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  • #1
    Usuário Avatar de miguelcps
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    26/03/2008
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    Qual o melhor motor Diesel p/ F1000 4.9i Super Cab.




    Pessoal, estou pensando em pegar uma F1000 Super Cab de preferencia 98, sei que sao quase todas a Gasolina, as que nao sao foram passadas p/ Diesel e o pessoal pede muito caro e nao se tem informaçao de como foi feita a adaptaçao, portanto,
    gostaria de saber qual o melhor motor para usar no lugar do 4.9 Gasolina sem ter que fazer muita adaptaçao, tipo, quase Plug and play?
    Qual o valor medio deste motor usado?
    Consegue-se fazer a documentaçao sem muitos problemas ou é muito complicado?
    Gostaria de opnioes de quem tem alguma experiencia neste assunto, desde já agradeço a todos pelas informaçoes.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #2
    Usuário Avatar de Miranda
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    Depende de quanto vc pretende gastar
    o que eu ja vi
    2.8 PowerStroke 135cv da Ranger (eu nao faria isso)
    3.9 D229 MWM TD (das F1000 até 95)
    4.3 X10 MWM (das 97 98)
    4.2 MWM Sprint 6.07T ( Silverado )
    4.2 MWM Sprint 6.07TCA (F250)
    Cummins C 5.9 da Dodge Ram

    Opções interessantes e diferente
    o Cummins 4cl da F250 eletronica
    Cummins serie B, com bomba injetora, 220cv dos VW 19.220 (acho qe é isso).

  • #3
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    25/12/2004
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    O cummins 4BT das F4000 também pode ser uma boa opção por ser um motor muito durável.

    Miguel, para ficar bom tens que colocar casado o motor mais a caixa já completo. Depois é só ajustar a relação do diferencial. As adaptações costumam encrencar justamente na hora de colocar um motor em outra caixa que não é a original do conjunto. Pela F1000 ser uma caminhonete pesada, dá preferência pelos MWM 229 ou X-10. A opção dos Sprint (6 cilindros) é muito boa mas mais cara também.

    Se fores trocar somente o motor para aproveitar toda a transmissão, tens a opção do MWM 2.8 (S-10) ou 2.8 PS (Ranger), que por sinal tocam a F1000 com boa desenvoltura. Vale dizer que as F1000 2.5 HSD andam mais que as MWM (com ajustes originais).
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    eu pensava q os HSD eram mancos...
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #5
    Usuário Avatar de miguelcps
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    26/03/2008
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    Obrigado pelas dicas pessoal, minha ideia é nao ter que trocar a caixa de mudanças, entao pelo que entendi o melhor seria um HSD 2.8 ou 2.5, com essas dicas já tenho as informaçoes de por onde começar a procura,
    abraços a todos, Valeu..
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #6
    o que sairia mais viavel$$$$$ seria o HS 2.5, praticamente P&P com o seu cambio, mas "jack" eu aguardaria um pouco mais$$$$ e partiria para um x10 com cambio zf s5-420
    fordtruckbr.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Marcelo Corradi Ver Post
    eu pensava q os HSD eram mancos...
    o unico inconveniente dos HSD é que eles so mostram o que podem depois dos 2000 RPM um pouco mais, um pouco menos dependendo de marca/modelo. Em um veiculo que nao é usado para trabalho há que os prefira aos LSD
    fordtruckbr.

  • #8
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    Bem colocado Robson, para uso urbano, rodoviário ou passeio, tem muitos defensores dos HSD nas F1000, porém para uso pesado, cidades com muitas ladeiras, uso no trabalho carregando peso ou rebocando, o HSD sofre bastante.
    Pesquisa sobe o PS2.8 que tem muita diferença de desempenho e torque que o 2.5. Entendas que com um 2.8 terás quase o mesmo torque que um motor 229 e mais potência que o X-10, porém só após os 1700 rpm.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de rfdex
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    Amigo, eu também tenho uma F-1000 à gasolina (ano 97). Comprei ano passado. Em casa já temos outra desde Nov/2000 (do meu pai). E por conhecê-la bem, comprei a segunda (para mim, depois de não aguentar mais a fragilidade das S10s). O motor 4.9 é espetacular, inclusive para a questão de consumo. Levando em conta seu tamanho e força, não acho muito um motor fazer quase 8km/l (aqui em Brasília). Em estrada, rodando em média a 100/110, ela chega aos 9km/l fácil. Tenho dó de trocar o 4.9, mas precisarei deixá-la mais econômica. Como gás é coisa para fogão, a idéia será o diesel mesmo. Não tenho para onde correr. Mas para isso não pretendo mexer no câmbio original (Mazda). Assim, acabei achando uma flange (no Mercado Livre) que casa o motor MWM 226/229 a esse câmbio Mazda. Comprei-a e guardei. Tão logo ache um motor 229 barato e bom, estarei fazendo a substituição. No meu caso, o radiador de alumínio do atual motor (4.9) é o largo - utilizado na versão que tem ar-cond - e por isso pretendo também mantê-lo. Já vi 3 F-1000 96-98 aqui nas imediações de Brasília e Goiás rodando com o câmbio Mazda e motor MWM 229. Fica bom. Se você quiser uma planta da flange, posso tentar desenhar em um papelão e te encaminhar. Daí você faria mais facilmente a tal. Para usar os motores Maxion 2.5 ou 2.8, é necessário trocar todo o sistema de radiador e usar o original das F-1000 HSD, onde o radiador fica mais recuado, deixando-o mais próximo do motor! Eu queria um Cummins 4BT (do F-4000), mas não posso investir tanto. O jeito vai ser rodar de MWM 229. Um abração.

    Raphael
    Brasília

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Opinião besta...

    Optaria pelo MWM 4.10 com transmissão completa (colocar tudo), como o Edintruder falou.

    Ai você coloca a coroa e pinhão da F-1000 MWM 98 4x2 (que é 2,53:1) e um intercooler para gerar uns 150cv (como é Euro I acho que dá para ir mais além...) e sua F-1000 supercab fica joia!

    Para colocar o HS2.8 mantendo a transmissão Mazda (não sei se as caixas secas são iguais - mas as relações de marcha para frente são as mesmas), tem que encurtar o diferencial. Não sei se para 4,56:1 (original da F-1000 HS2.5 - acho que fica curto demais) mas para uns 4,10:1 era uma boa idéia. Só não sei se existe essa relação disponivel para reposição para o Dana 46. E se for HS2.8 mesmo, procure apenas o com turbina variável que tem boa potencia disponivel em baixas rotações, Mas o bom seria ver a capacidade máxima de torque de entrada do cambio Mazda pois o HS2.8 TGV é torcurdo: 38,2m.kgf

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #11
    rfdex, se o seu objetivo é apenas economia, acho q vale mais a pena por GNV. fica mais barato e é mais simples.
    se fizer uma instalação bem feita e usar diretinho, vc esquece q o carro tem gás...
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Marcelo Corradi Ver Post
    rfdex, se o seu objetivo é apenas economia, acho q vale mais a pena por GNV. fica mais barato e é mais simples.
    se fizer uma instalação bem feita e usar diretinho, vc esquece q o carro tem gás...
    Esquece nada! Não sei de nada mais assombrador que ter uma picape e ver aquele cilindro de gás na caçamba. É triste demais.
    Prefiro gastar uns trocados no motor diesel mesmo.

    Se é economia, eu pegaria o PS 2.8.
    Mas se fosse desempenho + coração, ficaria entre o Cummins eletronico, X10 ou Sprint 6cc.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

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