Postado originalmente por
Luzemario
Pessoal,
Para quem tem uma Ranger Limited eletrônica, o computador de bordo pode ser utilizado facilmente para verificar o funcionamento do sensor barométrico (não lembro se as XLT eletrônicas mais antigas também tem). Além de verificar a pressão do ar ambiente para fazer os ajustes necessários no motor, a central convenientemente também informa a altitude do local onde você se encontra com o carro. A altitude varia com a pressão barométrica e a temperatura, mas em geral, sem grandes variações de temperatura o erro não é maior que 20 metros. Assim, se você verificar a altitude no lugar onde costuma quando a temperatura for a mesma num dia sem nuvens, logo de cara vai verificar que o sensor barométrico está com defeito.
A pressão barométrica do ar muda com o clima, assim mudanças na indicação de altitude em dias de chuva são normais (mas não são muito grandes). Sempre que vou ligar o carro de manhã, costumo olhar se a altitude está muito diferente para chutar se vai chover. Apesar de estranho, de vez em quando isso me ajuda a levar o guarda chuva no carro...
Quando o sensor está com defeito, começa a mostrar valores absurdamente diferentes de altitude. Em um período atrás comecei a perceber que a altitude começou a ser mostrada com um erro considerável, mesmo na época da seca e sem grandes mudanças na temperatura (aqui em Brasília a cada ano temos 6 meses sem chuva). O painel do carro mostrava 430m, sempre que ia ligá-lo de manhã no mesmo horário, e assim ficava medindo com a diferença em todos os lugares por onde eu passava (lá na porta de casa são 1180m). Além das diferenças de desempenho no carro já relatadas aqui, o scanner não mostrava nenhum erro, mas imaginei que se o carro "pensava" que estava em uma altitude 700m menor, certamente não iria perceber que o ar estava mais rarefeito e a mistura seria incorreta.
Como trabalho muito com Arduino, embarcados e afins, importei o sensor de uma loja não me lembro onde por um valor menor que dez dólares e eu mesmo troquei. Esse componente não é exclusivo da central da Ranger. É um barômetro eletrônico simples, há muitos parecidos em sites de automação e desenvolvimento de projetos eletrônicos. A FreeScale é uma divisão de componentes eletrônicos da Motorola. Esse sensor, fabricado pela FreeScale, é usado em várias aplicações embarcadas, assim é possível encontrá-lo em vários distribuidores da FreeScale mundo afora. O link abaixo mostra por exemplo, um projeto de um cara alemão usando um barômetro semelhante ao usado na Ranger.
Elektronischer Barometer
Quem não tiver computador de bordo, pode tentar um scanner mais decente que mostre a pressão lida em hPa e usar um outro barômetro para comparar. Muitos relógios Protrek da Casio tem barômetro, assim dá para ter uma idéia.