Postado originalmente por
dsamaz
E aí Shimomoto, tudo bem?
Mais um maxion com problemas...
Quando aquece, além de dilatar a trinca, a pressão da água aumenta. São duas variáveis objetivando a trajédia...
A melhor dica que podemos dar ao colega é comprar logo um outro motor, de preferência novo e 2.8 ou .... adaptar um MWM he he
O 2.5 tem um problema fatal, muito difícil de resolver, que é a baixa potência. Por isto, é melhor logo instalar o 2.8 e resolver dois problemas, o atual com a água e o problema da fraqueza.
Caso ele opte por retificar, o que é pouco recomendado, seria melhor trocar TUDO o que é móvel ou trabalha com pressão e variaćão de temperatura, principalmente as mangueiras, bomba dágua, bomba de óleo, ...
A minha também acontecia isto, eu conseguia andar um pouco com este problema, folgando a tampa do reservatório de água, com a válvula termostática ausente e sem ligar o ar condicionado.
A principal característica para identificar este problema é assim:
1. deixar mais de 30min. sem ligar;
2. abrir a tampa do reservatório de água;
3. tentar ligar o motor, que deve estar pesado (na maioria das vezes) para girar
4. funcionar por alguns segundos;
5. desligar e tentar ligar imediatamente com a tampa do reservatório aberta;
6. repetir os passos 4 e 5.
Quando desliga e liga novamente, mesmo com o problema nas trincas, não dá tempo para a água penetrar nas camisas, por isto ele fica leve em 100% das vezes (a tampa do reservatório de água deve estar aberta para não pressurizar). Algumas vezes, quando o motor de partida está ruim, pode ser que fique pesado, por isto é bom saber se este item está regular.
Geralmente esta predisposićão para empenamento no cabećote refere-se aos 4 malditos parafusos M8 (fininhos, fracos) que não aguentam (na minha opinião, um erro fatal do projeto do maxion). Algumas vezes percebe-se vazamento de água pelo lado destes parafusos, ao tentar funcionar o motor com cabećote empenado, no lado direito do motor, por trás da turbina. O cabećote sempre empena por este lado, devido estes parafusos.
Outra dica é no processo de retífica, trocar estes parafusos por M10 x 100mm, passando um macho no bloco.
Daniel