usuário
    Entrada
    19/03/2015
    Local
    Lucas do Rio Verde/MT
    Fúlvio,

Reprogramar ou chipar são decisões bem pessoais que, como tudo na vida, tem suas vantagens e desvantagens. Dê uma olhada nesse tópico e voltaremos a conversar se ainda lhe sobrarem dúvidas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...os-diesel.html

EU (maiúsculo para lembrá-lo que vem das minhas experiências com a reprogramação) faria de novo. Aliás, se a CSS não fizesse lá dentro, tiraria zero e já levaria para reprogramar. Mesmo abrindo mão da garantia (que é outro fator que você deve levar em conta).

Abraço,

Miranda
    Pessoal que reprograma via OBD diz que fica imperceptível pra CCS, pelo menos essa é a propaganda, será mesmo? Isso geralmente stage 1 que não tira EGR nem DPF.

Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 61
    Rossetto,

Bom dia. A reprogramação antiga exigia a abertura da central para a quebra de protocolos de segurança. Feito isso, o acesso permitia a reprogramação quantas vezes fosse necessário ou exigido pelo cliente ou até mesmo voltar com o mapa original do veículo. Obviamente, a abertura da central (que vem lacrada de fábrica), deixava marcas inevitavelmente; tanto externas quanto internas.

Lembrando que há também os que optam pelos "chips", que normalmente são associados ao veículo sem modificação física em nenhuma de suas partes. Pois eles são apenas conectados aos chicotes originais. Cabe dizer que para a Ranger em específico, a experiência mostra que essa não é a melhor solução, pois há relatos de problemas consideráveis.

Quanto a reprogramação via OBD, sim: ela não exige a abertura da central em qualquer dos chamados "stages". Mas dependendo da escolha, pode ser necessária a intervenção física como a retirada do DPF como você citou.

Agora, se a sua pergunta está relacionada à manutenção da garantia, scanners convencionais e sistemas de acesso a central genéricos são incapazes de dizer se o veículo foi reprogramado ou não. No entanto, o IDS, sistema utilizado pela FORD, assim como os outros sistemas proprietários das montadoras são capazes de identificar o remapeamento, mesmo que o proprietário retorne o mapa original.

Não é julgamento e muito menos direcionado a você, porque sequer sei se foi esse o direcionamento da pergunta. Mas vejo em vários grupos os caras colocando estágios como o meu ou que exigem ainda mais do motor, turbina e periféricos e, quando estoura algo, a primeira coisa que faz é chamar o programador para voltar para o original. Antes mesmo de chamar o guincho. Para ir atrás da garantia. Meu ponto de vista é: reprogramou, deve aceitar um dos prejuízos que é a perda da garantia. Afinal, além de quase todos saberem disso, está escrito no manual. Por outro lado, já vi casos em que a CSS sabia da reprogramação e deu garantia.

Abraço,

Miranda

Citação Postado originalmente por rossetto Ver Post
    Pessoal que reprograma via OBD diz que fica imperceptível pra CCS, pelo menos essa é a propaganda, será mesmo? Isso geralmente stage 1 que não tira EGR nem DPF.
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

Usuário
    Entrada
    19/03/2015
    Local
    Lucas do Rio Verde/MT
    Rossetto,

Bom dia. A reprogramação antiga exigia a abertura da central para a quebra de protocolos de segurança. Feito isso, o acesso permitia a reprogramação quantas vezes fosse necessário ou exigido pelo cliente ou até mesmo voltar com o mapa original do veículo. Obviamente, a abertura da central (que vem lacrada de fábrica), deixava marcas inevitavelmente; tanto externas quanto internas.

Lembrando que há também os que optam pelos "chips", que normalmente são associados ao veículo sem modificação física em nenhuma de suas partes. Pois eles são apenas conectados aos chicotes originais. Cabe dizer que para a Ranger em específico, a experiência mostra que essa não é a melhor solução, pois há relatos de problemas consideráveis.

Quanto a reprogramação via OBD, sim: ela não exige a abertura da central em qualquer dos chamados "stages". Mas dependendo da escolha, pode ser necessária a intervenção física como a retirada do DPF como você citou.

Agora, se a sua pergunta está relacionada à manutenção da garantia, scanners convencionais e sistemas de acesso a central genéricos são incapazes de dizer se o veículo foi reprogramado ou não. No entanto, o IDS, sistema utilizado pela FORD, assim como os outros sistemas proprietários das montadoras são capazes de identificar o remapeamento, mesmo que o proprietário retorne o mapa original.

Não é julgamento e muito menos direcionado a você, porque sequer sei se foi esse o direcionamento da pergunta. Mas vejo em vários grupos os caras colocando estágios como o meu ou que exigem ainda mais do motor, turbina e periféricos e, quando estoura algo, a primeira coisa que faz é chamar o programador para voltar para o original. Antes mesmo de chamar o guincho. Para ir atrás da garantia. Meu ponto de vista é: reprogramou, deve aceitar um dos prejuízos que é a perda da garantia. Afinal, além de quase todos saberem disso, está escrito no manual. Por outro lado, já vi casos em que a CSS sabia da reprogramação e deu garantia.

Abraço,

Miranda
    Entendi e concordo contigo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Nova Ford Ranger - Geração 2024.
      Por Fedesign no fórum Ford
      Respostas: 665
      Última resposta: Ontem, 21:26
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 11/05/2012, 16:11
    3. Nova Geração do Cherokee Sport 2008 de cara nova
      Por Dorival de castro junior no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/11/2008, 08:59
    4. Respostas: 18