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Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Dúvidas que vem com o tempo (diferencial, pneu, motor, etc)




    Opa!!

    Tenho meu Engesa a 5 anos,
    Logo que comprei já lasquei 4 General Grabber 33"
    Fiz muitas trilhas, nunca tive problemas
    há 3 anos troquei o motor por um S4T Plus, troquei a relação pela da pampa 4x4.

    Agora vem as dúvidas: Vi muitos tópicos falando que o dana 30 é frágil e tal, mas no meu Engesa nunca deu problema, isto é um milagre ou a coisa não é bem assim com os 33" ???
    Segunda: Com a relação que coloquei para o motor a Diesel, o carro ficou ágil e forte, mas ele poderia se eu quisesse colocar uma relação mais longa, mas com a que está ele chega a uma velocidade de 130km, mas daí o motor começa a esquentar muito..... então prefiro viajar a 100, 110 e a temperatura fica boa com a rotação do motor não tão alta.
    Consumo? na cidade sem judiar, acho que uns 8 por litro.

    O que vocês acham disso???

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    A reclamação não é bem no diferencial Dana 30 e sim nas mangas de eixo ...
    Se vc consegue rodar mais de 20000 km sem trocar rolamentos de roda , usando os 33" , meus parabéns ... os de munhão duram uns 40000 km

    Tb não vejo nenhum problema nos Dana 30 , o dif. diant. do meu ta zero bala ...

    Tenho relação longa 3,07 , mas pra chegar a 130 km/h vai a 2400 rpm , não esquenta o motor , mas alta rotação prejudica muito ... então mantenho a 120 km/h fica em 2200 rpm e temp. cravada no 3º risco do marcador ...
    Consumo , entre 9,5 e 11 km/l

    Pra mim teu Engesa tá ótimo ... é só não inventar nada que o bicho vai longe ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    opa!
    Obrigado pelas dicas!!!

    A cada quanto tempo é ideal verificar os rolamentos de roda?

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Sempre após rodar muito tempo em estrada de chão ou asfalto ruim , a trepidação faz criar folga nas porcas ...
    Em trilha , se não andar trecho longo de chão batido irregular , não tem nenhum problema ...
    Se faz tempo que vc não verifica é bom dar uma olhada ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
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    Você trocou relações e pneus, logo, PROVAVELMENTE seu carro esteja andando muito mais do que isso e você não percebe.

    Solução = verificar a aferiçao seu velocimetro, usando um totem ou um GPS. Você pode ter surpresas nas multas

    Eriksom

  • #6
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    gomila,

    Vc falou q o motor esquenta na alta, mas de qtos giros estamos falando a 130km/h?

    Qual câmbio vc está usando?


    Vc está usando radiador original?


    O motor já passou por algum pico de aquecimento? (juntas queimadas?)


    Não creio q os GG 33" estejam pesando tanto o motor, pois as mangas estão aguentando firme, entao seria mesmo só rotação alta ou falta de refrigeração q se manifesta em alta ?

    pontos a considerar:
    (radiador subdimensionado, válvula termo com defeito (travada meio aberta), válvulas desreguladas, escapamento subdimensionado, bomba injetora desregulada, etc)

    digo isso pq conheço bem este motor e te digo q ele aguenta muuuuito desaforo (46,5 kgf.m a 1400 rpm) antes de esquentar, e aguenta bem os picos de rotação sem abrir o bico (150 CV a 2800 rpm), mas temos q ver a relação final do conjunto (câmbio/diferencial) bem como as questões próprias do motor, não creio q vc tenha q se preocupar com nada agora, mas pode ir programando uma manutençao por partes e aproveitar para verificar cada um desses itens.

    Porém o melhor câmbio q já vi pra esse motor é o original mesmo (M-37 (ZF S5-42) mais conhecido como 5ªD), os outros não casam torque/rotação como deveriam e são curtos demais na condução on road exigindo constantes mudanças de marcha, só a relação original desse conjunto q é muito longa pro off road (3,55:1) e tem ainda o complicador da 1ª ser longa tb (ao contrário da cx clark cuja 1ª é reduzida), essas 2 características exigiriam uma cx de redução realmente eficiente, mas em contra partida vc teria um carro versátil on/off road.



    valeu

  • #7
    Tenho uma Camper com S4 e cambio ZF (ótimo) e realmente o casamento motor/cambio é muito bom, mas o problema é adaptar uma tração com este cambio.

    Eduardo.

  • #8
    Usuário Avatar de Eliseu
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    Pessoal, estava acompanhando o tópico, e já me aconteceu algo similar. Quando comprei o Amarelão, tbm esquentava em alta velocidade, e a solução: estava com velocidade bem superior da marcada:50%. Tenho S4T, caixa da F4000/1000(1ª super curta, não sei se é a original, não consegui descobrir), redutora Bandeirante, diferenciais Dana 44, BF 33", sem contagiros. Gostaria de saber se alguém pode me informar qual casa com o nosso painel e o Maxxion S4T? Média cidade: 7 e estrada 110 p/h uns 10. Tá bom? Alguém sabe do contagiros???

  • #9
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    Eliseu,

    Normalmente, a placa de identificação da caixa fica fixada na lateral dela. Mais fácil conferir para saber, pois há variações nas caixas mesmo do mesmo modelo (algumas tem a 1a. em 6,89:1, outras 6,32:1).

    Feito isso, verifique se há uma espécie de cachimbo na parte superior da caixa. Esse cachimbo estaria conectado a caixa e dele sairia o cabo do velocimetro. Algumas vezes, não há (ele é um redutor/ampliador para corrigir o chamado W, quantidade de giros no cabo por km rodado).

    Depois de ter esses dados na mão, é possível pensar numa solução para seu problema, ou você partir para a simples compra de um Totem piloto.

    Quanto ao contagiros, é mais complicado. Você precisaria ter um alternador que produzisse um sinal, normalmente em Hz, saber exatamente qual é a escala de frequência desse sinal (há muitos tipos de alternador cada um com sua escala), saber a relação entre o tamanho da polia do motor e a do alternador (para fazer a regra de 3 e saber a rotação do alternador) e finalmente comprar um contagiros exatamente para aquela frequência. Parece complicado, mas nao é. O dificil é saber de que carro veio o seu alternador e se o gerador de sinal está perfeito, o resto a gente acha nos manuais.

    Eriksom

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