x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 64

Tópico: Molas

  • #49



    Rodrigo,
    O carro ficou melhor com as molas da defender do que com as originais ?

    Paulo

  • #50
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Galera, o que eu quero é retirar os calços, colocando molas maoiores e, de quebra, progressivas.

    A da 110, é o mesmo tamanho do engesa, só que progressivas.

    Abraços.

    Kim.

  • #51
    Kim, qual a desvantagens dos calcos nas molas ?
    Paulo

  • #52
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Meu engesa estava com molas originais de 40 cm , porém ja estavam com pouco menos de 39 cm ... coloquei calços de 1" , subiu um pouco , mas a tras. continuava mais bx que a diant. em 1" , o calço de 1" fez a mola sair do apoio original e deslocou pra tras fazendo pegar na guia superior , talvez seja por isso que o Kim queira tirar os calços , pra colocar calço e ficar guiado é preciso usinar e manter a conicidade no calço e é lógico que além de ficar mais caro a mola vai trabalhar fora de padrão , os amortecedores tb sofrem pq só com os calços eles ficam mudando a posição de trabalho ...
    Coloquei molas de 49 cm que comprei na Rota , o Igor tinha o último par , mas acho que ele consegue mandar fazer o tamanho que quiser ... a que peguei é a mesma bitola da antiga 16 mm com 2 elos a mais , mantendo o mesmo passo ... , se fosse fazer maior , por ex. de 510 mm iria tentar fazer o mesmo passo com bitola de 16,5 ou 17 mm ... pra não deixar a vtr feito uma sanfona depois ... a vtr ficou 4 cm mais alta atras , show ... sem as cxs de ferramentas e sobressalentes ficou com mais de 6 cm de diferença ... recolheu 13 cm no total com peso ... de 49 cm foi pra 36 cm .

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #53
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    bingo!!!!!
    .
    .
    .
    .
    .
    ..

  • #54
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    PAULOBARBOSA

    Olhando suas fotos da pag. 3 , deu para perceber que as molas da traseira são bem mais grossas do que a dianteira , ela de fato é mais grossa , mas a sua estou achando muito mais grossa , será que estas molas traseiras sua não são da F-1000 que tem 17 mm de espessura ? por ísto vcv esta achando que esta pulando muito ?

    Este caso de molas , vou acabar ficando louco , pq a cada dia vem uma informação de bitola e tamanho diferente da mesma mola .

    EX:
    Tive na ROTA 4X4 pessoalmente e troquei idéia com o ÍGOR , de quais molas deveria colocar no meu ENGESA , pq achava ele muito baixo e macio demais . Sabendo que tenho o MWM 2.8 que tem o mesmo peso do GM 6cc .
    Ele me sugeriu de colocar as molas do GM 6cc com 40 cm na frente e a original na traseira de 43,5 cm traseira , assim o fiz , troquei as 4 .
    Minha surpresa , 3 meses após ter trocado o ENGESA estava da mesma altura de qdo estava com as molas velhas . Ele tb me falou que a espessura do fio das molas do 6cc era de 15mm , qdo cheguei aqui e medi com o paquímetro , tinha 14,8mm .

    Daí liguei para o ÍGOR e pedi que me desse as medidas das molas do ENGESA díesel , ele me passou :
    Dianteiras : comp.: 40 cm , diam. fio : 15mm , diam. ext. : 135mm , nº de voltas : 10
    Traseiras : comp.: 43,5 cm , diam.fio : 16mm , diam. ext. : 145mm , nº de voltas : 8

    Com ísto não bate com nenhuma das medidas dadas por vcs que pegaram com ele .

    O FPANDUR citou que s molas dianteiras tem 42 cm e as traseiras 40 cm , acho que ele inverteu os valores , pq as traseiras são maiores .

    É uma merda este negócio de molas e medidas de molas , a gente compra com uma medida e ao chegar ve que não tem as medidas previamente ditas .

    É bom verificar antes de comprar e/ou pagar .

    Mas peço a vc PAULOBARBOSA de dar uma checada nas medidas das suas molas traseiras , vê se elas não tem 17mm de espessura , pois se tiver , elas são da F-1000 e ficam duras demais mesmo .

    E as molas com mesmo comprimento , as que tem maior nº de elos , são mais macias do que as que tem menos elos , mesmo tendo o fio da mesma espessura .

    Outra coisa , pesquisei vários fabricantes de molas , TODOS ELES me disseram que não existe fio de 15mm , eles tem o 14,8mm 16mm , logo não podemos mandar fazer uma mola com fio da espessura que nós queremos INFELIZMENTE .

    Estou com a tendencia de colocar estas molas de 48 cm que o EDU VELO colocou na traseira do meu pq a traeira do meu esta visualmente arreada , mas o estribo esta nivelado , mas da a impressão que a traseira esta mais baixa e fica feio . Tenho 4 amortecedores do 1113 .

    ABRAÇÃO , e mais lenha na fogueira .
    4X4 Brasil

  • #55
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    Dr. Guilherme vejo que vc tem boas informações sobre molas, talvez possa me ajudar minha camper esta com motor 6cc gasolina e gas na trazeira falei com o igor da rota e ele me recomendou mola da camper disel na dianteira e molas de 48 cm na trazeira pois estou com pneus 33 e esta pegando um pouco quando faço trilha. a questao é que as dianteiras ja chegarm porem não as coloquei, e as trazeiras o igor mandou fazer mas sempre diz que esta chegando e não entrega. ai vai a pergunta será que com as medidas que vc citouno site eu consigo mandar fabricar as molas da trazeira

    Rodrigo Bastos

  • #56
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO AMIGO RODRIGO

    Infelizmente não temos muito para onde correr , acho eu que estas que vc comprou para a frente ficarão boas e as traseiras com 48 cm vai completar a sua solução , eu tb estou pensando em comprar estas de 48 cm para a traseira do meu ENGESA .

    Na realidade , fuçei tudo qto foi lado e descobri umas 4 fábricas de molas que fabricam molas para pessoa fisica e pedi que fizesse orçamentos das molas com as medidas que eu queria , daí deparei com a dificuldade das espessuras do fio , pq eles só trabalham com fios padronizados por eles , daí com o orçamento nas mãos liguei para o ÍGOR , e vi que não valeria a pena de encomendar pq os preços batiam com os do ÍGOR , e teve duas que ficaram mais caros .

    Ex: As molas traseiras tem 16mm de espessura de fio , para fazer uma que ficasse mais firme um pouco , teria que fazr uma com fio de 16,5mm de espessur , mas eles não tem .
    As molas dianteiras diz o ÍGOR que tem 15mm de espessura , mas eu medi com o paquímetro deu 14,8mm , qdo liguei para as fábricas , pedi que fizessem uma de 15mm de espessura de fio , eles disseram que só tem fio de 14,8mm BATENDO COM A MEDIDA DA MOLA DO ÍGOR .

    Agora devolvo uma pergunta para que eu fique com a informação correta da espessura destas molas dianteiras que o ÍGOR vende para os ENGESAS/CAMPERS a díesel . Faz um favor para mim , como vc ainda não colocou as molas dianteiras , leva ela em uma oficina que tenha paquímetro e mede a espessura do fio destas molas novas sua e me manda o resultado , aí sim vou complementar todo o meu conhecimento das molas dos ENGESAS/CAMPERS .

    Mesmo sem saber deste resultado , como disse anteriormente , acho que vc agora acertará com as molas de sua CAMPER . Tanto na altura como na flexibilidade , apesar de vc estar com KIT GAS .

    Ou melhor , como vc esta com KIT GAS , esta mola de 48 cm do ÍGOR pode ser que ainda não seja suficiente para segurar este peso todo .

    Uma outra opção , ANTES DE COMPRAR ESTA DE 48 CM , bem mais barata para vc testar seria vc ir em um ferro velho que aí em VITÓRIA tem aos montes e pegar emprestada duas molas da F-1000 , elas tem 17mm de espessura de fio , ou seja é bem mais dura do que as da CAMPER , só que tem um detalhe : elas são um pouco curtas , elas tem 38cm , mas como elas são duras talvez não arreiam tanto , mas dará para vc ver se a dureza esta boa , ou esta dura demais .

    O EDU VELO colocou estas de 48cm na traseira do ENGESA F-III dele e arreou 16cm . Como estas da F-1000 são mais grossas , talvez irá arrear bem menos , se ficar faltando um pouco de altura e se a dureza estiver boa , vale a pena calçar elas , fazendo os cones para as molas nã saírem do lugar . É uma sugestão que não fica caro para experimentar .

    Qquer coisa estamos aí .

    ABRAÇOS .
    4X4 Brasil

  • #57
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    vou medir e te respondo amanha

  • #58
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    As molas que estão na dant. do meu são de bitola 16 mm , 11 fios ... não sei a medida qdo aberta , assim que pintar uma manut. na diant. tiro essa medida ... com o peso do Perkinho fica com 31 cm ... o antigo dono , Millei , falou que as molas eram originais e compradas com o saudoso João , da Rota 4x4 ...

    Algumas informações a respeito do meu FIII - a capota de fibra pesa em torno de 120 kg , 2º o camarada que a colocou ... o Millei pesou numa balança rodoviária qdo colocou a capota e o peso total ficou 2.800 kg ... pra cofirmar que o bixo é pesado mesmo , qdo precisei de guincho veio um plataforma comum e não podia passar de 60km/h pq perdia a dirigibilidade ... além de ter sofrido muito pra descer uma estrada de terra cheio de curvas ... então pode ser que esses 16 cm que cedeu no meu , pode ser bem menos em outro Engesa ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #59
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0
    KARAKA!!!!!!
    Eu achei que estaríamos perto de 1.800 KG e o Edu está em quase 3.000KG, onde tem uma balança pertinho??? tô com medo do peso real do meu carro. Agora entendo oq vc falou do seu guicho sofrer pra puxar o carro. 12.000 Lbs = 5.500 KG seu carro pesa quase 3000 sem estar afundado na lama... ferrou a pátria amada.

    Abraçones

    Ralado

  • #60
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    Guilherme medi a mola dianteira que comprei na rota o diam. 135mm comp. 430mm e diam. do fio 16mm não contei as voltas mas amanha vou contar e coloco aqui, as trazeiras o igor prometeu mandar esta semana vamos ver se chega ai eu coloco as medidas aqui so sei que a altura é de 480mm

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. MOLAS
      Por xande no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 195
      Última resposta: 06/01/2008, 14:45
    2. Respostas: 35
      Última resposta: 08/01/2005, 03:45
    3. Molas Fiat X Molas Band X Sugestões...
      Por GuTo_Cerulli no fórum Jeep Willys
      Respostas: 36
      Última resposta: 12/11/2004, 23:29
    4. DAVID AUGUSTO - Este cara existe?
      Por Cotrim no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/05/2004, 17:19
    5. duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria
      Por Santoro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 08/05/2004, 21:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade