
Postado originalmente por
Morubixaba
Caros amigos,
Estou postando este relato sobre a compra da minha "Nova Ranger", modelo 2014, cabine dupla, motor 2.5 FLEX, para os interessados na aquisição deste veículo.
Este carro está vendendo pra caramba. A flex, que é meu caso, vende bem mais que a Nova Ranger diesel. Ela já vem bem equipada, para um modelo de entrada (excluindo a XL, destinada às pessoas jurídicas). Ar condicionado, ABS com EBD, trio elétrico, excelente sistema de som, bom acabamento, Air Bag duplo e alguns bons recursos tecnológicos. Por R$ 7.500,00 a mais, você tem na XLT ar digital, controle de estabilidade com 8 funções, bluetooth, parafernália cromada no acabamento externo, aros 17, USB entre outros. Acho que compensa, mas, no meu caso, o dinheiro não deu!
O motor é muito bom - 173 cv no álcool - e é o mesmo do novo Fusion, todo em alumínio, assim como a carcaça do câmbio. Ela anda muito bem em estrada, após embalar! De saída, parece fraca.
Ela fez 5,5 Km/L de álcool na estrada. Após os 1.000 km rodados, chegou a fazer 10 Km/L de gasolina na estrada.
A posição de dirigir é perfeita. O carro em si é muito confortável, embora em pisos irregulares ele pule muito a traseira, como quase todas camionetes.
Enfim.
Vamos a parte ruim, agora.
1 - LATARIA
Começo pela dificuldade em encontrar um carro zero em perfeito estado. O que? Como assim?
Bem. Este carro não fica muito tempo no estoque das concessionárias. Eles recebem 5, 7 numa leva e as vendem em 10 dias, no máximo. Sou prova disso. Eu via uma pela manhã, e de tarde ela já estava vendida.
Eu já estava há 3 semanas procurando uma Nova Ranger. Eu ia até as concessionárias, negociava o carro e, na hora de bater o martelo eu dizia: SÓ FECHO SE VER O CARRO ANTES. Como elas sempre estavam no pátio interno, eles permitiam.
SENHORES, se eu disser que devo ter visto umas 30 Rangers zero quilômetro com avarias ou imperfeições fabris na carroceria, acreditariam? Carros riscados, amassados, pinturas imperfeitas. Cheguei a ver um estoque inteiro de uma série em uma concessionária aqui de Brasília que tinha um misterioso amassado no capô, TODAS TINHAM O AMASSADO NO MESMO LUGAR, próximo ao esguicho esquerdo. Era como se alguém tivesse dado um soco na lata, sem marcar a pintura, apenas amassando sutilmente mas a ponto de fazer um enorme reflexo em luz. Como pode? O vendedor dizia "é do modelo, é normal!".
Acabei comprando uma, em outra concessionária, que eu já havia vistoriado e reprovado. Não era a cor que eu queria, mas era a que estava em melhor estado! E a concessionária teve que trocar o para-choque que estava avariado por outro zerinho. Os riscos na lataria permaneceram mas foram amenizados pelos presentes que eu ganhei do vendedor, que numa conta simples chegariam a R$ 2.000,00.
2 - ALINHAMENTO DA CAÇAMBA
Quando você encontrar uma Nova Ranger, pare e perceba: NENHUMA tem a sua caçamba alinhada com a lateral do carro. A diferença entre a linha da caçamba e a linha da cabine pode variar mais de um dedo!!. No meu caso, um dedo e meio! Cerca de 3 centímetros! Sempre fica um lado bem rente, e o outro para dentro! Quem explica isso? A engenharia da FORD não dá resposta! Todos estão reclamando! Como pode a carroceria ser mais estreita que a cabine? Nunca se viu isso! ERRO GROSSEIRO DE ENGENHARIA. CASO DE BOLETIM INTERNO DE TROCA, PROCON, MP, SEI LÁ...
3 - SUSPENSÃO
Senhores, o que mais me incomoda no meu carro novinho - o mesmo de muitos outros consumidores - é o fato de A SUSPENSÃO TRASEIRA SER ASSIMÉTRICA. Geralmente, o lado esquerdo é mais baixo! A diferença chega a 3 centímetros! INCRÍVEL! Como um feixe é mais baixo que o outro, o que deixa o aspecto do carro meio capenga, acaba por forçar a frente também! Seja com o tanque cheio ou vazio (o tanque fica ao longo da lateral esquerda). Se fosse imperceptível... MAS NÃO É.
Pegue uma trena e meça a sua suspensão! A minha Ranger é caída para a esquerda cerca de 2 centímetros. Com o carro na concessionária, eu e o chefe da oficina, muito atencioso por sinal, procuramos em todas as Novas Rangers do estoque uma que não tivesse este problema para que os feixes fossem substituídos na minha. Ele canibalizaria um carro novinho pra resolver o meu problema. NÃO ENCONTRAMOS UMA SIMÉTRICA! Desde de as XLS, XLT, Limited... Até as que já estavam bem rodadas, o problema era presente. Todas estavam caídas de um lado a ponto de ser visto a olho nu! Como pode??
4 - SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Mais uma surpresa: cheguei em casa no final da tarde e notei um barulho estranho e o ponteiro da temperatura que subiu de repente - ainda bem que na frente de casa. Abri o capô e mais uma surpresa: cadê a tampa do vaso de expansão??? Sumiu! Como pode? O carro estava com 750 Km rodados. Encontramos a tampa caída próximo ao peito de aço. O reservatório, quase vazio. Ela pulou? Claro que não. A minha tese é que não fizeram a revisão de entrega. A tampa, solta, caiu com a trepidação. Detalhe: só se troca água do sistema da ranger com 200.000 Km, conforme o manual.
CONCLUSÃO:
A Nova Ranger parece um carro muito bem resolvido. Não posso dizer que é um carrão, pois o meu conceito de "carrão" engloba "carro que não dá defeito". E a minha - e de muitos outros proprietários que ainda não se deram conta - já veio com defeito de fábrica. Eu sempre sou bem atendido nas concessionárias da FORD. Eles batalham até seu problema ser resolvido. O que empaca mesmo é a conduta da FORD, que demora demais a dar soluções técnicas. Estou aguardando a resposta deles.
Só não aceitarei nada do tipo "está dentro dos parâmetros de tolerância". Aí a coisa vai feder pra eles. Convocarei todos os proprietários de Nova Ranger!
Quem vai me convencer que um carro com uma lateral caída não terá a estabilidade afetada numa situação de perigo (mesmo porque o centro de gravidade fica unilateralmente confuso)?
E quem explica a caçamba mais estreita que a cabine?
SÃO APENAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Antes de comprar um carro muito bonito, pense na segurança da sua família!
Abraço a todos!