hehe mas eu não entendo muito de óleo.
A única parte que aprendi dessa coisa a ler, é a parte que você citou "5W30".
Na minha caminhonete, Ranger 2.8, o óleo indicado é o 15W40. Eu realmente não sei qual a diferença de um óleo flex pra um diesel.
Se dizer que um é pra ciclo otto e outro pra ciclo diesel, pra mim fica na mesma. Se dizer que um segue padrão 913D e outro padrão C também fica na mesma, eu confiaria mais num dado, sabendo o porque daquele padrão se encaixar ali. Por exemplo o 15W40 pra mim é uma boa pois o 15W significa: a partir de 15 graus celsius, temperatura de inverno, o óleo ganha viscosidade suficiente para ser "bombeado" pelo motor. Abaixo disso, ele é como gordura fria, não vai aderir a peças nem lubrificar nada.
A parte 40 ainda tem um pouco de mistério, mas fica mais claro quando se sabe pelo menos que é o coeficiente de viscosidade do óleo a 100 graus celsius. O motor trabalha em média entre 80 e 90 graus, grosso modo, e aqui no Brasil a gente não pega temperaturas abaixo de zero (pelo menos no Sudeste é bem raro pegar -1 Celsius!).
Geralmente um óleo mais "fino" (como o ?w30) é bom pra motores bem novinhos. À medida que o motor vai "gastando" pode-se querer usar um mais viscoso pra reduzir a taxa com que o óleo passa para a câmara de combustão (o que causa a "baixa" no nível do óleo).
Agora, pra mim continua sendo um mistério a diferença de óleo pra motor diesel pra óleo de motor gasolina. Mas eu ainda não fiz nenhuma pesquisa específica sobre essa diferença. Digo em termos de composição, o que, no regime de trabalho dos motores, implica em usar um óleo ou o outro? Mudança brusca de temperatura? Pressão, que eu saiba, é bem maior, mas isso dentro da câmara de combustão. Rotação em diesel geralmente é menor, mas no frigir dos ovos, é tudo pistãos subindo e descendo, e uma árvore de manivelas girando no processo.
Em resumo minha mensagem toda, esse bla bla bla inteiro é pra dizer que eu só conheço disso que vc falou a parte do "5W30".