x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 64

Tópico: Molas

  • #13
    Usuário
    Entrada
    21/07/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    47
    Posts
    89
    Agradecimentos: 0



    Kim;

    Estou mexendo na geometria da minha engesa. Estive na monobloco, uma empresa que faz alinhamento de chassis, conserto de suspensão, e vários outros serviços aqui em londrina. Tem muita gente que leva lá pois é a maior da região.
    Estava conversando sobre o angulo de caster e o pessoal de lá afirmou que o caster de uma engesa deve ser entre 8 e 9 positivo. questionei esses valores e eles me mostraram a tabela de vários fabricantes de camionetes e jeep´s, por exemplo o troller que tem caster entre 8 e 9 positivo. então fui medir o angulo do meu jeep, deu 8,21 positivo. Disseram que tá excelente. tá certo isso, o jeep tá muito bom pra andar!!!!
    Já ouviu a explicação do caster baseado na roda maluca de carrinho de supermercado???

  • #14
    Usuário Avatar de Igor Lustosa Goulart
    Entrada
    28/09/2007
    Local
    Valença/RJ
    Idade
    61
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0
    André,
    Explica prá gente a teoria da roda maluca...

  • #15
    Usuário Avatar de Igor Lustosa Goulart
    Entrada
    28/09/2007
    Local
    Valença/RJ
    Idade
    61
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0
    Flávio,
    A minha Camper é 6cc e também tem as molas bem comprimidas, batiam direto nos batentes de borracha e com isso era muito dura. O que fiz primeiro foi cortar um gomo de cada batente, melhorou um pouco mas como os amortecedores são muito longos (trabalham praticamente fechados) começaram a socar, então eu troquei os 4 batentes pelos da Currier que são com a borracha macia e por último coloquei um espaçador de madeira entre o "copo" guia da mola e o suporte. Melhorou, mas em buracos mais profundos os amortecedores principalmente os dianteiros ainda socam. Estes já estou providenciando a troca.

  • #16
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por André Mázzia Ver Post
    Kim;

    Estou mexendo na geometria da minha engesa. Estive na monobloco, uma empresa que faz alinhamento de chassis, conserto de suspensão, e vários outros serviços aqui em londrina. Tem muita gente que leva lá pois é a maior da região.
    Estava conversando sobre o angulo de caster e o pessoal de lá afirmou que o caster de uma engesa deve ser entre 8 e 9 positivo. questionei esses valores e eles me mostraram a tabela de vários fabricantes de camionetes e jeep´s, por exemplo o troller que tem caster entre 8 e 9 positivo. então fui medir o angulo do meu jeep, deu 8,21 positivo. Disseram que tá excelente. tá certo isso, o jeep tá muito bom pra andar!!!!
    Já ouviu a explicação do caster baseado na roda maluca de carrinho de supermercado???
    Caro André!

    Se está na medida, está bom, não mexa!

    No meu caso (vide álbum), mexi porque alterei a medida das molas, quando feito isso, o cáster vai aproximando de zero e, conseqüêntemente ficando como a roda de carrinho de supermercado.

    A teoria do carrinho é mais ou menos a seguinte:

    Se o ponto de apoio for em linha com o eixo da roda, esta fica sem controle.
    Então, o ponto de apoio ao chassis deve ser anterior ao eixo (como o leme de um navio), fazendo assim a roda seguir o curso desejado sem "chimme".
    Muitos jeeps tem chimme por estar com o cáster desregulado.

    Na primeira vez que troquei as molas, não havia quem cosseguisse dirigir meu engesa, hoje, mesmo em alta velocidade, pode-se tirar a mão do volante. (não recomendado).

    As medidas que passei é do manual do mecânico engesa.

    Abraços.

    Kim.

  • #17
    Então pessoal, voltando sobre as molas, alguém sabe onde consigo as molas fio 15 mm que deêm a altura original da engesa?? Qual veiculo pode ter essas molas para eu colocar na dianteira da minha engesa???

    Aguardo sugestões!!!!

  • #18
    Fpandur,
    Desculpe a demora. Acabei de medir a altura do chão até o inicioda carroceria.
    Dianteira e Traseira são iguais a 87cm. Passando pelo cubo da roda.

    Qual a altura das suas duas configurações???
    Paulo

  • #19
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Bem, hoje analisei com mais calma a situação de minhas 2 Campers. Em anexo fotos: da Camper vermelha (fotos com indicação vm) a mola dianteira está muito comprimida. Sempre foi assim e hoje vi que é só movimentar um pouco o veículo parado mesmo que o batente já encosta no apoio debaixo. Com isso presumo que a ação do amortecedor em compressão está muito limitada. Por incrível que pareça, essa Camper pula demais em quebra-molas, a frente joga para cima e para baixo (será o batente que dá fim de curso e joga a suspensão para cima novamente ? ). Em compensação ela é muuuito estável em curvas.

    Já na Camper preta (fotos com indicação pt), vejam que além da mola mais alta (é a mola da Rota), o batente é muito menor, dando a impressão que foi cortado até. Essa Camper é muito mais macia e firme que a outra, mesmo estando com amortecedores da F4000, que são mais macios que os originais da Camper. No entanto ela inclina bastante em curvas, dá até um certo receio, principalmente depois que se dirige a vermelha ...

    Pessoal do Engesa e Campers, poderiam comparar com suas viaturas e dizer qual das 2 situações se assemelha mais às suas viaturas (suspensão dianteira) ? Estava pensando em colocar amortecedores retrabalhados mais firmes na preta, para minimizar o efeito de inclinação. Até pensei em cortar as molas, mas como já foi dito antes, perderei o acabamento de assentamento da mola no suporte.
    Na vermelha não sei o que fazer: cortar/trocar o batente ou trocar a mola ?

    Tenho um par de molas novas da Rota, e assim como o Rafael, pedi que viesse as molas de tamanho original para Diesel, mas pela medida é das mais altas: fora do carro estão dando cerca de 43 cm de altura ...

    Igor, obrigado pela dica do batente da Courier. Como meus amortecedores são do tamanho dos originais, creio que não terei os problemas que você relatou.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas-mola-pt1.jpg   Molas-mola-pt2.jpg   Molas-mola-vm1.jpg   Molas-mola-vm2.jpg  
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #20
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Paulo, com essa medida preciso saber se a sua Camper tem calço de carroceria ou não. A minha vermelha tem calços, porém as molas mais baixas. Medindo na frente deu 90 cm. A preta não tem calços, porém molas mais altas. Medindo na frente deu 93 cm. Esse tipo de medida também que levar em consideração o pneu, no meu caso estou com 31".

    Pediria que verificasse as fotos que postei a pouco e veja qual delas se assemelha mais com a sua viatura por favor.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #21
    Flavio, fui na garagem e tirei fotos das minhas molas também.
    E agora levei um susto. Apesar de estarem com a mesma altura na frente e atras, achei que 6 cm de diferenca entre a minha e a sua, é muita coisa.
    Também estou com BF 31".
    A minha mola dianteira parece que está muito encolhida, enquanto a traseira parece ao contrario.
    Amanha estou indo trocar os amortecedores. Uso do 1113, e passarei para rancho.
    Os meus 1113, tem menos de um ano, mas a mulher está gravida e reclamava que quicava muito. Achando que era o amortecedor muito duro, resolvi me dá Ranchos com regulagem. Agora começo a achar que podem ser as molas....

    Vou colocar as fotos aqui também.

    Vamos ver se encontramos a solução.
    PB
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Molas-camper-pb-diant2.jpg   Molas-camper-pb-tras2.jpg  

  • #22
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Suas fotos mostram uma situação muito semelhante a minha Camper vermelha. Ela é muito estável em curvas, mas quica demais na vertical. A preta é completamente ao contrário: inclina em curvas, mas é uma maravilha de andar com ela quando a suspensão tem que trabalhar na vertical.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #23
    Pois é,
    Acho que meu engesa pula muito, na época que coloquei o motor a diesel, meu mecânico colocou as molas da F250 6 cilindros ou coisa parecida (disse ele)
    O jipe pula demais..........
    Como uso ele para o dia a dia em sp, as vezes enche o saco........
    Não quero que ele seja um landau, apenas mais confortável.
    Vou ficar ligado nesse tópico............

  • #24
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    gomila, será que no seu caso não pode ser amortecedor inadequado ? Veja os números de força de funcionamento:
    compressão:
    F250 traseiro: 489
    Engesa dianteiro: 620
    Engesa traseiro: 820

    extensão:
    F250 traseiro: 1843
    Engesa dianteiro: 1350
    Engesa traseiro: 2500

    Veja que a força de compressão da F250 é menor que o original, apesar da força extensão estar compatível. Em teoria, o da F250 permite que a suspensão "afunde" mais fácil que os amortecedores originais.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. MOLAS
      Por xande no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 195
      Última resposta: 06/01/2008, 14:45
    2. Respostas: 35
      Última resposta: 08/01/2005, 03:45
    3. Molas Fiat X Molas Band X Sugestões...
      Por GuTo_Cerulli no fórum Jeep Willys
      Respostas: 36
      Última resposta: 12/11/2004, 23:29
    4. DAVID AUGUSTO - Este cara existe?
      Por Cotrim no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/05/2004, 17:19
    5. duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria
      Por Santoro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 08/05/2004, 21:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade