Tenho uma Ranger 4.0 V6 96 Gasolina/GNV (meu primeiro carro ), antes de comprar levei ela a 2 mecânicos para que eles avaliassem e dessem um parecer, o motor na época da compra não fumava nem nada, os 2 mecânicos disseram que estava boa, eu como principiante e apressado para comprar meu primeiro carro fui na deles.
Depois de uns 2 meses o motor começou a fumar bastante e baixar muito óleo, me mudei de cidade e conheci um mecânico bom de verdade que foi avaliando o carro pra mim e falou que logo pra frente iria ter que dar uma olhada no motor. Batata, no final das contas hoje a Ranger está sendo "reformada", motor está sendo montado nesse momento depois de voltar da retifica, além disso estou fazendos os freios e suspensão, tudo novo.
Minha dúvida é a seguinte, qual óleo devo usar nesse motor recém retificado ? Segundo o manual um 5W30 sintético, andei lendo varios tópicos e muita gente usa esse e também usam o 20W50, estou na dúvida. Poderia usar o Castrol Magnatec 10W40 Api-Sn ?
usa oq o manual pede(no meu é 5w30 ou 15w40 ou 20w50...na minha eu usava 20w50)...e não tem erro....esse motor começa fumar...falhar...e queimar oleo devido a GNV e etanol...se usa só na gasolina dificilmente iria ter problemas....
Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
NEW - Comet GTR 250cc; Perda Total- Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997
usa oq o manual pede(no meu é 5w30 ou 15w40 ou 20w50...na minha eu usava 20w50)...e não tem erro....esse motor começa fumar...falhar...e queimar oleo devido a GNV e etanol...se usa só na gasolina dificilmente iria ter problemas....
Pois é, segundo meu mecânico e a retifica esse motor rodou antes praticamente só no GNV, a primeira partida da manhã e os primeiros 5km eu ando na gasolina, e antes de parar no final do dia também ando um pouco na gasolina.