x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 53
  • #13
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10



    GODOY

    a troca da caixa de transferencia não afeta em nada , o ROGÉRIO e o SALLES estão com a sugstão do caminho da solução do seu problema , a relação curta demais como o ROGÉRIO falou tende a resfriar mais o motor pq o giro fica mais alto ,MAS O MOTOR NÃO FAZ FORÇA e o contrário , a relação longa demais o motor faz muito mais força para empurrar o carro daí pode esquentar com o pé mais fundo , mas se passar de 80km/h e esquentar , esta não é uma velocidade que faria este motor esquentar não importando a relação que ele esteja , vejo que o problema esta no sistema de refrigeração como o ROGÉRIO frisou , vai por aí primeiro , não vejo mescessidade de vc abrir o diferencial para contar a relação , o melhor seria vc colocar/instalar um conta giro , daí fica muito mais fácil se ele esta queimando giro ou com giro baixo demais .

    O EDU VELO tem este motor no ENGESA dele e viaja kms a fio numa velocidade de 110/120km/h e nunca teve problema de aquecimento deste motor .

  • #14
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    67
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    O EDU VELO tem este motor no ENGESA dele e viaja kms a fio numa velocidade de 110/120km/h e nunca teve problema de aquecimento deste motor .
    Doc , lembrando que o Q20B da Jabiraca é maçarico né ... , mas não esquenta mesmo , relação longa 3,07 , não consegue atingir giro maximo em 5a ... o Q20B turbo de um amigo meu que tinha relação curta , tinha que pisar total e manter pisado acelerador pra chegar a 100 km/h pra acompanhar a gente , o giro ficava acima de 3000 rpm e aquecia , pelo que o Rogerio falou esse motor devia ter problema no radiador e não por ter relação curta e passar do giro máximo como eu imaginava ... acho que seria como andar em 4a com relação longa ...
    O radiador que uso é o original no tamanho , mas tem uma carreira a mais na colméia , no termometro digital chegou no maximo a 78ºC num dia bem quente mantendo 115 km/h constante por um longo período na Castelo Branco , rodando por aqui na cidade é 64ºC maximo e só chega a 70ºC se ficar muito tempo no transito ... já tive que trocar a bomba dágua e a termostática , o filtro de ar tb tinha um problema cronico na passagem de ar da saída pra admissão , tinha um estrangulamento nessa passagem pq o antigo dono fez uma adaptação mal feita na saída do filtro , e demorou pra descobrir isso ... rsrs

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #15
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    Q20B costuma trabalhar é frio, não tem la muito sintoma de motor, mais sim de falta de capacidade de resfriamento, então o radiador não da conta, ai vem os motivos, que ao meu ver são 2, ou o radiador não resfria(entupimento, obstruido a passagem de ar) ou vc alongou a relação e ai o motor passa a fazer muito mais força e por isso esquenta, não sou engeseiro, mais minha vivencia é com picapes GM que em sua maioria usam Q20B ou maxion e normalmente é por ai, então vale a experiencia do pessoal pra dizer se com pneu 35 a relação que vc esta não é muito longa, uma pergunta se apertar ele em 5, o jeep consegue chegar no giro maximo do motor?
    Olá Salles, o giro máximo do motor chega a aproximadamente 3.400 giros, em quinta marcha afundando o pé para chegar a 100 KM com muito sacrifício o giro fica em 3000. Abç
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #16
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Doc , lembrando que o Q20B da Jabiraca é maçarico né ... , mas não esquenta mesmo , relação longa 3,07 , não consegue atingir giro maximo em 5a ... o Q20B turbo de um amigo meu que tinha relação curta , tinha que pisar total e manter pisado acelerador pra chegar a 100 km/h pra acompanhar a gente , o giro ficava acima de 3000 rpm e aquecia , pelo que o Rogerio falou esse motor devia ter problema no radiador e não por ter relação curta e passar do giro máximo como eu imaginava ... acho que seria como andar em 4a com relação longa ...
    O radiador que uso é o original no tamanho , mas tem uma carreira a mais na colméia , no termometro digital chegou no maximo a 78ºC num dia bem quente mantendo 115 km/h constante por um longo período na Castelo Branco , rodando por aqui na cidade é 64ºC maximo e só chega a 70ºC se ficar muito tempo no transito ... já tive que trocar a bomba dágua e a termostática , o filtro de ar tb tinha um problema cronico na passagem de ar da saída pra admissão , tinha um estrangulamento nessa passagem pq o antigo dono fez uma adaptação mal feita na saída do filtro , e demorou pra descobrir isso ... rsrs

    abs ...
    Eduardo, pelo seu relato o meu caso está muito parecido com o caso de seu amigo, para chegar e manter a 100 km tenho que manter o pé no fundo ficando um giro por volta de 3000.
    Meu radiador e o modelo original modificado com mais colmeias o qual já foi revisado. Um amigo sugeriu eu adaptar um condutor de ar para talvez melhorar o problema de refrigeração, estou em busca de um modelo para adaptar.
    Observo que quando ligo o ar condicionado a temperatura sobe mais rápida acima de 80km, quando retomo abaixo de 80km ela se mantém tendendo a diminuir.
    Outra coisa interessante de seu relato foi a questão da passagem de ar, o meu tem um Snorkel o qual adaptei uma mangueira de borracha de 4" para agüentar os trancos das trilhas mais pesadas uma vez que o de fibra foi pro espaço na primeira brincadeira, neste Snorkel, para conexão ao filtro foi feito uma caixa de passagem de ar a qual quem sabe pode estar estrangulando e contribuindo para o problema, vou desconecta-la e andar para ver se haverá alguma alteração, o problema está sendo tempo para colocar a criança na estrada e testar, mais vou testar na primeira oportunidade. Abç
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #17
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    45
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0
    Meu amigo, você esta com a relação muito reduzida e trabalhando além do limite de giro deste motor... Isso faz ele esquentar, assim como trabalhar com ele com baixo giro e forçando.
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #18
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    67
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    João e Godoy , o Rogério comentou que relação reduzida não deixa aquecer , eu tb achava que qqer relação rodando acima do giro normal gerava aquecimento , minha experiência é com relação longa , pra atingir rotação acima do normal teria que abrir a BI e folgar totalmente o acelerador ...

    Pra rodar com 35" na mesma velocidade que 33" vai andar com menos giro , mas vai exigir mais torque e potência do motor , a velocidade tem que ser pelo GPS ou alterar no cardam da saída do cambio ... se a vtr é mais pra passear que fazer trilha , voltaria para 33" e tentaria colocar uma relação mais longa ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #19
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,856
    Agradecimentos: 38
    bom 2 problemas vc tem com certeza o primeiro é se seu conta giros ta certo, sua bomba ta aberta demais, pois o corte teria de ser nos 3 mil rpm cegando ao maximo de 3200, o que não pode segurar por tempo prolongado que vai esquentar mesmo, pois vc ta fazendo o motor girar alem do limite, e pela deficiencia de lubrificação por andar alem do que foi projetado esquenta mesmo, então fazer corte de bomba a 3 mil rpm é IMPORTANTISSIMO pra vc ter motor pra muito tempo.
    segundo a relação ta curta mesmo, ai vc tem de ver o seu uso no off road, pois se alongar pra ficar melhor nos deslocamentos pode ficar ruim em trilha, mais ai vc tera de decidir o que é mais importante pra vc, se rodar com um giro menor em estrada, porem na trilha ter de cambiar mais ou deixar como esta e aliviar o pé na estrada, de qualquer forma coloca uma Helice de 6 pas do maxion que é baratinha e da uma melhorada na refrigeração, e limita essa bomba urgente!!

  • #20
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Boa noite João, a relação não sei qual é a utilizada, creio q seja um descuido de minha parte desconhece-la, porém quando adquiri este Engesa o mesmo estava equipado com pneus 33 e não me dava este sintoma, porém de 1 ano para cá veio a aparecer com os mesmos 33. Hoje está equipado com 35MUD e o sintoma de aquecimento está da mesma forma ou seja acima de 80km acontece de subir a temperatura
    .

    É complicado dar um diagnóstico a distancia mas esse trecho do relato do Godoy deixa bem claro que o problema apareceu( não existia) com pneu 33 e mesmo depois com 35 permaneceu.
    Isso já derruba a questão da relação curta. Eu já usei relação neste motor desde 4.05 a 3,30 e nunca tive problema com aquecimento nem quando aspirado e nem turbinado.
    Ou seja, mesmo alongando a relação com pneu 35 o problema persiste.

    João, mesmo que se use uma relação curta o motor não pode ultrapassar a rotação máxima que é limitada por regulagem na bomba injetora e mesmo nesse caso, o sistema de arrefecimento tem que dar conta. A não ser se estiver sob forte carga.

    Observo que quando ligo o ar condicionado a temperatura sobe mais rápida acima de 80km, quando retomo abaixo de 80km ela se mantém tendendo a diminuir
    Acima de 80Km já se nota o aumento temperatura, o que não acontecia antes.
    Então podemos ter duas condições:

    1- O motor está produzindo a mesma quantidade de calor que não está sendo dissipado pelo sistema quando em rotações mais altas.

    Causas:

    A- Radiador obstruído- Já foi revisado
    B- Polias, correias e bomba d'água desgastados- ?
    C- Termostática- revisada
    D- Depósitos obstruindo as galerias internas do bloco- ?
    F- Mangueiras deterioradas-?
    G- Pouco liquido de arrefecimento

    GODOY, você checou as polias, correias, hélice e bomba d'água?
    Você usa aditivo regularmente?

    2-Motor produz mais calor que o normal:

    1- Motor taxado( cabeçote ou bloco faceado)
    2- Motor fora de ponto- Foi feito algum trabalho na bomba?
    3- Sobrecarga
    4- Problema mecânico: pistão trabalhando forçado, depósitos na cabeça do pistão, etc...

    O ponto é que o problema não existia com a mesma relação que está agora e com o mesmo radiador. Mesmo depois de passar pro pneu 35 a problema continua...

    Só a título de comparação,tenho Q20B turbinado na F75 com radiador original do motor 4cc a álcool, pneu 285x75x16 e relação 3.30. Quando aspirado fiz algumas viajens entre 300 e 900Km e uso diário desde 2006 e NUNCA aqueceu além do normal mantendo velocidades entre 95 e 105KM no GPS. Depois de turbinado a mesma coisa, fica sempre dentro do normal mas percebi que em subidas longas tende a aumentar bem mas nada que leve a ferver. Hoje fiz um deslocamento de 160Km e lembrei do caso do nosso amigo e mantive a velocidade de 100Km/h por mais de 30Km,no plano, e nada de aquecer...

    Vamos opinando...

  • #21
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    bom 2 problemas vc tem com certeza o primeiro é se seu conta giros ta certo, sua bomba ta aberta demais, pois o corte teria de ser nos 3 mil rpm cegando ao maximo de 3200, o que não pode segurar por tempo prolongado que vai esquentar mesmo, pois vc ta fazendo o motor girar alem do limite, e pela deficiencia de lubrificação por andar alem do que foi projetado esquenta mesmo, então fazer corte de bomba a 3 mil rpm é IMPORTANTISSIMO pra vc ter motor pra muito tempo.
    segundo a relação ta curta mesmo, ai vc tem de ver o seu uso no off road, pois se alongar pra ficar melhor nos deslocamentos pode ficar ruim em trilha, mais ai vc tera de decidir o que é mais importante pra vc, se rodar com um giro menor em estrada, porem na trilha ter de cambiar mais ou deixar como esta e aliviar o pé na estrada, de qualquer forma coloca uma Helice de 6 pas do maxion que é baratinha e da uma melhorada na refrigeração, e limita essa bomba urgente!!
    Salles, quanto ao conta giros nunca aferi, acredito que em função de como o giro do motor fica em lenta entre 900 e 1000 giros da a acreditar que o mesmo está OK.
    Quanto a relação tudo leva a crer como os companheiros já deduziram pelos relatos que minha relação está curta mesmo, o ideal seria não altera-la e torcer que o problema seja outro, pois curta como esta me atende 100% nas trilha e 70% nas estradas, porém se depois de todas as dicas dos companheiros não tiver jeito, optarei em alongar e torcer que a força do q20b aliado a reduzido da Band não me deixe muito a desejar nas trilhas. Abç
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #22
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    .

    É complicado dar um diagnóstico a distancia mas esse trecho do relato do Godoy deixa bem claro que o problema apareceu( não existia) com pneu 33 e mesmo depois com 35 permaneceu.
    Isso já derruba a questão da relação curta. Eu já usei relação neste motor desde 4.05 a 3,30 e nunca tive problema com aquecimento nem quando aspirado e nem turbinado.
    Ou seja, mesmo alongando a relação com pneu 35 o problema persiste.

    João, mesmo que se use uma relação curta o motor não pode ultrapassar a rotação máxima que é limitada por regulagem na bomba injetora e mesmo nesse caso, o sistema de arrefecimento tem que dar conta. A não ser se estiver sob forte carga.



    Acima de 80Km já se nota o aumento temperatura, o que não acontecia antes.
    Então podemos ter duas condições:

    1- O motor está produzindo a mesma quantidade de calor que não está sendo dissipado pelo sistema quando em rotações mais altas.

    Causas:

    A- Radiador obstruído- Já foi revisado
    B- Polias, correias e bomba d'água desgastados- ?
    C- Termostática- revisada
    D- Depósitos obstruindo as galerias internas do bloco- ?
    F- Mangueiras deterioradas-?
    G- Pouco liquido de arrefecimento

    GODOY, você checou as polias, correias, hélice e bomba d'água?
    Você usa aditivo regularmente?

    2-Motor produz mais calor que o normal:

    1- Motor taxado( cabeçote ou bloco faceado)
    2- Motor fora de ponto- Foi feito algum trabalho na bomba?
    3- Sobrecarga
    4- Problema mecânico: pistão trabalhando forçado, depósitos na cabeça do pistão, etc...

    O ponto é que o problema não existia com a mesma relação que está agora e com o mesmo radiador. Mesmo depois de passar pro pneu 35 a problema continua...

    Só a título de comparação,tenho Q20B turbinado na F75 com radiador original do motor 4cc a álcool, pneu 285x75x16 e relação 3.30. Quando aspirado fiz algumas viajens entre 300 e 900Km e uso diário desde 2006 e NUNCA aqueceu além do normal mantendo velocidades entre 95 e 105KM no GPS. Depois de turbinado a mesma coisa, fica sempre dentro do normal mas percebi que em subidas longas tende a aumentar bem mas nada que leve a ferver. Hoje fiz um deslocamento de 160Km e lembrei do caso do nosso amigo e mantive a velocidade de 100Km/h por mais de 30Km,no plano, e nada de aquecer...

    Vamos opinando...
    Rogerio, fiquei impressionado com as possibilidade apontadas, onde algumas coisas já foram verificadas e as que ainda não, vou informar ao meu mecânico para verificar, por hora agradeço muito sua atenção ao problema como também aos demais companheiros, espero que depois de todas estas dicas consiga definir o problema e passar uma boa notícia de solução a vcs. Abraços
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #23
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Seu conta-giros está marcando de 30 a 40% a mais. A marcha lenta é em torno de 600 RPM.

    Citação Postado originalmente por Godoy63 Ver Post
    Salles, quanto ao conta giros nunca aferi, acredito que em função de como o giro do motor fica em lenta entre 900 e 1000 giros da a acreditar que o mesmo está OK.

  • #24
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,856
    Agradecimentos: 38
    não valter marcha lenta do Q20B turbo em torno de 850 rpm, senão fica soqueando que só, eu uso mais alto mais ai é gosto pessoal...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor Q20B no Engesa
      Por Bill Azevedo no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 19
      Última resposta: 04/07/2020, 00:32
    2. Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo!
      Por julhos no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 30
      Última resposta: 07/05/2010, 19:07
    3. Engesa F2 87 - Q20B / Clark
      Por R-Mendes no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/03/2009, 09:09
    4. Engesa - Q20B - Embreagem
      Por TcheRenato no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/05/2007, 21:20
    5. Compro Motor Q20B p/ ENGESA
      Por CAVESO no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/11/2005, 23:37

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade