Postado originalmente por
Renato Fraga
Pois bem se me recordo o título deste tópico é sobre Lift de Suspensão, e não Body Lift para F1000.
Body lift tem suas indicações mas na prática o único benefício que traz para o off road é permitir o uso de pneus maiores basicamente.
Como gosto muito do assunto (suspensão), e humildemente falando já pesquisei bastante, eu tenho o intusiasmos de relatar que esse 0,01% que correspondo (tal como o Walter contabilizou) poderia ser maior se houvesse menos temores e maiores compreensões a respeito do assunto, e trocas de informações tal como é o intuito aqui deste fórum, podendo então permitir que um Cirurgião Dentista, tal como eu que nem ofinina em casa possui, consigua realizar 2 projetos exclusivos no Brasil (pelo menos até onde eu consigo saber), tal como o Lift Kit de 6 pol que construí para minha Dakota, e finalmente a tranformação da mesma pick up em 4x4 utilizando o sistema S.A.S. Basta contar com um pouco de conhecimento e uma mão de obra de confiança. Se não tiver isso, fique receoso até mesmo de fazer serviços mais simples no seu veículo, até mesmo aqueles preventivos de rotina.
Assim, de acordo com o questionamento feito no título do tópico, acho válido qualquer discussão a respeito do assunto. Vejam que a algum tempo atraz, body lift podia ser algo difícil de ser idealizado. Mas de tanto ser discutido por aqui, já se encontraram todas as alternativas para solucionar os detalhes e até kits prontos a exemplo dos que o Adams comercializa. Quem sabe, se partirmos para outras soluções (não as que já existem prontas), consigamos concretizar projetos mais eficientes futuramente.
Não que eu queira me gabar, mas basta ter cabeça, paciencia e humildade que se constroi o que desejar.
E vejam ainda, que para um sistema de Lift como esses exemplificados, não chega a ser necessário fazer soldas, pois originalmente os suportes são rebitados, e podem perfeitamente ser parafusados e se houver a necessidade de reforços, alguns cordões de solda apenas para segurança. E uma longarina de chassi não é tão sensível assim a ponto de não suportar nenhuma alteração.
Concluindo minha tese, eu só não gostaria de constatar que eu sou o 0,01% que realmente pensa em off road, e não os 99,99% que preferem passear no shopping e outros roteiros do tipo.
Abraços a todos