Postado originalmente por
SuelenRodriguez
Boa tarde pessoal,Me chamo Suelen e sempre tive muita vontade de ter um jipe, poderia dizer que sempre foi um sonho, desde novinha...Há muito tempo venho lendo sobre os mesmos e admirando algumas fotos, principalmente aqui no fórum 4x4Brasil...E uma amiga que conheço por volta de 1 ano, comentou comigo na segunda que iria vender 2 carros do pai dela, e para minha surpresa são 2 jipes Engesa...Vou resumir: O pai dela arrematou 2 jipes Engesa militar ano 1988 em um leilão do exército há pouco mais de 1 ano, porém ele faleceu no mês seguinte, e desde então os jipes estão parados. Na verdade ela me disse que ele sequer teve tempo de olhar ou mexer nos jipes, simplesmente comprou, levou de guincho para casa e ali ficou, logo em seguida ele adoeceu e faleceu.A intenção dela é vender os 2 de uma vez, ou a pessoa compra os 2 ou não compra nenhum. Uma pessoa a aconselhou colocar em algum leilão, pois assim seria certo a venda dos dois de uma vez e provavelmente iria receber mais do que o pai havia pago. E é isso que ela vai fazer.Porém ela me disse que se eu realmente quisesse, estaria disposta a me passar os dois pelo mesmo valor que o pai dela pagou na nota... (ela ficou de confirmar o valor)Em relação aos jipes:Motor eu não entendo nada rs, mas vi que tinha 4 canudinhos saindo da tampa, então deve ser um motor de 4 cilindros; (alguém saberia dizer se é gasolina ou álcool?)Quilometragem marcava 43.000 em um e 58.000 em outro; (por outro lado vi que o marcador era apenas para 99.999, logo poderia já ter dado a "volta" completa rs)Lataria muito boa;Pneus muito bons;Painel com todos os instrumentos;Bancos razoáveis;Interior/Chão sem nenhum tipo de ferrugem;Os 2 jipes tem uma pecinha de plastico meio redonda na parte da frente, na grade do meio perto do farol; (seria algo relacionado a guerra?);Os dois jipes tem suporte de galão na parte de trás;1 jipe com pneu estepe atrás;1 jipe com uma barra grossa que fica entre os bancos e um pouco para trás, mas que vai para cima, passando um pouco da estrutura do carro, que eu acredito que seja para colocar algum tipo de arma. Eu particularmente achei muito interessante e legal, mas acredito que não tenha lógica manter a mesma, por exemplo, não daria para colocar uma capota...Agora os problemas:Os 2 jipes estão sem a alavanca de câmbio, apenas com um buraco, na verdade tem 2 buracos, um ao lado do freio de mão, e na mesma reta , outro lá na frente... Isso quer dizer que precisaria no mínimo de uma caixa de transmissão?1 jipe tem um ferro caído na parte de baixo traseira, aparentemente caído do meio do jipe e apontando para trás, não me recordo se no outro também tinha algum ferro caído mas caído meio de lado... Pesquisando aqui no fórum, acho que poderia ser o cardã ou eixo, não sei... Enfim, minha ideia não é ganhar dinheiro com os jipes e sim realizar um grande sonho, minha ideia é ficar para sempre, quem sabe até passar de geração para geração rs...Meu sonho seria realizado com chave de ouro se fosse um jipe
militar, onde acredito que não seja fácil abrir um jornal ou internet e achar com facilidade para venda...
Minhas dúvidas:Quanto seria um valor pagável em cada jipe?Falando muito por alto, quanto eu gastaria nesses itens que mencionei?Eu já poderia partir para um conjunto de cambio/transmissão da Toyota Bandeirante com reduzida e futuramente colocar um motor diesel e aproveitar esse mesmo conjunto? (eu li muito sobre essa adaptação aqui no fórum rs)Alguém teria ideia do consumo desse motor de 4 cilindros?Em relação á colocar um motor a diesel, li muitas pessoas que disseram ser extremamente sofrido, por diversas questões, até mesmo uma pessoa que se voltasse no tempo jamais teria se metido nessa "aventura"... Alguém poderia falar algo sobre isso?
OBS. Nunca fiz trilha, não conheço ninguém que já tenha feito, sequer andei em um jipe, mas chegou a hora de realizar esse sonho! Há muito tempo venho namorando o Engesa, gosto muito do estilo/designe dele, e do nada apareceu essa oportunidade...Minha ideia é colocar pelo menos para rodar, irei focar apenas em um e com o tempo irei fazendo os upgrades necessários para ir ficando com a minha cara...Bem pessoal, seria mais ou menos isso, espero que alguém possa me dar um luz na saga desse sonho! rsObrigada a todos!