Postado originalmente por
Renato Fraga
Bom, primeiramente experiência e qualidade, devem ser requisitos básicos até para os serviços mais simples e corriqueiros.
Referente ao uso de cromo-molibidênio, realmente é mais caro, porém desconheço a utilização deste material em kits de suspensão, uma vez que sua maior propriedade é ter resistência porém não rigidês absoluta, oferecendo uma certa flexibilidade, além de reduzir o peso do componente. Por isso muito utilizado em gaiolas internas de proteção, e estruturas mais complexas tal como chassis tubulares de dragsters, e stock cars entre outros.
Portanto o material a ser utilizado pode ser perfeitamente aço 1020, com espessura de 1/4. Essa foi a receita que utilizei na confecção do meu kit.
Referente à instalação de um eixo rígido, te felo que é a altermativa mais fácil de todas, mas em primeiro lugar precisa de um eixo, e ixos dianteiros são meio que raridades pra nós brasieliros.
Agora respondendo suas perguntas:
1- Não vai achar. Basta fezer um ou adequar o original.
2- Não haverá ângulo nenhum. Basta transferir as mesmas medidas originais, às polegadas desejadas pra baixo. Lógico que se na nova posição houver alguma discrepância tal como peças se tocando, raspando etc etc, é porque tem coisa errada.
3- Em relação à mola, como dito anteriormente pode até ser dispensada uma de comprimento maior, podendo usar a original com um calço da medida do lift obtido. Mas se desejado uma mola mais longa existem várias empresas capazes de fabricar o produto, e já foi discutido bastante a esse respeito aqui no fórum.
4- Lógico que se estiver alguma coisa fora, o alinhamento focará comprometido. Por isso, é nessa hora que poderá ser comprovado se seu serviço foi bem feito ou não, e dependendo da discrepância observada, é possível saber onde e quanto deve haver ajuste.
Finalizando, BASTA TER CAPRICHO E USAR A INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE.
Cardã não é problema nenhum. Na minha Dakota por exemplo, tive que fazer 3 cardãs. O dianteiro, trazeiro, e o que liga a Tcase ao câmbio. Basta contar com o serviço de qualquer profissional que trabalhe com reparos de eixos cardã que seu problema estará resolvido.
Pitman, vai ter que fazer outro ou adequar o seu original.
Finalizando, se você é estudante de engenharia, poxa, você está alguns passo à minha frente e de muitos outros daqui.
Basta por a cabeça pra trabalhar.
Abraços