Postado originalmente por
Edintruder
Beinotti, o maxion é um baita motor. O que se deu foi um má fama por conta de merdânicos acostumados em mexer nos motores jurássicos como o 229 e etc, não conseguiam sequer trocar uma correia dentada e colocar os maxions no ponto sem apanhar muito. Daí quando o serviço ficava ruim, eles culpavam os motores. Assim como, na mão de peões e funcionários de fazendas, os maxions logo começavam a dar problemas pois exigem maior cuidado na manutenção, o que não ocorre nas fazendas. O maxion exige trocas de óleo e filtros a cada 7000km, já os 229 rodava mais de 20.000 sem nada disso, nem mesmo troca de óleo. Outro ponto, qualquer probleminha no maxion demanda muito mais tempo de manutenção aonde num 229 quando dá, é muito mais rápido. Outro ponto ainda, a bomba injetora no HSD dura cerca de 200.000km no máximo com o nosso diesel porcaria, e um 229 ou similar vara os 500.000km...
Por esse tipo de coisas surgiu essa tal má fama. Eu tive uma Ranger 2.5 HSD e do motor só tenho elogios. O único ponto a comentar é a falta de espaço pra mexer nele, pois cada coisa que vai mexer tem que desmontar muita coisa para caber as mãos e as ferramentas. Um exemplo, uma vez que tirei o cabeçote da minha Ranger foram 11 horas de serviço, aonde no X-10 levo 4hs. É muita diferença. Mas o Maxion tem uma pegada muito forte e bem similar a um motor a gasolina, é econômico, silencioso, durável se bem cuidado e confiável.
O risco é apenas cair em mão desses famosos merdânicos que não pensam ou não analisam os problemas e já saem condenando peças ou deixando o motor mal montado. É um motor que não aceita barbeiragens de montagem.
A minha ranger andava com bomba aberta 4 1/2 voltas, 1,5 bar de pressão na turbina e corte a 5200rpm, e mesmo assim rodei muitos anos sem me dar dores de cabeça, aquecimentos ou problema de bomba e bicos. A Ranger por outro lado sim, essa dava outros problemas.
Comparado com o X-10 o maxion é mais fraco sim, porém com relação mais curta de diferencial ele sobe junto com o x-10, acelera mais que o x-10 e é muito mais econômico que o X-10. O maxion faz de 9 a 11km/l e o x-10 numa 4x2 faz de 7 a 9km/l. O maxiom em boas condições empurra a f1000 a 165km/h e o x-10 4x2 a 180km/h, mas de 0 a 100 o maxion reboca o x-10. Para estrada eu ainda acho o maxion superior ao x-10, porém ara fazer força, rebocar, carregar peso e etc, o MWM é insuperável.
O custo de manutenção do MWM é ligeiramente menor, pois o maxion exige troca de correias e tensores a cada 80.000km e o mwm nem isso pede, embora a cada 7.000km o maxiom peça troca de óleo e filtros (5 litros) e o MWM a cada 10.000km de 10 litros. Nesse ponto ponto pro maxion que leva menos óleo.
Vale comentar que os MWM séries 225, 226, 229 e X-10 os bicos tem como limpar e recalibrar, nos maxions tem que trocar o bico todo, assim como as bombas nos LSDs (MWM) duram quase 3 vezes mais que nos HSDs.
Eu compraria uma F1000 2.5 HSD de olhos fechados tanto como comprei a minha MWM x-10.
Vale dizer ainda que não existe picape totalmente ruim, mas sim proprietários ruins (cupins de ferro). Um HSD não aguenta um cupim de ferro como uma MWM. Isso é fato!