Postado originalmente por
bgtn
Chalbuque,
Lembrando que, pelo que eu observei , tenho uma das piores médias relatadas aqui, deve ser pela minha tocada e também pelo meu uso especifico (se bem que na minha cidade, quando eu pergunto, todo mundo tem ranger flex mais econômica que eu....).
Como já trocamos ideia por aqui e é de conhecimento geral, a ranger flex, ou melhor, qualquer picape de mid-size para cima com motor ciclo otto só vai valer a pena para quem roda pouco.
Eu acrescentaria mais duas hipóteses (em favor das flex): para quem roda em trechos curtos e para por períodos prolongados e compra de uma picape usada mais nova.
Para a hipótese de trechos curtos + motor desligado por tempo considerável, seria por conta da temperatura de funcionamento, o motor trabalhar quase o tempo todo mais frio, que seria, ao MEU ver, mais crítica num diesel, pelas maiores cargas aplicadas internamente.
Para a outra hipótese, eu não pegaria uma diesel com common rail fora ou quase fora da garantia na região que eu moro, não. A maioria usa nas fazendas, podem acabar abastecendo na fazenda mesmo, algumas quase nem vão para a cidade, então... Para pegar uma usada, só se eu tivesse absoluta certeza da procedência. Se der “chabú” num sistema de injeção desses...
A antiga vantagem das diesel está indo por água abaixo, com a maior “fragilidade” do sistema de injeção (CR) ante ao óleo diesel disponível na maioria dos postos (os que tem s10, será que é s10 mesmo? E se for s10, será que está bem acondidionado?, etc...), a diferença de preço entre os combustíveis diesel x gasolina/etanol está cada vez menor, sem contar que os motores ciclo otto estão bem mais duráveis.
Mas o que fica “atravessado na garganta” é o consumo desses motores “modernos” no nosso mercado, tanto flex como diesel. As diesel estão bebendo mais do que quando tinham bomba injetora!! Tá, emissão de poluentes e blábláblá, mas veja assim: o combustível consumido não vai se tornar poluente? Então, mais combustível = mais poluentes, ué.
Outra coisa são esses motores ciclo otto, poderiam disponibilizar motores mais adequados e com consumo menor, pois acho que todas as marcas já dispõem desse motores, que, com alguma ajuste e regulagem serviriam perfeitamente à utilização, com melhor desempenho e menor consumo. Vide Ford com seus Ecoboost, que colocaram na F150. Essa tecnologia de “GDI” já é bem conhecida (em 96-97, a Mit já tinha o Gallant rodando com GDI no Japão, não me lembro direito, mas se não era o Gallant era o Diamante), turbo então... Fora comando variáveis, etc.... Durabilidade? Ah! Se for dada a correta manutenção esses motores duram, tem é que ter uma boa estratégia de pós venda, mesmo porque a maioria dessa tecnologia é inevitável, uma hora chegar ao mercado.
Existem apenas alguns raros mecânicos que conseguem mexer com essa tecnologia toda, mas as diesel com CR também, então fica na mesma. Quero ver alguém conseguir arrumar ele mesmo uma picape diesel com CR com “alicate e arame”...
Mas hoje, picapes flex tem o consumo é proibitivo para quem roda mais (na verdade, para a maioria dos casos até compensa, mas não é mole desembolsar 2 “garoupas” a cada parada no posto).
Abs