Eu tenho muita vontade de aprender essas questões mais aprofundadas sobre o comportamento do motor diesel, mas não é fácil encontrar fontes confiáveis. A maioria dos que se dizem especialistas limitam-se a dizer que os ajustes devem obedecer às especificações do fabricante, mas basta um pouco de raciocínio lógico para saber que as condições reais são bem diferentes daquelas que foram consideradas na época do projeto (combustível diferente, alterações do motor por desgaste, instalação de turbina, peças de reposição fora do especificado, condições de utilização do veículo.. etc.)
Tempos atrás, levei meu carro no bombista e pedi para fazer a regulagem do ponto da BI obedecendo exatamente o especificado no manual de serviços. O resultado foi desastroso: fumaça branca e motor silencioso igual carro a gasolina, ou seja, sintomas de ponto atrasado. O bombista disse que, por não saber o que já foi feito no motor (alteração da tx de compressão por plainamento do cabeçote, por exemplo) o ponto original já não era o mais adequado e foi necessário adiantá-lo para que o funcionamento ficasse satisfatório. Perguntei o que a tx de compressão tinha a ver com o sincronismo da injeção e ele não soube me explicar. Pesquisei em tudo quanto foi lugar para encontrar uma explicação satisfatória, até que acabei deduzindo que a tx de compressão determina o tempo de retardo do início da queima, daí a necessidade de adequar o ponto às variações da tx.
Moral da história: a única forma de saber se o ponto deve ser atrasado com a utilização do S-10 é através da experiência prática, ou seja, ir alterando aos poucos o ponto da BI e medindo o rendimento e o consumo.
Será isso que farei quando deixar de existir o S-500 e eu for obrigado a usar S-10.
Grande Abraço.