O conjunto que está no meu carro teve que ser substituido... e também uso do 147 assim como já foi dito anteriormente. Conheço outros engesas que tb usam 147...
Comprei hoje um cardã novo em uma loja de peças (ainda não sei de qual viatura é) que encaixa direitinho no setor do opala e do outro lado é só soldar na barra de direção.
Se alguém precisar o cara tem mais dois de resto e custa 90,00 o cardão com 2 cruzetas.
Cometi uma gafe ao dizer que a cruzetinha da direção é do MB 1113 .
Troquei a de cima que é a do FIAT 147 .
A de baixo ( a que fica presa ao setor de direção ), procurei em tudo que foi lugar e não achei nada , ísto é , não existe de nenhum carro com aquelas medidas .
Resultado : padronizei com uma do MB 709 ou 912 , que de um lado é da mesma medida do setor da direção , e a do outro lado , é mais grosso o buraco estriado que é do MB709 , então , fui a um ferro-velho e comprei o ferro estriado que vai para a direção do 709 e vou cortar e emendar no pedaço que ficou com a cruzeta do FIAT147 na direção do ENGESA .
LOGO: AQUELA CONEXÃO FICOU COM A EXTREMIDADE SUPERIOR COM A CRUZETA DO FIAT 147 E A DE BAIXO QUE VAI NO SETOR DA DIREÇÃO , DO MB 709 OU 912 , E PRONTO .
1-cardã aberto
2-cardã fechado
3-estria com encaixe para setor opala
As grandes vantagens que constatei neste cardã:
-ter regulagem entre as cruzetas
-a estria onde acopla no setor é pequena por fora, que não pega no chassis, como no caso do engesa que o setor fica próximo.
O cara ainda tem mais duas ou 3 unidades, quem tiver interesse me avise.
Linda a peça , mas o problema é este , não saber de que carro é , pois na hora da manutenção ta ferrado , não acha pra comprar , como a do ENGESA , ninguem nunca viu uma cruzeta igual a dele , por ísto coloquei a do 709 .