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Convex Datacenter
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  • #1
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    24/11/2013
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    Problema tração F-1000.




    Boa Tarde! Minha f-1000 4x4, ano 93 modelo 94, está apresentando problemas na tração 4x4, ela chega a traçar, mas a tração "escapa" e ela fica em ponto morto.. A reduzida funciona normalmente.. Dei uma olhada no fórum e resolvi alguns dos problemas existentes, porém não achei nada muito claro sobre isso, vi que poderia ser um problema na função de rodas livres automatico, já que ela é com tração elétrica, ou uma peça com jogo dentro da caixa de tração. Pode ser que o eletroima dentro da caixa que não está funcionando?. Tem um defeito nos botoes de tração do painel, só o 4x4 funciona ultimamente.. pensei ser problema com o módulo mas aparentemente é só no circuito do botão, já que com um jump reduziu, desmontei o botão e fiz limpeza dos contatos e não resolveu. Se alguém souber onde posso comprar esses botoes...
    Desde já agradeço..

  • #2
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    O problema é provavelmente na roda livre automatica, pois botão não estraga, por que vc nao bate nele e tal, é acionado de vez em quando com pressão dos dedos, módulo dificilmente, pois só ia queima se fosse ligado em 24v, eletroimã tambem acho dificil, pois é acionado raramente, só sobrou as roda livre, pode fazer um teste acionando o sistema e colocando ela pra patinar em uma subida com grama, se patinar as rodas de tras com o sistema engatado, para ela, em ponto morto e tenta fazer girar o cardã dianteiro com a mão, se girar o problema é na roda livre, por que se tivesse acoplado corretamente não ia girar, vai ta pifado um lado, ai ja não finciona o sistema... mas não se assusta, uma manual ta 350 pila, coloca ela e não se incomoda mais...
    F-1000 4x4 TDi

  • #3
    na CT das F-1000 existem dois garfos que fazem o acoplamento da 4x4 e da reduzida. Nestes garfos há buchas de nylon/teflon que seguram os discos das engrenagens. Quando estas buchas ficam gastas/com folga, é comum a CT ir para o neutro.
    É uma possibilidade.

    Ah, quando o problema é de roda livre, a ct engata mas o semi eixo dianteiro não acopla, dai nem 4x4 nem reduzida.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #4
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    Se for problema no sistema de acionamento, o melhor é partir para um sistema da easy traction e nunca mais ter problemas de acionamentos do 4x4.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
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    Certo, obrigado pelas dicas, vou levar pro mecânico dar uma olhada, agora acho que só abrindo a CT pra ver, depois posto o que estava acontecendo, pode servir de ajuda a alguém...

  • #6
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    Bom, levei ao mecanico e a CT está perfeita, sem qualquer gasto ou jogo... mas ainda assim a 4x4 não está funcionando, a reduzida funciona normalmente. Quando ativa a 4x4 ela engata normalmente e funciona por um momento,mas depois ou ela escapa pra ponto morto depois de engatar marcha a ré ou ela funciona mais ou menos quando se anda pra frente, ela da um tranco sozinha e continua andando mas quando se solta o acelerador faz um barulho de engrenagens raspando, alguma coisa parecida com o som de catraca... alguma ideia do que poderia ser?

  • #7
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    O acoplamento da tração dianteira pode estar com os dentes gastos e a mola recua.
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  • #8
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    Descobrimos o problema, como o motorzinho da tração não é mais o original, ele estava adiantando muito, então quando acionava a 4x4 ele já começava a engatar a planetária da reduzida. A regulagem de atraso e adiantamento no motorzinho não foi suficiente, tivemos que atrasar mais do que o normal até que os parafusos que prendem o motorzinho na caixa ficaram fora da reta. Então foi necessária uma adaptação e agora está funcionando corretamente. Obrigado a todos pelas dicas, finalmente de volta à estrada!

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