Costumo fazer pequenas coisas nos meus carros, mas me deparei com um problema
em minha ranger.
Fui inventar de ligar a lanterna nos piscas.
Procedi com apenas um lado. Comprei os soquetes para dois polos e lampadas (claro)
Como são dois pólos, liguei um positivo no fio da lanterna e o outro no positivo do pisca. O negativo do soquete, eu liguei
no negativo da seta.
Bem.....além de ficar aceso constantemente (por causa da lanterna), a seta não piscou. E pra ajudar, todas as luzes que
se ligariam ao acionar a lanterna, não acendem. (nada. Nem o painel), mas o farol acende.
Está claro que fiz uma besteira, mas gostaria de saber duas coisas:
1- como consertar a "cagada"
2 - como fazer a ligação correta (se isso for possivel)
O que talvez tenha ocorrido é que o amigo deve ter acidentalmente circuitado os dois polos do soquete ao encaixar a lâmpada de pólo duplo, visto que dependendo do modelo do soquete, se não for original, eles não tem a trava que segura a posição dos 2 polos positivos dentro do soquete, por isso também que também não piscou a seta e ela ficou ligada direto, pois o polo dela (seta) já estava energizado (aceso) quando vc ligou a lanterna, fazendo que o bimetálico do relê do pisca fique estático pois o mesmo não se aquece e consequentemente o relê não funciona.
O fato de também não estar mais acendendo as lanternas, nem o painel, deve-se o fato que, nas tentativas de fazer funcionar, o colega deve ter trocado algum fio nos testes, e deve ter fechado curto circuito entre o polo positivo (+) e a negativo/lataria (-) quando executou o serviço.
Portanto deve ter queimado algum fusível.
Estou apenas supondo o que possa ter ocorrido, visto que é difícil saber com exatidão o problema sem estar "vendo o paciente".
Ajudaria bastante o colega tirar algumas fotos da instalação, mostrando detalhes das ligações do soquete e postar no tópico.
Embora não achar muito complicado a instalação, na minha opinião acredito ser mais rápido e seguro, levar a camionete a um profissional da área para consertar o problema gerado e executar corretamente com segurança o serviço de adaptação antes que provoque um problema ou prejuízo maior.
Caso você mesmo consiga consertar a instalação depois das dicas que receberá dos demais colegas no tópico, ou opte por aceitar minha sugestão, não deixe de voltar neste seu tópico e comentar o que realmente aconteceu.
Abraço;
4X4 Brasil
"Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"