A Minha maior aventura foi compra-la.
Era de um senhor de idade (1º erro), que morreu e deixou para a viúva (que não tinha filhos e não dirigia - 2º erro), a viúva permitiu que seu vizinho procedesse o anuncio e venda da Ranger. (3º erro)
Pois bem... 400 km de distância dentro de Minas Gerais e eu moro em São Paulo Capital, pelas fotos o carro estava bonito e perfeitinho... comprei a passagem de ônibus e fui... 6 horas de viajem (4º erro)...
Cheguei na cidade e o indivíduo já estava me esperando na frente da prefeitura, como combinado. Olhei o carro e, vi que tinha algumas coisas a fazer (normal pela idade de qualquer carro igual), andei pelas ruas de paralelepipedo e percebi que não batia nada de suspensão, olhei embaixo e vi tudo novo... maravilha, sem vazamentos de motor, sem vazamento na transmissão, só precisava dar um tapa na frente do carro (faróis feios), e interior (bancos sujos e painel soltando), carro andou normal...
Fui até o Único cartório da cidade com a velhinha, transferi o dinheiro pedido (9.000) e peguei o recibo reconhecido firma... maravilha...
Agora aqui começava minha aventura...
A volta (minha) ou a saída da Ranger (indo embora da cidade), depende do ponto de vista...
400km de estrada e um longo trecho de Fernão Dias... os primeiros 60 km foram bem tranquilos... tudo funcionando normal...
Após passar por Lavras-MG o carro começou a dar back fire, e foi piorando muito durante o caminho e consumindo todo o tanque rapidamente, me obrigando a parar em Três Corações-MG. Verifiquei com velas e seus cabos, constatei fuga de faísca em um dos cabos de vela.
KKKKKKK
Onde achar um cabo de vela da Ranger V6 96? NÃO EXISTE ISSO NÃO. E o menininho de 16 anos que me ajudou numa oficina me lançou (Olha esse conector de Ford Ka: É Igual). Botei o cabo de vela de Ford Ka.
Continuei a viajem, mas sentindo o carro jogar para todos os lados e ainda dando umas rateadas... mas cheguei.
Isso foi Sexta (09/11/2018), agora estou começando o projeto de restauração: mas sem muita grana!!!
O Que senti durante a viajem era o pedal do acelerador esta muito em baixo. Acho que não é o cabo original dela. Tem alguma regulagem do acelerador? Quanto custa um cabo original? Esses que tem no mercado livre são originais?
A embreagem esta muito Alta. As marchas engatam de boa.
Já troquei óleo e filtro de ar, alinhei, vou trocar as velas, cabos de vela... mais alguma sugestão?
Estou achando ela fraca, um pouco acho que tem a ver com o acelerador que não está indo até o final.
Os erros que comentei acima, são pelo seguinte: O Idoso que usou o carro não rodou muito, ela está com 77.144km, mas a quantidade de gambiarras que ele fez são enormes (não sei se foi ele ou o mexãnico de confiança dele), dentre os exemplos, vão desde toco de madeira entre as molas traseiras, às emendas de fios com fita crepe... todas as partes em que havia um barulhinho o indivíduo furou e meteu um parafuso (afff).
O erro de ter pego da viúva e que ela tinha apego ao que era do falecido e o carro ficou 1 ano e 6 meses sem funcionar...
O erro do vizinho é que ele pegou o carro para vender e ficou usando direto e sem qualquer cuidado... tem pó debaixo do carpete e até dentro das lanternas...
O erro da distância é que eu poderia ter ficado na mão mesmo, ou até mesmo fundir o motor desconhecido...
Mas nada que um pouco de trabalho não resolva...
Abri a TBI ontem... fechei na hora... tem tanto pó que dava para fazer um tijolo com a limpeza (comprando os produtos, vou abrir e fazer da forma correta...
A rateada que ela dá, com certeza deve ser dos sensores sujos, velas e cabos impróprios...
E a aventura continua....