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  • #25
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    kkkkkkkkkkk E eu achava que só eu passava por isso. Depois de mais de 1 ano rodando de F, resolvi mandar o Caveirão pra oficina, para uma REVISÃO, juntas, folgas e pequenos ajustes que nunca tenho tempo de arrumar. Mas que não atrapalham o "rodar" da viatura. Daí vem a da minha sogra: "Ohh gente! Carro velho é assim, vive na oficina." Kraaaiiiii véi!!! O carro nem quebra, fui pra Bahia de teste, rodei nas dunas e ENCONTREI COM ELA (a sogra) lá!!! O carro não furou nem pneu. E fora os amigosss... Depois que comprei o Caveirão, meio que abandonei minha Montana 2012 na garagem. Ando mais no caveira pq acho a montana, apesar de excelente pickup urbana, meio sem graça, não tem 4x4, nem motor diesel, nem é grandona igual um caminhão e tal.... O Caveira é mais doideira!!! É carro pro fight!
    Mas os amigooosss.... aqui ou ali, tem um perguntando se estou bem, se estou passando alguma dificuldade... se saí do meu emprego...kkkkk Mal sabem eles que o Caveirão custa bem mais que a Montaninha 2012, ou ainda, custa bem mais que a maioria dos carros deles. kkkkkk Já teve demente perguntando pra minha noiva, pq eu não vendia o Caveirão e dava entrada no NOVO UNO OU NO PALIO WAY. Anexo 475251
    Mas é isso. Com o tempo ele vai conquistando o coração da galera, como fez com a minha noiva, minha mãe, quem sabe um dia, com a minha sogra. Abco.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Duardobruno, moro numa cidade pequena (45 mil habitantes) e minha familia e eu somos relativamente conhecidos na cidade então é inevitavel os comentários de tudo quanto é espécie. Aqui vão alguns deles:

    -> "Quanto você recebeu de volta?" (alguns "experts" em automoveis........)
    -> "Você podia ter dado a Ranger de entrada em um Honda Civic" (tia da minha mulher)
    -> "Seu marido está bem? Ao invés de comprar uma Amarok zero compra um caminhonetão 1998" (uma amiga da minha mulher)
    -> "Cara, você virou carreteiro? Isso é um monstro" (meu sogro, dono de um Ecosport)
    -> "Troca no meu Santana 2004?" (um idiota que não pesquisou um valor de uma full size da decada de 90 - D-20/F-1000/Silverado)

    Os comentários bacanas

    -> "O importante é que você está feliz" (minha mulher)
    -> "O importante é ter estilo e personalidade" (minha mãe)
    -> "Quer vender?????" (alguns maniacos por caminhonetes que tem por aqui)
    -> "A ultima caminhonete fabricada no Brasil. O resto é latinha de cerveja" (um amigo meu, ex dono de uma Silverado)
    -> "Meu marido não pode saber que o Daniel fez isso. Senão vai querer fazer igual" (uma amiga da minha mulher)
    -> "Leva a gente pra corredeira de F-1000" (meu filho mais velho e os amigos dele - Corredeira é um patrimonio que tem aqui perto e que quando chove, só de 4x4).

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #26
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    Daniel, seu raciocínio faz todo o sentido.
    Eu tenho muita vontade de aprender essas questões mais aprofundadas sobre o comportamento do motor diesel, mas não é fácil encontrar fontes confiáveis. A maioria dos que se dizem especialistas limitam-se a dizer que os ajustes devem obedecer às especificações do fabricante, mas basta um pouco de raciocínio lógico para saber que as condições reais são bem diferentes daquelas que foram consideradas na época do projeto (combustível diferente, alterações do motor por desgaste, instalação de turbina, peças de reposição fora do especificado, condições de utilização do veículo.. etc.)
    Tempos atrás, levei meu carro no bombista e pedi para fazer a regulagem do ponto da BI obedecendo exatamente o especificado no manual de serviços. O resultado foi desastroso: fumaça branca e motor silencioso igual carro a gasolina, ou seja, sintomas de ponto atrasado. O bombista disse que, por não saber o que já foi feito no motor (alteração da tx de compressão por plainamento do cabeçote, por exemplo) o ponto original já não era o mais adequado e foi necessário adiantá-lo para que o funcionamento ficasse satisfatório. Perguntei o que a tx de compressão tinha a ver com o sincronismo da injeção e ele não soube me explicar. Pesquisei em tudo quanto foi lugar para encontrar uma explicação satisfatória, até que acabei deduzindo que a tx de compressão determina o tempo de retardo do início da queima, daí a necessidade de adequar o ponto às variações da tx.
    Moral da história: a única forma de saber se o ponto deve ser atrasado com a utilização do S-10 é através da experiência prática, ou seja, ir alterando aos poucos o ponto da BI e medindo o rendimento e o consumo.
    Será isso que farei quando deixar de existir o S-500 e eu for obrigado a usar S-10.
    Grande Abraço.

    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    ZéV8,

    Falei do atraso da bomba por conta do seguinte. Vamos supor que a bomba comece a injeção em 23 graus APMS. Dessa forma, vamos supor que no diesel de "queima lenta" (menor numero de cetanos) quando o pistao atingir o PMS ele estará na pressão máxima.

    Se mantivermos a injeção no mesmo 23 graus AMPS, com o diesel de maior cetanos, antes de atingir o PMS já teremos tido o ponto de maior pressão interna no cilindro, havendo perda de rendimento pois teremos a maior pressão interna na camara antes do PMS.

    Dai a minha ideia de atrasar o ponto da bomba.

    Fordão Abraço

  • #27
    Usuário Avatar de miguelcps
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Duardobruno, moro numa cidade pequena (45 mil habitantes) e minha familia e eu somos relativamente conhecidos na cidade então é inevitavel os comentários de tudo quanto é espécie. Aqui vão alguns deles:

    -> "Quanto você recebeu de volta?" (alguns "experts" em automoveis........)
    -> "Você podia ter dado a Ranger de entrada em um Honda Civic" (tia da minha mulher)
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    -> "Troca no meu Santana 2004?" (um idiota que não pesquisou um valor de uma full size da decada de 90 - D-20/F-1000/Silverado)

    Os comentários bacanas

    -> "O importante é que você está feliz" (minha mulher)
    -> "O importante é ter estilo e personalidade" (minha mãe)
    -> "Quer vender?????" (alguns maniacos por caminhonetes que tem por aqui)
    -> "A ultima caminhonete fabricada no Brasil. O resto é latinha de cerveja" (um amigo meu, ex dono de uma Silverado)
    -> "Meu marido não pode saber que o Daniel fez isso. Senão vai querer fazer igual" (uma amiga da minha mulher)
    -> "Leva a gente pra corredeira de F-1000" (meu filho mais velho e os amigos dele - Corredeira é um patrimonio que tem aqui perto e que quando chove, só de 4x4).

    Abraços
    Daniel, tenho um cliente em Garça e todo mes passo aí, na maioria das vezes almoço aí no Restaurante de Esquina ao lado de um Hotel, nao me lembro o nome agoro, mas por duas vezes ví sua F-1000 estacionada aí no centro, realmente é um CAMINHONETAO, muito imponente, parabens,
    Forte abraço
    Miguel.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #28
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    Zé V8:
    Gosto é gosto. Se você gosta da cor, "chega o reio"!

  • #29
    Usuário Avatar de drosssor51
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    .....Daniel.....

    Sobre o ponto da bomba.... quando você diz atrasar o ponto...... significa injetar mais cedo.. ou mais tarde...?????? (existem dois pontos de vista..!)

    Se for para injetar mais cedo, eu não o faria.... pois o quanto mais "vertical" estiver a biela no momento da injeção... mais fácil de romper o fio de óleo que protege o virabrequim e bronzinas... será que o rendimento será tão melhor a ponto de arriscar tal efeito?

    Sei que tem muita gente que muda ponto de bomba....... será que vale arriscar?
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #30
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Drossor;

    Injetar mais tarde. Se injetar mais cedo o combustivel se inflama totalmente antes de chegar ao PMS por ele ter uma qeima mais rapida.

    Abraços!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #31
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    gostaria de saber tanbem tenho f-1000 ano 95 turbinada MWM 229 exelente motor meu esta com 90.000 km

  • #32
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    opa, agora que o topico apareceu... alguem usa nas rangers 2005-2009? como fica? algum problema? acho que vou encher um tanque com s10 pra ver o consumo...
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #33
    Usuário Avatar de micheltakashima
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    Guaíra/PR
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Daniel, seu raciocínio faz todo o sentido.
    Eu tenho muita vontade de aprender essas questões mais aprofundadas sobre o comportamento do motor diesel, mas não é fácil encontrar fontes confiáveis. A maioria dos que se dizem especialistas limitam-se a dizer que os ajustes devem obedecer às especificações do fabricante, mas basta um pouco de raciocínio lógico para saber que as condições reais são bem diferentes daquelas que foram consideradas na época do projeto (combustível diferente, alterações do motor por desgaste, instalação de turbina, peças de reposição fora do especificado, condições de utilização do veículo.. etc.)
    Tempos atrás, levei meu carro no bombista e pedi para fazer a regulagem do ponto da BI obedecendo exatamente o especificado no manual de serviços. O resultado foi desastroso: fumaça branca e motor silencioso igual carro a gasolina, ou seja, sintomas de ponto atrasado. O bombista disse que, por não saber o que já foi feito no motor (alteração da tx de compressão por plainamento do cabeçote, por exemplo) o ponto original já não era o mais adequado e foi necessário adiantá-lo para que o funcionamento ficasse satisfatório. Perguntei o que a tx de compressão tinha a ver com o sincronismo da injeção e ele não soube me explicar. Pesquisei em tudo quanto foi lugar para encontrar uma explicação satisfatória, até que acabei deduzindo que a tx de compressão determina o tempo de retardo do início da queima, daí a necessidade de adequar o ponto às variações da tx.
    Moral da história: a única forma de saber se o ponto deve ser atrasado com a utilização do S-10 é através da experiência prática, ou seja, ir alterando aos poucos o ponto da BI e medindo o rendimento e o consumo.
    Será isso que farei quando deixar de existir o S-500 e eu for obrigado a usar S-10.
    Grande Abraço.
    Eu só uso o s10 a mais de um ano na minha f1000, 229-4 bomba bosh em linha maçarico, e a única diferença que percebi foi a fumaça, quanto ao consumo continuou fazendo 12km/l, e não tive problemas na bomba (ainda).

  • #34
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    03/07/2015
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    Itu/SP
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    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Caras... acabou-me de me ocorrer-me um pensamento!!! E se eles falaram pra não usar S10 em veículos antigos apenas para poder venderem os estoques do diesel normal, talvez por medo dos consumidores aderirem em massa o S10 e deixarem de consumir o diesel antigo??? TEORIA DA CONSPIRAÇÃO TOTAL!!! kkkkk Apesar que muito brasileiro se esforça pra usar o mais barato mesmo.... daí.... To na maior vontade de usar o S10, mas to com medo de juntar água, pq o caveirão anda no máximo 20 km por dia. Aqui , ali... dá uma viajadinha....No outro tópico há vários relatos de foristas que usaram e depois ficaram com água no tanque.
    Eu acho que o bombista vai falar para não usar o S10 mesmo, se todo mundo usar não vai ter que fazer reparo nas bombas injetoras, já que não ficaram suja e não vão precisar de reparo. A minha tava com o problema de colar o reparo da bombinha de tirar ar do sistema, o mecanico mandou eu levar para o bombista, dai pensei se é sujeira vou começar a usar o S10 e o problema se resolveu sozinho, só que o meu tanque foi limpo e trocado a boia. Eu acho q mal não vai fazer, mas tmb as bombas e os bicos não vão ficar cheio de borra e a boia não ira enferrujar a minha tava feia uma crosta de ferrugem

  • #35
    Pessoal esse assunto é recorrente e não tem fim. Optei pelo S-10 e eventualmente uso o comum, até misturo um pouco, nada de ruim ocorreu até agora. Para concluir, minha opinião é clara e objetiva, veículos movidos a diesel, antigos, podem utilizar o combustível S-10, questão de opção. Veículos a diesel modernos, que atendam ao euro-V, não podem sob qualquer hipótese, utilizar o velho óleo diesel. É isso aí, esse papo de aditivos em S-10 é conversa fiada, porém, optei e utilizo apenas o S-10 da Shell.

  • #36
    Usuário Avatar de bobweg
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    03/11/2013
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    Vale do Itajaí/SC
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    ...
    Nos motores de bomba em linha isso não acontece porque a lubrificação é externa.
    ...
    Nos GM S10 e Blazer antigos, tanto 2.5 quanto 2.8, as bombas são em linha ou rotativas?
    -------
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