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Tópico: Estalo

  • #1
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    Estalo




    Pessoal,
    estou preocupado com um barulho que meu Engesa vem fazendo.
    Domingo fui descer uma rampa de garagem, mas o %$%$# do portão nao abriu!
    Para ele abrir precisei dar ré na rampa, que era um pouco inclinada.
    Ao dar ré, logo que começou a subir de volta, deu um estalo, que nao consegui identificar de onde veio.
    Depois, subindo a mesma rampa, porém de frente, em 1ª marcha deu o mesmo estalo.
    Ontem na minha garagem em casa dando ré para entrar na vaga o mesmo estalo tbém. Mas para entrar na garagem é um pouco inclinado, porém nao tanto quanto a outra rampa, e antes disso nunca tinha dado nenhum estalo.
    O estalo nao ocorre andando com ele, tanto na rua, qto na estrada. Apenas quando força, como nas rampas.
    Pergunto-lhes, será que é o eixo? cambio? cx de transferencia?
    Estou usando o cambio original, Clarck 240V, cx de transferencia da Toyota c/ reduzida, e eixos originais.
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #2
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    Abre seu diferencial e da uma olhada!!!

    O meu fazia estalos, quando forçava, e o meu diferencial traseiro foi pro saco!!
    As vezes folga de cruzeta!!
    Sei lá num custa averiguar!!

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    aposto nos roletes nda cruzeta!

  • #4
    Colega, se eu tivesse que chutar chutaria que o problema é na suspensão. Peça para alguém subir a rampa e fique do lado de fora para identificar se o barulho vem da frente. No meu caso, era terminal, folga na cruzeta e rolamento do munhão. Faz o seguinte: levante seu Engesa com um macaco mesmo. Segure o pneu (como que vai trocá-lo quando fura) , balance-o com as duas mãos e verifique se está firme. Se o danado estiver "com jogo", terá que trocar as peças que disse acima. E quem fizer isto deve aproveitar para ver todas as buchas também.

    O meu "Mula" estava assim e por mil e poucas pilas, entre peças e m.o , o bicho ficou campeão de novo. E uma dica: verifique a suspensão com bastante regularidade, pois, como costumamos botar no danado "pneuzinhos" 33', estas peças que falei vão embora rapidinho.

    Petri

  • #5
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    Mas se o rolamento do munhao está estourado, dá para perceber, por que a roda fica enclinada!!
    E acho dificil que esse barulho seja na frente, pois ele não está subindo a rampa tracionado...
    Ainda aposto no diferencial, e cruzeta!!

    Deita em baixo do carro, segure o cardã traseiro e balance ele para os lados girando-o, veja se existe muita folga, se existir, o problema pode estár ai, se não, precisa de um exame mais detalhado do bixao!!!!

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    Pessoal, to suspeitando das cruzetas e do diferencial.
    ontem fiz o teste novamente na rampa.
    Ele estala uma vez, e continuando a subir a rampa na mesma velocidade ele nao estala mais.
    Acho que se fosse o diferencial o estalo faria mais vezes enquanto estivesse subindo. Ou pode tbém nao ser.
    Nesse fds vou dar uma olhada melhor e ver o que pode ser.
    Tomara que seja somente a cruzeta... pq se for o diferencial... ai meu bolso...
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Angelo!

    Quando o dif. estala e, se trata da planetária, o estalo vem seguido da sensação de que se passou em cima de um cabo de vassoura, sente uma espécie de folga (não o pulo).
    Quando se trata de cruzeta, somente estala e, quando em esforço.
    No seu caso, o esforço ocorre quando na inercia do veículo. Se for rebocar algo, como um carro na subida, os estalos serão contínuos.

    Espero ter ajudado.

    Abraços...

    Kim.

  • #8
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    O meu somente fazia um estalo, e parava, sem sensaçao nenhuma, apenas o barulho, e no final, diferencial trazeiro todo moido, e soh percebemos, quando fomos trocar o oleo, por que senão iria estar rodando até hoje, pq num dava nenhum sintoma de diferencial estourado...

    Mas ainda acho que no seu caso, e torço para que no seu caso seja cruzeta.
    Deite em baixo do carro, e gire o cardã com o cambio engatado, veja se há folga.
    Pois se houver pode ser a cruzeta!!!

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    Acho que o Kim ta no caminho certo!!
    Ontem entrei embaixo do Engesa e nao vi nada de anormal nas cruzetas.
    Analisando melhor pode ser alguma folga na planetaria! Ou rolamentos... mas só abrindo pra ver
    Vou dar uma olhada, antes que o prejuizo seja maior perdendo uma coroa e pinhao...
    Valeu pessoal!
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #10
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    Angelo, ja que ja viu o estado da cruzeta e ela esta boa, abra o seu diferencial, e olhe se os pinos que prendem a satelite ainda estão inteiros, pois no meu, quando havia um estalo, o meu diferencial foi pro saco, pq os pinos tinham estourado, fazendo-o trabalhar com folga, porem, eu perdi tudo, incluindo, coroa pinhao, planetaria e satelite.

    Boa sorte!!

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    Pessoal,
    realmente, la se foram minhas planetarias
    Agora mais $$$ para troca-las!
    Mais uma lição fica, nunca dar ré em rampa
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #12
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    Não acredito que tenha sido o fato de dar ré em rampa o que quebrou seu diferencial, afinal eles foram projetados para suportar bem mais que isso.
    Pode ter sido uma fadiga de material que estava para quebrar e ao forçar acabou indo ou folga excessiva nas planetárias que acabou culminando na quebra.
    Com diferenciais em bom estado e bem regulados pode dar ré em rampa à vontade.

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