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Convex Datacenter
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  • #1
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    03/11/2011
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    Angry Acho que o motor foi pro espaço. O que vocês acham?




    O que aconteceu foi o seguinte. A uma semana atrás vinha eu por uma estrada de terra, quando em uma reta a mangueira inferior do radiador estourou. Sem mais nem menos vi aquele vapor todo saindo debaixo da Ranger. Imediatamento parei e desliguei ela, chamei um guincho e deixei na oficina.
    O mecânico reparou a mangueira para eu ir rodando pois a original demoraria 2 semanas para vir(concessionária Ford). Até aí tudo bem.
    Andei com ela essa semana, 4 dias, a água do radiador baixou um pouco no primeiro dia mas o nível estabilizou durante os outros 3, não baixou mais. Ontem pela manhã, saí com ela e ao voltar para casa, estacionar e desligar ela, o reparo feito com abraçadeira se soltou despejando toda a água na frente de casa.
    O mecânico veio, arrumou o reparo, encheu de água e levamos ela pra oficina que é aqui perto.

    Ele me disse que pode ser pressão que está vazando do motor e indo para o radiador, podendo ser ou junta ou cabeçote com trinca. Mas me disse que para ter certeza só efetuando todos os testes antes. Disse também que eu posso simplesmente colocar a mangueira inferior nova mas se o problema for o descrito por ele vai estourar de novo. Mais uma coisa, o preço que ele me passou dessa mangueira é de quase R$1200,00 na concessionária. A referência é 1L55 8B273 AF T4TGA da Motorcraft. Pesquisei em distribuidoras de peças da Internacional mas ninguém tem essa mangueira.

    Detalhes:
    Em nenhuma das duas ocasiões o motor superaqueceu;
    Ontem a mangueira se soltou quando eu a desliguei, tanto é que quando eu desci é que havia começado a correr água;
    Não tem óleo na água nem água no óleo;

    O mecânico disse que pode ter ocorrido algum problema com o dono anterior mas até então o problema não ter se manifestado. E aí, o que acham? Faz sentido o que ele disse? Problema na junta ou cabeçote?
    É uma Ranger 2003, com menos de 190000km, motor PS 2.8.

  • #2
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    A mangueira está saindo fora porque não é a original. Se fosse, mesmo que exista problema na junta ou cabeçote, ela não estouraria;
    Uma mangueira por 1200? Tá errado. Procura naquelas lojas especializadas em mangueiras automotivas. Troque a abraçadeira também, a sua pode estar desgastada.
    Tudo indica que no primeiro aquecimento (quando a mangueira estourou) e você parou o carro "imediatamente", o aquecimento e a inexistência de fluido queimou a junta do seu cabeçote, que agora aparenta estar escapando compressão para o sistema de arrefecimento.

    Na minha opinião, seu mecânico está certo. Mas claro que não estou vendo o carro, é tudo baseado no seu relato.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #3
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    Vou ver se acho uma loja dessas por aqui.

    Mas só de escapar a água já vai queimar a junta? Putz! Porque depois que estourou da primeira vez ela não rodou nem 20 metros. Logo vi e desliguei.

  • #4
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    O teste é muito simples, tu trocas a mangueira ou faz um reparo colocando cano metálico e cortando a parte danificada. Coloca água e liga o motor. Verifica se sai bolhas de ar. Deixa o motor trabalhando cerca de 20 minutos e vai acompanhando. Depois de sair todo o ar do sistema não pode mais ficar surgindo bolhas.
    Procura essa mangueira com o Sergio Aquino de São Borja. Tem o telefone dele aqui no fórum, basta procurar no google. Ele deve conseguir essa mangueira original e mais barata que aqui no Brasil.
    Entenda que mesmo que saia pressão, a tampa libera o excesso muito antes de romper a mangueira. Não mexe no cabeçote antes de trocar a mangueira, pois com o tempo elas apodrecem.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
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    No local onde estourou ele colocou um cano metálico e prendeu com duas abraçadeiras em cada lado. Pelo que eu pude ver ela estava se desmanchando na quele local.

  • #6
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    É possível que essa mangueira esteja podre. Cerca de 5 anos é o suficiente para começar a estourar as mangueiras. No teu caso é aquela mangueira comprida que tem uma outra mais fina que prende no meio dela, correto? Essa mangueira está sempre suja de óleo do motor, o que causa ressecamento na borracha.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
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    Acho que é essa mangueira mesmo, parecida com a da foto. Estourou bem onde a mais fina está presa.


    -mangueira.jpg

  • #8
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    É um ponto muito difícil de fazer algum reparo que não ceda com a pressão.
    Foi como todos disseram, troca a mangueira e não mexe no cabeçote ainda. Fora isso, esse motor é muito difícil de apresentar esse tipo de problema. Eu pessoalmente nunca vim um 2.8PS com problema de cabeçote trincado ou junta queimada. Se fosse o 2.8 Sprint até poderia ser cabeçote, mas o 2.8 PS é difícil.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
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    O mecânico não começou a trabalhar nela ainda, mas falei pra ele primeiro eliminar qualquer possibilidade de problemas nas mangueiras, radiador e etc.

  • #10
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    Beleza. O foda é que para tirar esse cabeçote dá um trabalho danado. Eu levei 11hs de MO entre desmontar e montar o cabeçote na minha ex-ranger. A F1000 são cerca de 3hs no máximo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
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    Bom, ontem o mecânico começou a trabalhar na Ranger, disse que esgotou outros problemas a não ser junta ou cabeçote.
    Hoje é para autorizar ou não ele a abrir o motor e verificar a junta e mandar o cabeço para efetuar um raio x.

    Agora a pergunta é, já que o motor vai ser aberto o que mais poder ser checado?

  • #12
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    Já tá com o pé na jaca, manda olhar a parte de força do motor também.
    Começando pelos kits.
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